Um ladrão e um mentiroso

- Então, qual é o plano? - Perguntou Gandalf, esvaziando seu cachimbo recém-fumado num cinzeiro de pedra.

- Vamos atacar a Montanha Solitária, matar o dragão e recuperar o tesouro roubado dos anões! - Foi a pronta resposta de Thorin Escudo de Carvalho, os olhos brilhando à luz da lareira do salão de reuniões.

- Um ataque frontal... contra Smaug? - Gandalf franziu a testa. Os demais anões que participavam do encontro voltaram-se para seu líder, aguardando detalhes sobre aquela missão que todos - à exceção do próprio Thorin - reputavam como suicida.

- Estou tendo uma certa dificuldade em reunir tropas... - reconheceu Thorin. - E até por isso, estou aberto à sugestões.

- Bom saber - Gandalf recostou-se em sua cadeira, olhando brevemente para as traves de madeira escurecidas do teto. Depois, voltou-se para Thorin.

- Eu gostaria de propor um método alternativo para chegar ao tesouro: usamos os serviços de um ladrão.

- Um... ladrão? - Thorin estava genuinamente surpreso.

- Simples - explicou o mago. - O ladrão entra por alguma das passagens secretas e distrai a atenção de Smaug, enquanto vocês abrem um buraco sob a câmara do tesouro.

Os anões ficaram em silêncio, ruminando a ideia. Finalmente, Thorin balançou a cabeça em concordância.

- Ou seja, cavamos um túnel para escoar o tesouro, e quando faltar apenas abrir o trecho final, o ladrão chama a atenção para si e faz com que Smaug vá atrás dele. Aí, esvaziamos a câmara! Excelente ideia!

- Parabéns, Gandalf - comentou Balin, que estava sentado ao lado de Thorin.

- Não foi nada - minimizou o mago.

- Mas onde vamos encontrar um ladrão capaz de distrair a atenção de Smaug por tempo suficiente para que possamos terminar o túnel? - Ponderou Balin.

Gandalf começou a encher novamente o seu cachimbo com fumo picado.

- Não se preocupem... sei exatamente onde encontrar um ladrão excelente.

Acendeu o fornilho e lançou um olhar matreiro para os anões:

- E não estranhem se ele parecer apenas um dono de armazém... o sujeito é um tremendo mentiroso!

Deu uma baforada, antes de concluir:

- Exatamente o que precisamos para enrolar Smaug...

- [11-03-2018]