Honestidade e Justiça

Do lado de cá a Honestidade contemplava a Política no outro lado e pensava:

— Se eu estivesse lá às coisas seriam diferentes, as coisas seriam mais coerentes e haveria menos sofrimento entre as pessoas.

Nesse momento a Justiça se aproximou e após cumprimentar a outra perguntou:

— O que há do outro lado que te aborrece tanto minha querida?

— É a Política – respondeu ela – ela afastou-se do nosso convívio e não ouve mais nossos conselhos.

— Eu gostaria de ir até lá, eu sei que ela não é insensata assim, talvez a paixão dela pelo Poder a fizesse esquecer-se de nós.

A Justiça interrompeu a amiga dizendo: — Ouça minha amiga, eu tive a mesma preocupação que você está tendo agora. Falei com a Esperança e ela me levou para o outro lado em suas asas, mas foi chegar lá e ser presa pelo Poder. — Fiquei trancada em um calabouço escuro de onde só me deixavam sair quando precisavam de mim dizendo que eu lhes pertencia e existia apenas para servi-los.

—Quem diria! – exclamou a Honestidade – Ela passou para o lado dele. Justo ela, que nasceu e foi criada pelos sábios da Grécia antiga para ser a nossa mais legitima intermediária junto ao poder e coibir-lhe os exageros. — Lamentável!

— Não vá lá – falou a Justiça – se comigo fizeram o que fizeram eu imagino o que farão com você. — Eu trato a todos sem emoções e com imparcialidade, enquanto você vê as pessoas como Narciso olha para um espelho, sempre enxergando o que é bonito e amenizando as imperfeições. — Desculpe a franqueza, mas você e a Fé são duas ingênuas.

— Está bem minha amiga – falou a Honestidade – eu acredito em você, embora me custe muito aceitar tudo isso. —Tenho que ir agora até mais.

A Honestidade despediu-se e seguiu adiante pensando: — Estou achando a justiça diferente, ela vivia de birra com jornalistas e escritores por causa do uso de figuras de linguagem que ela dizia dar margens á interpretação errada e sempre empregou as palavras exatas para dizer apenas o que ela queria dizer. — Agora está fazendo comparações e pedindo para desculpar a franqueza que é uma das suas qualidades mais notáveis. — Esta minha amiga não é mais a mesma, até me chamou de ingênua e falou da Fé que não estava presente na conversa.

zedebri
Enviado por zedebri em 22/07/2018
Reeditado em 27/07/2018
Código do texto: T6396993
Classificação de conteúdo: seguro