Enquanto todos dormiam!

Era em meio à noite estrelada repleta de amor e coberta por sonhos que deitava em meio à grama tão verde e macia, sentindo o doce aroma que existia apenas no meu lugar, na minha terra. E junto com as lembranças que iam e vinham de tempos ultrapassados, doces memórias que surgiam com a brisa leve que tocava minha pele, tempos que não voltam ou que ainda nem chegaram. Sinto o orgulho maior e mais bonito que uma pessoa já pode sentir pelo lugar em que vive.

Era um lugar mágico, e eu nem sabia disso. Era possível sentir a magia no cheiro de arroz cortado, no barulho da água correndo, límpida e rápida seguindo seu rumo já traçado há tanto tempo.

Eu já não tinha noção de quanto tempo e não sei se era o efeito que tal lugar me trazia ou se era o sonho mais real que pudera ter, mas sei que quando estava ali naquele pedacinho de chão, não queria estar em mais nenhum outro lugar. Queria estar ali, naquela terra, a terra em que as pessoas não sentem medo do trabalho, que enfrentam o que tiverem de enfrentar com a cabeça erguida e o punho forte. Um povo humilde, simples, mas um povo que não desiste, um povo mais forte do que se pode imaginar. Se me perguntares de onde vem essa força respondo de olhos fechados; da união, do companheirismo e da amizade.

Já vi caírem, mas muito além disso, vi se reerguerem com a força e união de verdadeiros irmãos. As pessoas de fora da nossa terra, talvez nunca compreendam o sentimento que nos mantém unidos, mas eu que faço parte de tudo isso entendo, mais do que isso, eu sinto.

Sinto a conexão nos olhares, a força nas mãos, mãos muitas vezes calejadas do trabalho, trabalho pesado, da enxada que tiram o seu sustento. A verdade deste amor está nos sorrisos e as histórias por trás de cada fenda e cicatriz. Quem vive aqui é capaz de sentir e ver tudo isso numa fração de segundos, é a ligação que existe entre o lugar e as pessoas do nosso lugar. É a entrega do corpo e da alma que nos mantém de mãos dadas. É isso que faz você reconhecer quando o lugar lhe pertence ou quando você pertence a esse lugar.

Viviani Borghezan
Enviado por Viviani Borghezan em 13/08/2018
Código do texto: T6417874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.