Luz e sombra na caverna de Adulão

Não é assim,digamos,natural...verossímil...Não é?O que lhe parece?Pode ser,ou não...dizia eu,então.Acontece,continuou,que muito do vemos e que sabemos ser real,muitas vezes nos convence menos e por isso nos inquieta até mais do que aquilo que sabemos ser obra de ficção...Não é?Às vezes,objetei,porque tendemos a acreditar tanto mais naquilo que projetamos e desejamos,muito embora saibamos não ser o que chamamos de realidade e/ou verdade.Isso,era disso que lhe falava.Algum tipo de válvula de escape,continuou.Veja por exemplo a ciência óptica...O que vemos,ou imaginamos ver não é senão luz refletida!Sim,concordei,e quando não existe luz perdemos a capacidade que pretendíamos ter apenas com os nossos olhos.Os olhos só servem se existe luz a lhes iluminar.Existe a luz natural,do sol e a artificial,criada pelo homem...dizia eu.E mais nenhuma?me interpelou sua fala.Existe mais uma,a mais precisa e maravilhosa de todas,disse-lhe sorrindo levemente.Então,me diga qual é essa luz tão maravilhosa? A luz que ilumina nossa alma,dizia eu.Ela não pode ser vista a olho nu mas ilumina o caminhar daqueles que a conservam e trazem dentro de si.Não são todos que a possuem?me diga.Nem todos,dizia eu,alguns tem a alma na mais completa treva...por isso que nem a luz do sol ou uma lâmpada qualquer será suficiente para esclarecer uma alma na escuridão.Um dia não existira mais sol...e nem luzes artificiais.Só a LUZ ETERNA nos poderá valer,conclui.