O OITAVO SELO

O OITAVO SELO

JOGANDO PORRINHA COM A MORTE

- Eis cá eu com meu fim. Nunca inesperado, sempre impressentido. Quem sou mais que alguém para não ser essa corda esticada entre um abismo, sem liga de fato entre um e outro. Lona.

- És humano, não mais que isso, sabe de sua finitude e jamais pode me predicar impressentir sendo tão incauto quanto é. Aposta em lona segurando um palitinho na mão, ó criatura.

- Perdão pela imprudência. Me comove estar defronte de minha morte. Não espere que eu ainda conserve o gosto por contar. São poucas as coisas que quero contar, tantas seriam caso não me envergonhasse de muitas delas. 3.

- Não preciso que conte nada do que imagina precisar, apenas os palitinhos. De resto, estive com você sua vida inteira, a cada momento, dos mais sórdidos aos mais sacros. Não sou juiz de nenhum deles. Meu fim é esse que conhece, findar essa etapa de sua jornada, e talvez iniciar outra. Não conheço nada além do limiar em que transito. 2.

- Entendo. É um fardo, mesmo para um ente como tu, apagar a centelha das crias do mundo. São tantas...1

- Por isso troquei o xadrez pela purrinha. Tem tornado mais ágil o processo. Principalmente com pessoas como tu que são uma negação nisso. Lona.

- É...parece que foi. Perco com a magnanimidade de alguém que perdeu em um jogo de buteco. Creio que fiz tudo o que pude em vida para chegar até aqui, exceto, talvez, ser um pouco melhor em contar. Sigamos, esperado amigo, adelante com meu sono solene. Que em meu epitáfio haja a gravura de dois palitos, que é tudo que sobrei em mãos. O resto deixei para a terra profanar.

- Já era hora. Me acompanhe, alma perdida, para seu devido descanso. Algum último pedido?

- Uma melhor de 3?

---------------------------------------------------------------------------------

Paródia do filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman, no qual uma das cenas icônicas é um jogo de Xadrez entre a Morte e o cavaleiro protagonista.

David Leite
Enviado por David Leite em 06/11/2018
Código do texto: T6495638
Classificação de conteúdo: seguro