Falcão peregrino

Daqui deste banco de madeira, posso contemplar este lugar coberto por gramíneas verdejantes e macias, que acariciam os meus pés. Ao longe, ouço uma cascata derramando calmamente as suas águas cristalinas e límpidas, formando um pequeno remanso. Pássaros de variadas cores compõe o cenário… os sons que saem das suas seriges, inundam o ambiente com melodias agradáveis. Tento reconhecer alguns , mas desisto… são muitos! formando uma algazarra generalizada. Reflito sobre Deus na sua plenitude, criou tudo isso em tão poucos dias e com tanta perfeição! Não vejo um detalhe imperfeito... Parece um quadro pintado por um artista renomado, no seu ápice absoluto. Observo os animais em busca de alimento e água, outros de abrigo. São lebres coelhos, esquilos e alguns saguis, todos convivendo em total harmonia. É um pequeno refúgio tudo é perfeito!

A paz que existe aqui é indescritível! Todos parecem reverenciar o criador por toda esta harmonia.

Tudo parece tranquilo até que somos arrancados daquele estado de puro êxtase, por um barulho agudo vindo de uma árvore próxima.

Imediatamente todos os pássaros voaram de uma só vez, causando um barulho ensurdecedor.

Os animais fizeram os seus barulhos estranhos e esconderam-se amedrontados.

Um pouco amedrontada olho em volta na direção da árvore, e nada vejo apenas sinto que estou a ser observada.

Levanto-me lentamente, sinto um arrepio percorrer o meu corpo avisando-me de possível perigo.

Sem me dar tempo de defesa, um falcão-peregrino fez um voo rasante sobre a minha cabeça.

Quase pude toca-lo mas ele subiu tão rápido como um raio, pude sentir o seu cheiro forte entrando por minhas narinas.

Após feito isso assentou novamente na árvore, desta vez podia vê-lo observando-me muito atento.

Era um lindo pássaro a sua cor predominante um castanho escuro, com pequenas manchas em tons mais claro,o branco completava a sua beleza.

Ficou a espreitar-me por alguns minutos.

A minha presença parecia ameaça-lo...fez novamente aquele barulho alto, abriu a asas e voou na minha direção com jeito ameaçador fazendo novo rasante.

Este assustou-me deveras! Fui ao chão para evitar as suas garras, ainda no chão tentando avista-lo, notei algo a movimentar-se no galho de onde voara, era o ninho com os filhotes. Entendi o motivo de tanta braveza, estava a defender os seus filhos com garras fortes e afiadas. Comecei a observar o seu voo livre no céu, ele subia… Subia… Parecia Procurar algo valioso. Já estava quase invisível, quando pude ver outra ave semelhante voando ao seu encontro, presumi ser sua amada. Era nítida a sintonia entre eles voando um do lado do outro, ela começa a fazer círculos em volta com graça, como se estivesse a reverencia-lo. Eu olhava encantada aquela cena, enquanto ambos desciam cheios de graça. Chegando a árvore, ela foi diretamente ao ninho e remexeu todo, para deixa-lo o mais fofinho possível. Os seus filhotes se sacudiam para chamar a sua atenção, aconchegaram em baixo das asas da mãe para ficarem o mais confortável possível. O falcão observava tudo de outro galho próximo. Fiquei encantada com tamanho cuidado daquela mãe, em seguida o macho levantou novo voo e desapareceu no horizonte. A fêmea ajeitou-se de forma cuidadosa no ninho parecia ter medo de ferir os filhos, percebia a fragilidade dos seus rebentos. Fiquei impressionada com a sua sabedoria e cuidado. Pensei como é triste constatar, que muitas mães não são tão sábias e cuidadosas com os seus filhos. Observando o comportamento daquela (mãe) falcão… Compreendi exatamente a diferença entre algumas mães. Aquela mãe (falcão) é guiada por puro instinto…

Deus em sua sabedoria e bondade colocou em cada coração feminino o instinto materno. Sim o amor de mãe é o maior AMOR do mundo!...

Pérola Guimarães
Enviado por Pérola Guimarães em 30/01/2019
Reeditado em 25/02/2019
Código do texto: T6563242
Classificação de conteúdo: seguro