Lênin e a filosofia

Hoje fez uma linda manhã de sol. Durante mais de uma hora contei uma estória para o meu netinho Lênin. De forma bem humorada e adaptada narrei para ele o mito da caverna de Platão. Ele disse que entendeu tudo, e é verdade porque em certo momento, quando tive dificuldade em continuar contando a estória, ele deu uma ideia que encaixou perfeitamente. A narrativa se deu a partir da proposta de que um homem nunca está sozinho enquanto tiver ideias. De que as ideias são mais fortes do que as espadas. Por que as espadas são ferros que enferrujam e apodrecem e as ideias não, estas duram para sempre.

Através da narrativa aprendemos juntos que existem filósofos e que estes são as pessoas que mesmo com riscos e ameaças descem ate a caverna escura para conversar com seus amigos. Ao invés de fogueira na porta da caverna, eu disse a ele que ali viviam os tigres-dragões, guardiães da eterna e obscura ignorância, a mesma que não deixava o filósofo entrar na caverna e nem os escravos saírem dela.

Um menino de 12 anos fica sabendo que atrás de uma montanha, perto da floresta sombria, havia uma caverna onde pessoas viviam presas desde pequenininhas.

Então, Lênin me pergunta: “E porque elas não saem, vovô?” “Por que os tigres-dragões eram feras enormes e viviam na porta da caverna para impedir qualquer um de entrar ou sair. Toda vez que alguém chega perto o tigre-dragão chefe fala e ruge com sua voz alta e grossa: “Aqui ninguém vai entrar.”

Contudo, comento, foi mais fácil para o filósofo da estória dialogar com esses tigres do que com os escravos que não tardaram em atirar pedras nele.

Lênin: o que é um filósofo vovô? (aporia outra vez).

Eu: é alguém que nunca deixa de achar que o mundo é um lugar cheio de mistérios, e ele sempre se pergunta sobre o que é isso o que é aquilo...Enquanto o médico só sabe operar a barriga, o padeiro só sabe fazer pão, o advogado só entende de leis e o pedreiro só faz casas, o engenheiro apenas pontes, o filósofo se pergunta sobre todas as coisas e tudo quer saber...Continuo:

Quando o filósofo se aproxima da porta da caverna o tigre diz: “cadê a sua espada?” “Eu não trago espada, trago ideias.” Diz o filósofo. “Pois, então eu vou te mastigar feito um coelhinho.” Diz o tigre.

Filósofo: - vou te fazer uma pergunta.

Tigre: - faça logo, seu tempo está acabando.

Filósofo: - porque você está aqui?

Tigre: - Por que aqui sempre tem comida. Tanto de quem entra quanto de quem sai. E se não sai, eu entro e pego.

Filósofo: - mas são pessoas...

Tigre: e daí, a carne é ainda mais saborosa e macia. Eu não os mato por que os odeio, mas porque tenho fome. Nisto não pode haver maldade. . .

O filósofo pensou: há certa verdade nisso. Então disse:

Filósofo: você é um tigre, eu sou um homem. Tigres comem homens, homens não se alimentam de homens, antes, os ajuda. Eu vim aqui para ajudar aquelas pessoas que estão lá na escuridão há muitos anos.

Tigre: você terá que passar por mim.

Dito isso, deu alguns passos na direção do filósofo. Este não se assustou e nem se mexeu.

Tigre: vejo que você não tem medo de mim.

Filósofo: meu propósito cura-me do medo.

Tigre: e o meu enche-me a pança.

Filósofo: tua pança e tua ignorância é o que te escraviza, é o que te torna fera e te impede de ser outra coisa que não fera. Mesmo que você fosse um homem, ainda assim, por tua ignorância e tua pança, continuarias sendo uma fera. Levanta-te animal e, se fores capaz, torna-te outra coisa que não mero soldado daqueles que te escravizam para através de ti outros também escravizar.

Ao ouvir estas palavras, o tigre sentiu um estalo em seu coração e sentiu também que alguma coisa estava acontecendo com ele. De repente não via mais aquele animal como uma presa. Entendeu que ele era algo mais e que não podia mais tratá-lo como caça. A convicção daquele homem tinha feito dele um pouco menos fera. Então disse:

Tigre: passe.

As outras feras rugiram...

Tigre: deixem que passem. Rugiu o tigre.

Todos abaixaram a cabeça e sentaram.

Então, o filósofo e o menino passaram...

Depois de conversar com os tigres-dragões e convencê-los com argumentos a deixá-los passar e seu amiguinho entram na caverna. O filósofo pensou: “O pior está por vir...”, mas nada disse ao seu amigo para não assustá-lo. Como eu não tinha colocado fogueira na entrada, fiquei sem saber o que dizer quanto ao que os escravos estavam fazendo lá dentro. Faço uma pausa e ponho-me a pensar. Então Lênin pergunta: “Eles estavam vendo televisão?” Então eu digo: “isso!” Na caverna, os escravos viviam assistindo televisão, e quando o filósofo pede a eles que o acompanhem para fora da caverna para ver o sol e o mundo de verdade, alguém o manda embora e afirma com toda a certeza que o mundo verdadeiro estava dentro daquela caixinha. Em seguida, atira uma, duas, três pedras em sua cabeça, coisa que nem os tigres-dragões haviam feito. Uma criança, filho do homem que atirara as pedras pede ao pai que saia e o leve para que ele possa ver o mundo lá fora. Neste momento, eu mesmo fiquei sem saber o que falar. Então o Lênin me diz: vovô, leva a televisão lá para fora. Eu respondi: “isso não mudaria muito as coisas”. Em seguida, fiz um silêncio e pensei: “claro que mudaria, é uma estratégia. O importante é que com ou sem televisão eles saiam . A aposta é que de algum modo eles estarão mais perto de ver o mundo de verdade”. Depois de muito insistir o pai, contrariado, atende. Saem os quatro; o pai e seu filho, o filósofo e o outro menino que o acompanhava desde a cidade. Outras pessoas vão atrás deles. Quando estão fora, de repente um passarinho cruza o céu, pousa numa árvore e começa a cantar. Alguém diz: “fugiu da televisão!” O menino que acompanhava o filósofo diz: “não, é o mundo de verdade.” Neste momento há um silêncio, e uma profunda transformação. E quando os homens se dão conta de que existe um mundo que não é apenas imagem produzida e imposta para que eles fiquem no fundo da caverna, quebram a televisão. Na sequência, todos as pessoas que viviam desde sempre na caverna começam a espalhar-se em direção a vários lugares do mundo. O filósofo volta para a cidade com seu amigo menino.

FIM

Lênin: e depois vovô?

O diálogo final se dá assim: “por que você foi me pedir ajuda menino?” Pergunta o filósofo. Menino: “Eu não podia simplesmente ignorar que aquelas pessoas estavam lá”. “Por que não?” O menino responde: “Porque o homem existe para ver o mundo, viver o mundo, conhecer o mundo, para brincar de fazer perguntas e criar as suas próprias respostas. Por isso, desde que descobri que no mundo ainda existiam pessoas iludidas e impedidas de ver o mundo e a verdade livremente não consigo mais viver a minha liberdade plenamente. O filósofo se espantou e pensou: “Bem diferente é o espírito de uma criança...” “Por que vovô?” Respondo: “por que só uma criança com espírito livre ainda tem coragem de perguntar: porquê?”