TINHORÃO E O AMOR

TINHORÃO E O AMOR

Era um panorama muito bonito aquele por onde andavam; com muitas árvores, uma brisa agradável, muitas plantas nativas ao lado do caminho. Admirada ela olhava, quando seu acompanhante falou:
- Este é o Tinhorão.
Aquele era o nome do do local onde estavam. Ela observou ao redor, imaginou como o nome de um bairro e respondeu que era uma denominação muito interessante, mas nunca tinha ido ali.
Havia uma ladeira bem íngreme e uma grande Igreja no alto.
Seria Igreja do Tinhorão?!
Subiram até lá para ela conhecer.
Numa murada da própria igreja, sentadas quietas, lado a lado, estavam várias “baianas tipicamente vestidas”. Eles continuaram a caminhar enquanto ela observava calada aquela cena bonita, mas inusitada.
Olhando para o lado direito da igreja, que ficava de frente para a subida da ladeira, dava para ver com nitidez a altura da colina e a beleza da exuberante paisagem que ficaram a apreciar.
Ao retornar à sua casa, ela encontrou na Internet (Folha da Manhã Ltda,1997) aquele nome que a intrigou.
A palavra Tinhorão tem origem em uma lenda de amor entre um casal de índios de tribos diversas, que lutaram para ficarem juntos, até que sumiram. No último local em que foram vistos nasceu uma linda planta de nome Taiá (em Tupi), ou Tajá, que significa Tinhorão).
Ela vivia um momento de romance e ficou feliz com a ligação entre o local visitado e a lenda indígena, pois parecia um bom alvitre de que o amor estava presente em sua vida.


Dalva da Trindade S Oliveira
(Dalva da Trindade)
28.08.2020