Selly e Balzac

O maravilhoso mundo do faz-de-conta invade o cotidiano da vida moderna, será um conto que virou fábula ou uma fábula que virou conto, não se espante com a descoberta. Selly é um poodle e Balzac um peixinho dourado. Da fantasia para a realidade, eles atravessam as fronteiras do inimaginável.

E assim queixava-se o sonhador Balzac.

_ Se meu mundo não fosse este aquário, como seria?

Vejo através deste vidro, todo o movimento do lado de fora. Lá vem ela de novo, toda branquinha com seu pêlo enrolado e seu lindo laço na cabeça. Pula, brinca, corre atrás de uma bolinha, deita e rola com a bola na boca. Cai, levanta e novamente corre atrás de alguém; sempre feliz.

Olha, ela esta mordendo um chinelo. Como será? Que gosto tem? Que pano é aquele? Ela pegou e saiu correndo!

Nossa! Tem uma moça correndo atrás dela... Ai! Pegou.

Ih! Ela esta encrencada, a meia tem um furo... Xi! Pobre cachorrinha, enfiou o rabinho no meio das pernas e saiu quietinha.

Ah! Como eu queria, apenas por um dia estar do lado de lá. Sentir as carícias daquela moça. Brincar e fugir deste marasmo que é essa redoma de vidro. Aqui têm minhas conchinhas, plantinhas, pedrinhas multicoloridas e nem preciso abrir um chuveiro para tomar banho, pois, estou imerso o tempo inteiro. Mas também tem solidão, tem o barulho incessante da ventilação, o ofuscamento das luzes de néon e minhas plantinhas, que não crescem, não morrem, nem mudam de cor... Vida de peixe é só chateação.

De outro modo, lamuriava-se a pequena Selly.

_ Estou cansada. Não agüento mais essa agitação, corro de um lado para o outro e pareço uma pipoca, pulando quando minha dona chega. Queria tanto um lugar onde eu pudesse descansar em paz.

Que caixote é aquele? O que tem dentro?

Vou subir no sofá para ver de perto. Que lindo! É um peixinho dourado, ele está sozinho.

Ah! Como eu queria estar no lugar dele, sozinha dentro deste vidro, em silêncio total, apenas descansar, descansar e descansar... Ufa!

Quem sabe ele não queira trocar de lugar comigo, só por hoje. Ele coloca o meu lacinho rosa e eu, as suas lindas escamas douradas. Aqui fora, é tudo muito rápido, tem agito, tem os exageros destes lacinhos engraçados, tem os cuidados do veterinário... Vida de cão não é nada fácil.

De comum acordo, Selly e Balzac trocaram de lugar, ele em busca da liberdade e da felicidade que tanto admirava do lado de fora do aquário e ela em busca do silêncio e da paz que tanto almejava. Durou pouco, pois, o que eles não sabiam; é que o peixe não vive fora da água e o cachorro não sobrevive sem respirar.

Nunca tente mudar a natureza das coisas, ela poderá voltar-se contra você.