Segredos de Dastamar

Romar e Ulanir estavam no arsenal do castelo de Dastamar, fazendo uma prévia do inventário. A dedicada fazia as anotações em tabuinhas de cera que levava numa bola a tiracolo, as quais depois seriam copiadas em definitivo para um livro de registro.

- Já pensou no que vai fazer com aquela informação? Do que existe sob o castelo? - Indagou Ulanir.

Estavam quase na intersecção de dois corredores de estantes com armamentos, que atingiam quase o teto abobadado do subterrâneo. Romar, que segurava uma lanterna de cobre, parou e virou-se para ela.

- No jantar com a rainha, me pareceu bem claro que pretendem utilizar os meus serviços não somente como mestre de armas - declarou de modo franco. - Não é preciso ser um gênio da estratégia para imaginar o que poderiam fazer com esse método de criação de vínculos à distância. Ocorre que, por ora, eles têm apenas a mim para fazer o que quer que tenham em mente; portanto, julgo ser mais seguro omitir esta informação, já que nem mesmo eu sei exatamente do que se trata.

- Sim… compreendo - assentiu Ulanir. - O mordomo Kamano é um homem ambicioso; pode tentar induzir a rainha a tomar alguma atitude não exatamente… prudente.

- Fora as eventuais escaramuças fronteiriças com Gheldor, temos tido um longo período de paz na Caríngia - avaliou Romar. - Seria realmente uma lástima que justamente alguma ação minha pusesse um fim nisso.

Ergueu a lanterna e iluminou uma prateleira onde estavam empilhadas armas tubulares de metal, muito antigas.

- Veja só isso! Eles têm repulsores manuais aqui!

Apanhou uma das armas e começou a manuseá-la com cuidado.

- Estão todas descarregadas há séculos - informou Ulanir. - Nenhum mestre de armas jamais conseguiu compreender qual era sua fonte de energia, e os operantes aparentemente estão impedidos de criar peças de reposição.

Romar olhou para ela com um ar curioso.

- Os operantes sim… mas e se aquilo que está sob o castelo acatar uma ordem de produção?

Apanhou duas das armas e fez um sinal para a dedicada.

- Venha, chegou a hora de também fazermos nossos testes.

[Continua]

- [09-11-2020]