ERA UMA VEZ UMA BARATA QUE SOFRIA DE INSÔNIA.  RITINHA PASSAVA TODAS AS NOITES SEM PREGAR OS OLHOS.  DONA BARATA ERA ASSIM QUE OS VIZINHAS A CHAMAVAM.
A COITADA DA DONA BARATA JÁ NÃO SABIA MAIS O QUE FAZER PARA ACABAR COM O PROBLEMA DE SUA INSÔNIA DIÁRIA DEFINITIVAMENTE.
ASSIM ELA QUE JÁ APRESENTAVA OLHEIRAS, PELE AMARELADA E CRISE DE ANSIEDADE, RESOLVEU CONSULTAR UM MÉDICO.
ENTÃO QUANDO CHEGOU AO CONSULTÓRIO DA DOUTORA CIGARRA, A MÉDICA CONSTATOU QUE A SOLIDÃO ERA A VERDADEIRA CAUSA DA SUA INSÔNIA, POIS RECENTEMENTE ELA HAVIA PERDIDO O SEU GRANDE AMOR DA SUA VIDA, O JOÃO RATÃO QUE HAVIA CAÍDO NUMA PANELA DE FEIJÃO E PERDIDO A VIDA.
ENTÃO, A DOUTORA CIGARRA RECOMENDOU A ELE QUE TOMASSE DUAS PÍRULAS A BASE DE MARACUJÁ QUE FARIA COM QUE ELA DORMISSE COMO UM ANJINHO.
MAS, DE NADA ADIATARAM AS TAIS PÍRULAS SABOR DE MARACUJÁ E ASSIM DONA BARATA CONTINUOU PASSANDO AS NOITES SEM PREGAR OS OLHOS.
ENTÃO, DONA BARATA CANSADA DE SOFRER DE VER AS HORAS PASSAREM NO RELÓGIO QUE FICAVA NO CRIADO-MUDO E NÃO CONSEGUIR RELAXR E DORMIR COMO UM ANJINHO DECIDIU QUE IRIA SAIR PARA FAZER PASSEIOS NOTURNOS.
OS INSETOS VIZINHOS COMEÇARAM A ESTRANHAR O COMPORTAMENTO MISTERIOSO DE RITINHA A BARATA E COMEÇARAM A PENSAR MIL COISAS SOBRE A BARATA.
O ESCORPIÃO QUE MORAVA NO APARTAMENTO AO LADO ACHAVA QUE ELA HAVIA ARRUMADO UM EMPREGO NOTURNO, JÁ O BESOURO QUE MORAVA NO SEGUNDO ANDAR DESCONFIAVA QUE ELA SAÍSSE PARA AS BALADAS E A VESPA, A FOFOQUEIRA DE PLANTÃO DO PRÉDIO ACHAVA QUE A DONA BARATA HAVIA ARRUMADO UM NAMORADO.
OS PASSEIOS DA DONA BARATA ESTAVAM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS FREQUENTES E MISTERIOSOS, POIS, NINGUÉM SABIA AO CERTO ONDE DONA BARATA ESTAVA EM PLENA MADRUGADA E ELA SÓ CHEGAVA A CASA DEPOIS DO MEIO-DIA.
ASSIM AS MÁS LÍNGUAS DA VIZINHANÇA COMEÇARAM A PENSAR QUE A BARATA ESTAVA FAZENDO COISAS FORA DA LEI.
ENTÃO, ELES COM MEDO DE QUE A BARATA ESTIVESSE METIDA EM ALGUMA ENCRENCA QUE MAIS TARDE FIZESSE COM QUE O PRÉDIO TODO VIESSE A DESABAR SOBRE AS SUAS CABEÇAS, DECIDIRAM CONTRATAR UM DETETIVE PARA DESCOBRIR OS MISTERIOSOS PASSEIOS DA DONA BARATA.
O DETITIVE ERA NADA MAIS, NINGUÉM MENOS QUE O FAMOSSÍSSIMO SENHOR CAMALEÃO, QUE TINHA A HABIDADE DE SE INFILTRAR EM QUALQUER LUGAR SEM SER PERCEBIDO, POIS, ANDAVA SEMPRE SE CAMUFLANDO COM AS SUAS MAIS VARIDAS CORES.
ASSIM O CAMALEÃO ESPEROU O ÍNICIO DA MADRUGADA SE APRESENTAR E ESPEROU A DONA BARATA SAIRE COMEÇOU A   SEGUI-LA.
DONA BARATA PEGOU UM TÁXI E MINUTOS DEPOIS DESCEU NUMA GRANDE AVENIDA ONDE HAVIA MUITAS LOJAS LUXUOSOS.
ELA ESTAVA MUITA CHARMOSA, POIS, UMA UM LINDO CHAUPEUZINHO AMARELO, COM LAÇO VERMELHO, UMA LINDA SAÍA BRANCA E UM COLETINHO GRENÁ.
ELA FOI ANDANDO ATÉ A ENTRADA DO PRÉDIO ONDE SE ENCONTRAM AS LUXUOSAS LOJAS, ENTROU NO ELEVADOR E FOI AO DÉCIMO TERCEIRO ANDAR.
AO ENTRAR NO ESCRITÓRIO DE UMA DAS LOJAS, RITINHA FOI LOGO SE APRESENTANDO A GERENTE DA LOJA, UMA FORMIGA QUE LOGO CEDINHO PEGAVA DURO NO TRABALHO.
A FORMIGA FICOU MUITO FELIZ AO VÊ-LA E IMEDIATAMENTE SEM PERDER TEMPO CHAMOU O SUPERVISOR, O SENHOR MARIMBONDO QUE FICOU ENCANTADO COM A DISPOSIÇÃO DA BARATA EM COMEÇAR A TRABALHAR.
ENTÃO, O MARIMBONDO QUE NÃO ERA BOBO COLOCOU A BARATA PARA PREPARAR OS RELATÓRIOS DAS VENDA DA LOJA FAZENDO DELA, A MELHOR SUPERVISORA DA LOJA, POIS, ASSIM ELE PODERIA CURTIR A SUA APOSENTADORIA COM O SEU DEVER CUMPRIDO.
ENTÃO, A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO DA NBARATA FOI ORGANIZAR A ENTRADA E SAÍDAS DE TODOS OS INSETOS QUE TRABALHAVAM NA LOJA DE ROUPAS E CALÇADOS.
 O TEMPO DA BARATA FICOU TÃO APERTADO COM SEU EMPREGO DE SUPERVISORA QUE ELA NÃO TINHA MAIS MOTIVOS PARA PENSAR NO PROBLEMA DA SUA INSÔNIA.
COM O PASSAR DOS DIAS, ELA CONTRATOU UMA ARANHA COMO SUA SECRETÁRIA PARA QUEORGANIZASSE A SUA AGENDA TELEFÔNICA.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO A FRENTE DA SUPERVISÃO DA LOJA, ELA TEVE QUE CONTRATAR UM ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA PARA ORGANIZAR O SISTEMA DE ANÁLISE DE COMPRA E VENDE DE ESTOQUE.
ELA ESCOLHEU UMA MOSCA PARA OCUPAR A VAGA QUE COMPROU VÁRIOS COMPUTADORES FAZENDO COM QUE O DEPARTAMENTO FICASSE INFORMATIZADO.
OS VIZINHOS DE PRÉDIO, JÁ NEM A VIAM MAIS HÁ DIAS E SUAS MÁS LINGUAS FALAVAM QUE ELA REALMENTE HAVIA SE DESVIADO DO CAMINHO DO BEM E RESOLVERAM DEMITIR O ESPERTO DETITIVE CAMALEÃO QUE NÃO HAVIA PISTA ALGUMA DO QUE DONA BARATA FAZIA NOS SEUS PASSEIOS NOTURNO E ALÉM DISSO, O CAMALEÃO FICOU O TODO O PAGAMENTO QUE OS FOFOQUEIROS LHE PAGARAM PARA BISBILHOTAR A VIDA DA DONA BARATA.
DONA BARATA EM POUCO TEMPO FEZ A LOJA CRESCER AINDA MAIS, COM A SUA IMPRESSIONANTEVONTADE DE TRABALHAR E ESSA ROTINA DE TRABALHO DE MADRUGADO ATÉ DEPOIS DO MEIO-DIA FAZIA COM QUE A BARATINHA FICASSE EXAUSTA.
MAS, ELA NÃO DESISTIA DE CUMPRIA A SUA MISSÃO DE SUPERVISIONAR CADA VEZ MELHOR A LOJA E CRIOU A FUNÇÃO DE GESTOR, O CARGO FOI DADO A UMA LAGARTIXA COM MANIA DE GRANDEZA.
LOGO EM SEU PRIMEIRO DIA, A PREGUIÇOSA LAGARTIXA MANDOU COLOCAR CARPETE NO SEU ESCRITÓRIO E COMPRAR UMA CADEIRA ESPECIAL E FICAVA SÓ NAVEGANDO NA INTRNET EJOGANTE FORTENITE AINDA PARA PIORAR CONTROU COMO SEUS ASSISTENTES UMA PULGA E UM PIOLHO.
COM ISSO A LAGARTIXA NÃO CONTROLAVA MAIS NADA. ASSIM A LOJA FALIU E A POBRE DA DONA BARATA PAGOU O PATO, POIS, A MURIÇOCA, A DONA DA LOJA, A MANDOU EMBORA SEM DIREITO A NADA.
RITINHA FICOU CHATEADA E DEPOIS DE MUITOS PASSSEIOS PELOS BUEIROS E ESGOTOS DAS RUAS DA CIDADE CHEGOU AO PRÉDIO ONDE MORAVA MUITO MAIS CEDO DO QUE DE COSTUME.
O ESCORPIÃO, O BESOURO E A VESPA, OS FAMOSOS FOFOQUEIROS DA VIDA ALHEIA AO VER A DONA BARATA DESMERINGUIDA E CANSADA DE TRANTO TRABALHAR, ABRIRAM SUAS MÁS LÍNGUAS E CAÇOARAM DELA, DIZENDO:
- A BALADA FOI MUITO ELETRIZANTE, POIS, OLHA O ESTADO EM QUE ESSA BARATA CUSCUDA SE ENCONTRA.  SABE SE LÁ POR QUANTOS BUEIROS E ESGOTOS ELA PASSOU POR TODAS AS NOITES. OS PASSEIOS MISTERIOSOS DA DONA BARATA ACONTECERAM PELOS BUEIROS E ESGOTOS DA CIDADE,
A BARATA QUE ESTAVA UM PILHA DE NERVOS POR TUDO O QUE LHE HAVIA ACONTECIDO COM ELA NAQUELA LOJA DE ROUPAS E CALÇADOS, LEVANTOU A CABEÇA E AOS GRITOS ENCAROU OS VIZINHOS FOFOQUEIROS E DISSE:
-VOCÊS NÃO TÊM MAIS O QUE FAZER? ENTÃO VÃO CUIDAR DAS SUAS VIDAS! PORQUE O MEU NOME É TRABALHO!
DEPOIS GIROU A CHAVE ABRINDO A PORTA DO SEU APARTAMENTO, PULOU NA SUA CAMA E DURMIU COMO UM ANJINHO DANDO FIM A SUA INCÔMODA INSÔNIA QUE A PERTURBAVA IMPIEDOSAMENTE POR LONGOS ANOS.
 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/08/2021
Reeditado em 13/02/2024
Código do texto: T7318678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.