O LIVRO ESPERTO

Éramos em três. Eu Karl, Kaleo e Kant. Todos sabíamos da lenda que se comentava e corria na escola.

Havia um tempo em que um livro muito esperto passava voando e pousava na carteira do aluno(a) mais estudioso(a). O livro ficaria com o aluno que o recebesse, porém, no fim do mês, deveria ser deixado na carteira, no final da última aula, com uma folha contendo um texto escrito, dentro, narrando o que aquele aluno fez de bom para aproveitá-lo. Se o texto fosse aceito e considerado adequado, o livro voltaria em definitivo como um presente para aquele(a) aluno(a).

O tempo passou e a expectativa aumentou. De repente, o tal livro apareceu e pousou na carteira de uma aluna considerada a mais fraca da turma. Nossa revolta foi grande.

Qual não foi a surpresa, pois aquela aluna conseguiu produzir um texto tão legal, que ao devolver o livro, ganhou não apenas o mesmo como presente, mas também a notícia de que seu texto seria publicado no próximo livro esperto.

Assim, todos os nossos colegas ficaram comentando que não valia a pena mesmo, se vangloriar. Afinal, nós sempre podemos ser surpreendidos pelas pessoas mais simples. E, para exemplo das gerações essa lenda se perpetua até hoje.