A Lenda do Tucumã

Certa vez, na tribo dos Burubus, existia uma índigena muito bonita chamada Iná, que estava prometida para um dos guerreiros de sua tribo.

Quando Iná cresceu, o cacique convidou outras tribos para uma festa. E na tribo Caboquenas havia um guerreiro belo e forte chamado Cumã, por quem Iná se apaixonou. Iná dançou e agradou tanto seu pai, o qual prometeu a ela realizar qualquer pedido. Iná imediatamente pediu a seu pai pra casar-se com Cumã. Por ser a sua única filha o cacique não permitiu porque o guerreiro não era de sua tribo e ela ja estava prometida . Iná mesmo assim encontro- se com Cumã e planejaram fugir. Sabendo que Iná não iria desistir, o cacique convidou Cumã para outro banquete e mandou que o pajé preparasse uma bebida forte para enfeitiçar Cumã .

No banquete na frente de Iná o cacique pediu a Cumã que bebesse bastante e para provar que gostava de sua filha fosse buscar na floresta um presente dos mais bonitos para ela.

Porém, Cumã antes de sair chorou e suas lágrimas caíram ao redor da maloca. Depois Cumã embriagado partiu pra nunca mais voltar. Palmeiras com espinhos brotaram das lágrimas de Cumã e Iná enlouquecida perguntou a mais frondosa e bonita delas:

-É tu Cumã? É tu Cumã? Por favor responda . Mostra pra mim o fruto desse amor gostoso que sinto por ti.

Então os frutos começaram a cair. Iná teve certeza que aquela palmeira era Cumã, a qual deu origem ao nome TUCUMÃ ainda hoje , ao abrirmos o caroço do tucumã vamos encontrar as lágrimas deixadas por Cumã.

Autor: Joaquim dos Santos Marques

Urucará / Amazonas

4° Ano Adicional / março de 1994./ Escola Estadual professor Lázaro Ramos !!!

Poeta Joaquim Marques
Enviado por Poeta Joaquim Marques em 13/10/2021
Reeditado em 19/07/2023
Código do texto: T7362428
Classificação de conteúdo: seguro