Muito além de uma guerra

Como é sabido e noticiado, aquilo que parecia eminente aconteceu.

A Rússia invade a Ucrânia, seu país vizinho e que outrora pertenceu a URSS.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou por vários motivos reais que culminaram no início do conflito.

Ao que tudo indica seria eminente o conflito, mesmo com as justificativas de ambos os lados.

Um dos motivos já noticiado pela mídia e , que pode ser aqui citado é o fato de que desde a declaração de sua independência, da extinta URSS, em 1991, a Ucrânia sempre tentou de alguma forma se aproximar da União Europeia e da Otan.

No entanto, a possível entrada dos ucranianos na aliança militar sempre foi vista pelos presidentes russos, como uma grande ameaça territorial e armamentistas.

Além do que isso permitiria a alocação de tropas da Otan no território vizinho a Rússia.

De certo modo, fechando um cerco sobre a Rússia.

Fato é historicamente estudado que a expansão da Otan, nunca foi bem vista, já no passado e continua até hoje para os países que integravam a União Soviética e que sempre incomodou o Kremlin.

Que agora resolveu tentar recuperar seu protagonismo no cenário internacional principalmente em países vizinhos e em áreas onde outrora a Rússia já teve grande influência...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/03/2022
Código do texto: T7468993
Classificação de conteúdo: seguro