Uma sexta-feira abençoada

Era o fim da Quaresma.

Domingo de Ramos havia chegado.

Eu naquela época, cheguei na pequena cidade, bem distante de São Paulo, logo após o Domingo de Ramos.

Era um costume de tradição passar a Semana Santa e o Natal naquela pequena cidade.

Os familiares se reuniam durante estas festas.

Nós iríamos passar o feriado até domingo de Páscoa e a noite voltaríamos para São Paulo.

Esta foi sem dúvida uma semana abençoada repleta de várias celebrações litúrgicas importantes para a doutrina católica.

E o povo católico se fez presente em todas as celebrações litúrgicas.

Logo após o Domingo de Ramos, teve a Via Sacra.

A Via Sacra, até hoje, é uma reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.

Os cristãos católicos ao redor do mundo ainda celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus.

A Via Sacra é uma maneira que os fiéis c têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

Na quarta-feira Santa, a Missa dos Santos Óleos.

Na quinta-feira Santa, a celebração do Lava-pés.

Na quinta-feira Santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos.

A celebração do Lava-pés, encerra o período da Quaresma e após a celebração da quinta-feira Santa, tem início o Tríduo Pascal, que recorda os três momentos mais importantes da Páscoa.

No dia seguinte, já na sexta-feira Santa, após a celebração da Palavra, durante a tarde, era a hora da Procissão.

A Procissão do Enterro do Senhor Morto, de todas a mais solene e comovente celebração, pois levava pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto.

Era precedido por um andor com a cruz despida e seguido pela imagem de Nossa Senhora das Dores.

E os fiéis cantavam: "Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão".

Em silencio de oração eu seguia a procissão que começara em frente a Paroquia Nossa Senhora das Graças.

No percurso passamos em frente ao antigo Colégio onde eu estudei .

O colégio já não funcionava há muito tempo.

Viramos a esquerda e passamos em frente ao Clube Kaikan.

Neste clube participei de vários bailes e brincadeiras dançantes.

E a procissão seguia em frente

Desta vez virou a esquerda e passamos em frente ao Cine Luz.

Tinha muita gente em frente ao cinema. Provavelmente aguardando a próxima sessão que exibiria o filme a “Paixão e Morte de Jesus Cristo” em preto e branco.

Um filme em preto e branco que ainda emocionava a quem assistia.

Já era noite.

A vela acesa e os pingos da cera queimavam os dedos.

Mas, nem isso tirava o brilho daquela manifestação religiosa de fé naquele momento único...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 16/03/2022
Reeditado em 19/03/2022
Código do texto: T7474256
Classificação de conteúdo: seguro