Era o "Diretas Já"

É sabido que o "Diretas Já" foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil logo após a ditadura militar brasileira.

Esta definição é correta ao afirmar que foi um movimento de cunho político.

Na verdade neste movimento realmente estavam presentes os interesses políticos de partidos que surgiriam logo após o "Diretas Já" e o povo um mero instrumento que dava a legalidade ao movimento.

Veja bem, não era o povo que decidia.

Quem decidiam eram as grandes lideranças políticas daquele movimento com cunho popular.

Década de 80.

Era o ano de 1984.

Naquele ano eu tinha acabado de chegar em São Paulo.

Eu tinha vindo em busca de emprego.

A cidade fervia com os últimos acontecimentos políticos.

Eu ainda meio matuto não entendia muito bem o que estava acontecendo.

Aliás eu nem poderia entender.

Eu naquele momento tinha muito a ver com as dificuldades que me cercavam .

Mas, isto é uma outra história.

Havia um clima muito forte e presente em São Paulo e em outras grandes Capitais pedindo mudanças.

Em São Paulo, eram mais de 300 mil nas ruas pelas “Diretas Já”.

Grandes Comícios aconteciam.

E o grande palco armado estava na Praça da Sé.

Bem em frente a Catedral da Sé.

Marco zero da cidade.

Ali estavam o povo, imprensa e grandes lideranças políticas que se uniram neste momento.

Mostrando e convencendo o povo que era possível trilhar por um novo caminho democrático.

Mas, para isso, precisava dar um fim no Regime Militar, agora já desgastado após 20 anos de governo

Uma das bandeiras era Eleições Livres. E naquele palanque estavam grandes lideranças políticas como Leonel Brizola, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Fernando Henrique, Orestes Quercia, Mario Covas, Luís Inácio Lula da Silva, José Sarney e tantos outros unidos querendo as “Diretas Já”.

A principal bandeira era o resgate da plena democracia e o pleno direito do povo escolher seus próprios governantes.

Assim como hoje, o povo queria o restabelecimento da plena democracia e da plena governabilidade em pról do povo brasileiro.

Eu começava a trilhar a carreira bancária.

Agora empregado.

A gasolina custava 564 e o álcool 332

e o "Petróleo ainda era nosso"

e Eles ainda não usavam "black tie"...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 31/03/2022
Reeditado em 04/04/2022
Código do texto: T7484829
Classificação de conteúdo: seguro