ERA UMA VEZ UM MENININHO QUE VIVIA NA MAIS ALTA MONTANHA DA CORDILHEIRA DOS ANDES NO CHILE.
SEU NOME ERA AGUSTÍN, MAS, SUA MAMÃE CARINHOSAMENTE LHE PASSOU A CHAMÁ-LO DE OLHINHOS, POIS, ELE TINHA OS OLHOS BEM MIUDINHOS.
AGUSTÍN AMAVA VER O SEU PAPAI TRABALHAR NA COLHEITA DO TRIGO.
ASSIM TODAS AS MANHÃS, SUA MAMÃE O AGASALHAVA PARA DEIXÁ-LO BEM QUENTINHO, POIS, O FRIO NOS ANDES ERA MUITO RIGOROSO.
DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ, O MENINO DESCIA E SOBIA A MONTANHA ACOMPANHADO DO PAPAI E FICAVA VENDO O ELE COLHER O TRIGO ENQUANTO A NEVASCA NÃO CHEGASSE.
ELE OBSERVAVA COM INTERESSE O TRABALHO DO PAI NA COLHEITA DO TRIGO.
DEPOIS QUE TERMINAVA A COLHEITA, O SEU PAI AINDA TINHA QUE CORTAR A LENHA PARA LEVAR PARA A HUMILDE CABANA PARA ABASTECER A LAREIRA QUE DEIXAVA O LAR AQUECIDO DURANTE O RESTO DO DIA.
QUANDO REGRESSARAM O LAR, A NEVE COMECOU A DESCER DO CÉU E ASSIM O FRIO AUMENTOU, ENTÃO, SUA MÃE ARRUMOU A MESA E SERVIU UMA APETITOSA SOPA DE ERVILHAS COMO ALMOÇO FAZENDO COM QUE ALIVIASSE A SENSAÇÃO DE FRIO.
DEPOIS DO ALMOÇO, AGUSTÍN SISMOU QUE QUERIA BRINCAR COM AS LHAMAS QUE TINHA VISTO ENQUANTO ESPERAVA O PAI TERMINAR A COLHEITA DO TRIGO, MAS COMO A NEVASCA CASTIGAVA OS ANDES, ERA IMPOSSÍVEL SAIR DA CABANA.
ENTÃO, O PAI COMPADECIDO COM A TRISTEZA DO FILHO DECIDIU PEGAR UNS PEDAÇOS DE MADEIRA E ESCULPIR UMA LHAMA DE MADEIRA PARA QUE O MENINO PUDESSE BBRINCAR COM ELA SEM TER QUE SAIR DA CABANA.
AGUSTÍN VENDO A LHAMA DE MADEIRA ESCULPIDA PELO PAPAI ABRIU UM LARGO SORRISO E EM SEGUIDA FOI PARA O SEU QUARTO ABRAÇADO COM A LHAMA.
MAS, AO DEITAR NA SUA CAMA, LOGO PEGOU NO SONO E IMEDIATAMENTE COMEÇOU A SONHAR.
NO SONHO DO MENINO A LHAMA DE MADEIRA GANHOU VIDA E COMEÇOU A CONVERSAR COM O MENINO DA MONTANHA.
- OLA! EU SOU A LHAMA GISELDA E QUEM É VOCÊ?
- EU SOU AGUSTÍN, O MENINO QUE SOBE E DESCE DAS MONTANHAS PARA VER O MEU PAPAI COLHER O TRIGO.
- VOCÊ É UM MENINO MUITO ESPECIAL, POIS, ADOÇA A VIDA DOS SEUS PAIS.  EU QUERO SER A SUA MELHOR AMIGA PARA SEMPRE.
AGUSTÍN OUVINDO A LHAMA DE MADEIRA FALAR DELE CARINHOSAMENTE CORREU COM OS ABRINHOS ABERTOS EM DIREÇÃO A ELA QUE ESTAVA OLHANDO A PAISAGEM MONTANHOSA ATRAVÉS DA JANELA E DEU-LHE UM CALOROSO ABRAÇO E EM SEGUIDA OLHANDO CURIOSO PARA A LHAMA, PERGUNTOU-LHE.
- PARA QUE SERVE UMA LHAMA?
ENTÃO, A LHAMA AGACHOU-SE PARA FICAR DA ALTURA DO MENINO E ERGUENDO A CABEÇA, RESPONDEU-LHE:
- EU SOU UM ANIMAL QUE CARREGO QUALQUER TIPO DE CARGA E TAMBÉM FORNEÇO A LÃ PARA AQUECER QUEM SENTE FRIO.
AGUSTÍN OLHANDO PARA A DESENGONÇADA FOI LOGO PEDINDO PARA MONTAR NELA E ELA PRONTAMENTE ATENDEU AO PEDIDO DO MENINO E EM SEGUIDA SAIU TROTANDO MONTANHA AFORA.
ASSIM QUANDO CHEGARAM À PLANÍCIE DERAM DE CARA COM UM LOBO GIGANTE FAZENDO COM QUE A LHAMA FICASSE COM MUITO MEDO E COMEÇASSE A CUSPIR SEM PARAR CONTRA A FACE DO LOBÃO.
AGUSTÍN NÃO ENTENDENDO O GESTO DA LHAMA, PERGUNTOU-LHE:
- POR QUE VOCE ESTÁ CUSPINDO SEM PARAR CONTRA O LOBO?
ENTÃO, A LHAMA ASSUSTADA, DISSE:
- UMA LHAMA EM PERIGO, COMEÇA IMEDIATAMENTE A CUSPIR, POIS É, A ARMA DAS LHAMAS PARA ESPANTAR OS QUE QUEREM DEVORÁ-LAS.
- O MENINO FICOU AINDA MAIS ENCANTADO COM A LHAMA E DEU-LHE MAIS UM ABRAÇO APERTADO ENQUANTO O LOBO SE AFASTAVA CADA VEZ MAIS PARA NÃO SER MAIS ATINGIDO PELO BOMBARDEIO DE CUSPES ATIRADOS PELA LHAMA SOBRE ELE
A NOITE JÁ COMEÇAVA A CAIR E A NEVASCA HAVIA AUMENTADO ENTÃO A MEIGA LHAMA DECIDIU QUE ERA CHEGADA À HORA DE REGRESSAR PARA A CABANA, ANTES QUE OS PAIS DO MENINO SENTISSEM A AUSÊNCIA DELE.
ENTÃO, A LHAMA TROTOU NA DIREÇÃO DA MONTANHA E SUBIU ATÉ O PICO MAIS ALTO ONDE FICAVA A CABANA.
NISSO, AGUSTÍN ACORDOU DO LONGO SONO E VIU A LHAMA DE MADEIRA PARADA AO SEU LADO.
ELE SE LEVANTOU E FOI CORRENDO PARA A COZINHA, ONDE OS PAIS CONVERSAVAM ANIMADAMENTE A ESPERA DO CAFÉ QUE ESTAVA FERVENDO NA CHALEIRA.
ELE CORREU COM OS SEUS BRACINHOS ABERTOS NA DIREÇÃO DO PAPAI E DA MAMÃE E DEUP-LHES UM FORTE E AMOROSO ABRAÇO.
AGUSTÍN ESTAVA COM AS BOCHECHAS ROSADA E MUITO OFEGANTE, POIS, PARECIA QUE ELE HAVIA DESCIDO E SUBIDO A MONTANHA SEM PARAR.
DEPOIS DE UMA PAUSA SILENCIOSA, O MENINO DISSE:
-A LHAMA GANHOU VIDA E ME LEVOU PARA PASSEAR POR TODOS OS CANTOS DA CORDILHEIRA DOS ANDES E NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UM LOBÃO QUERENDO NOS DEVORAR, ENTÃO A LHAMA CUSPIU NELE ATÉ QUE ELE SE AFASTASSE DE NÓS POR ISSO ESTOU COM A MINHA FACE ROSADA E MUITO CANSADO.
OS PAIS VENDO A INOCÊNCIA DO MENINO SEGURANDO A LHAMA DE MADEIRA NA PALMA DA MÃO, CARINHOSAMENTE PASSARAM-LHE A MÃO NA CABEÇA E LOGO EM SEGUIDA, OS TRÊS SENTARAM-SE EM VOLTA DA MESA PARA SOBEREAR UM DELICIOSO CAFÉ DA TARDE SERVIDO COM LEITE FRESCO DE LHAMA E COM UM FOFINHO PÃO DE MILHO FAZENDO COM QUE O FILHO RECUPERASSE A ENERGIA QUE ELE HAVIA PERDIDO NO PASSEIO IMAGINÁRIO PELA CORDILHEIRA DOS ANDESCOM A LHAMA DE MADEIRA ESCULPIDA PELO PAPAI.
 
 
 
 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 02/04/2022
Reeditado em 16/02/2024
Código do texto: T7486607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.