O projeto

- Ao seu serviço, meu pai - declarou Ilko Bjelica com uma reverência, ao adentrar o salão de recepções do amir de Zelena Dolina, Radenko Bjelica. Não era sempre que o pai e soberano o convocava em caráter oficial, e o rapaz estava curioso para saber porque sua presença era necessária. Normalmente, os dois irmãos mais velhos, Davor e Blagoje, estariam ali, não ele.

- Aproxime-se - comandou o amir, confortavelmente acomodado num trono baixo sobre coxins de seda.

Ilko procedeu como lhe fora ordenado e sentou-se num escabelo trazido por um servo.

- O que você sabe sobre o clã Gajda de Vélika Livadá? - Indagou o amir.

- São governados por mulheres e possuem muitas terras férteis e grandes rebanhos - respondeu prontamente Ilko. Como terceiro na linha sucessória, tinha bastante tempo para se dedicar à leitura, em vez de treinar para combates como seus irmãos.

- É um bom resumo - condescendeu o amir. - Mas as mulheres Gajda têm uma característica prodigiosa: dão à luz somente ao seu próprio gênero. Portanto, todos os homens com os quais elas convivem, são necessariamente trazidos de fora.

- Então, não é uma lenda? - Indagou Ilko.

- De modo algum. Não é uma tarefa fácil ser aceito pelas Gajda, o que torna difícil infiltrar espiões em suas terras.

Então, era disso que se tratava, pensou Ilko, um tanto ou quanto decepcionado.

- Deseja então que eu vá para Vélika Livadá, meu pai? - Indagou Ilko.

O soberano fez um aceno afirmativo.

- Mais do que isso, na verdade. Quero que se case com uma Gajda, na qualidade de filho do amir de Zelena Dolina.

Ilko ergueu os sobrolhos.

- Ou seja, meu pai... devo me declarar como um possível herdeiro do trono?

O amir juntou as mãos.

- Você deve revelar isso apenas para a matriarca das Gajda... e para a mulher que ela lhe indicar como esposa. Certamente, terão interesse na união... e em manter o segredo.

- Porque estarão pensando numa futura anexação das nossas terras através do casamento com uma Gajda - ponderou Ilko.

O amir abriu um sorriso.

- Você pode ser o caçula, mas é o mais inteligente dos seus irmãos - elogiou-o Radenko Bjelica. - Mas nós estaremos um passo à frente delas quando você se tornar um Gajda. E a ideia não é tomar o poder destronando a matriarca, pois isso não funcionaria com as Gajda, mas colocar uma Bjelica em seu lugar.

E apontando para Ilko:

- A filha que você vai ter com uma mulher Gajda.

Foi então que Ilko compreendeu a magnitude do plano do pai. Se funcionasse, lhes permitiria obter o poder das Gajda para uso do amirato de Zelena Dolina. Todavia, se suas reais intenções fossem descobertas, sua cabeça não valeria um dinar sequer...

- [04-08-2022]