Enquanto o navio partia

A história é uma disciplina deslumbrante quando você aprende a conhecer e estudar os fatos antigos.

É claro alguns bons livros e romances da época auxiliam a entender toda a historia.

Pode até parecer uma simples história que muitos com certeza diriam é tudo enganação e imaginação da cabeça de alguns escritores.

Mas não é bem assim.

Este que vos escreve é testemunha viva da descendência daqueles povos italianos, portugueses e africanos que por aqui vieram.

Prestem bastante atenção que os motivos eram reais.

Assim como hoje.

Fome. Miséria. Pobreza. Desemprego. Guerra...

Quando um povo resolve atravessar um grande oceano deixando tudo pra trás é porque algo de muito sério está obrigando as pessoas a fazerem isso.

Veja bem, eu estou falando de uma história de 1874.

Eu não posso perder a história.

O primeiro navio que por aqui chegou chamava-se "La Sofia".

Deveria ser uma embarcação um pouco mais moderna do que as "caravelas".

Lembra as "caravelas" que trouxeram os primeiros descobridores do Brasil?

Só que com uma grande diferença das características dos passageiros e dos objetivos destes primeiros povos que por aqui chegaram.

Segundo consta em 1874, a embarcação saiu com 388 passageiros vindo de Trentino e Veneto da Italia.

Provavelmente partiram do porto de Napoles.

Eram pessoas ricas? Não.

Grandes industriais? Não.

Grandes empresários? Não.

Grandes intelectuais? Não.

Eram povos de origem humilde.

Em sua maioria pobres de regiões rurais da Itália.

Por que vieram?

Eu já citei alguns motivos.

O Brasil era visto como uma terra nova e cheia de oportunidades.

Pelo menos era isso que pregavam as autoridades por aqui.

Não só as autoridades como também os grandes senhores dos engenhos que agora iriam explorar as terras e precisavam de muita gente pra derrubar as matas e florestas.

Isso aliado a mão de obra de trabalho que aqui ainda era escrava.

Um outro motivo a Itália passava por uma crise de emprego.

A industrialização estava chegando.

Eles precisavam de mão de obra especializada para trabalhar na indústria.

Quem não tinha especialização era obrigado a deixar sua terra e partir para outros cantos.

E não é que o "Giovanni" veio em um destes navios...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 11/10/2022
Reeditado em 12/10/2022
Código do texto: T7625090
Classificação de conteúdo: seguro