Garimpo

Em dezembro de 1983, os jornais estampavam a manchete: "Uma chaga de ouro na selva".

Isso mesmo!

Uma corrida ao ouro iniciada com as primeiras descobertas na década de 70.

Para milhares de brasileiros, Serra Pelada encarnou o mito colonial do Eldorado.

Não, não era uma cidade de ouro.

Era uma cratera babilônica aberta em meio a selva.

Esta cratera aumentava cada vez mais sua dimensão e profundidade a cada porção de terra que era retirada.

Um impressionante formigueiro humano se instalou no local.

Eles trabalhavam dia e noite em busca do tão sonhado ouro.

Porém, como já disseram: "nem tudo que reluz é ouro".

Isso mesmo, nem todos conseguiram o tão sonhado ouro.

Para alguns que tiveram mais sorte, conseguiram com seus achados comprar fazenda, carro, avião e gado.

Para outros o que conseguiram não deu nem pra saldar os investimentos com pessoal, equipamentos, veículos, moradia, alimentação e remédios.

Há ainda aqueles que fincaram suas raízes na região e continuaram sua busca incansável pelas tão sonhadas pedras preciosas.

O Pico de Itabirito é um maravilhoso obelisco em hematita compacta, com teor de 69%, cuja reserva mineral é avaliada em 300 milhões de toneladas. Sua vegetação é rasteira ou de cerrado devido ao solo rico em minerais e há exploração de minério em sua base.

Lá do alto possui uma bela vista panorâmica, destacando-se a mina de Cata Branca, o Morro do Cruzeiro, os distritos de São Gonçalo do Bação e Acuruí, o Morro do Chapéu, a Serra da Santa e uma prolongada cadeia de montanhas.

O acesso ao atrativo é perigoso devido à grande circulação de caminhões pesados da Vale.

Vale uma grande mineradora.

Sua exploração principal o minério de ferro.

Uma grande barragem se formou ao longo dos anos.

Acreditava-se na segurança da construção da barragem e na segurança de quem morava lá embaixo.

Porém, naquela tarde ela se rompeu no alto do morro.

Nada pudera ser feito naquele momento para conter os estragos.

Desceu um mar de lama.

Água e minério de ferro tudo misturado.

Uma grande enxurrada um "tsunami".

Desceu morro abaixo.

Em uma grande velocidade.

Arrastando tudo que havia em seu caminho.

Uma grande tormenta.

Um grande tormento.

Brumadinho até hoje recupera-se dos prejuízos causados pelo rompimento da barragem...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 21/10/2022
Reeditado em 21/10/2022
Código do texto: T7632852
Classificação de conteúdo: seguro