A MOÇA NO PIER

 A cidade fervilhava com o calor e a grande quantidade de visitantes que procura Angra dos Reis na época das férias para curtir o sol nas belas praias costeiras ou a exuberância e os atrativos das ilhas paradisíacas.

Turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente sul-americanos, que enfeitam a cidade com seu visual diferente, seus sotaques esquisitos e que alegram sobremaneira os comerciantes, que aproveitam a estação para faturar e movimentar a economia local.

Esperei baixar o calor da tarde e por volta das dezessete horas saí a caminhar em direção ao centro. Muitas pessoas faziam o mesmo aproveitando a paisagem e a brisa marinha enquanto praticavam a caminhada.

A enseada Batista das Neves parecia um espelho de tão calmo que estava o mar com o azul do céu refletido em sua superfície.

As embarcações fundeadas enfeitavam a costeirinha e balançavam indolentemente no discreto suspirar das imperceptíveis vagas num bailado que fazia com que parecessem figuras animadas tendo o horizonte como fundo.

Caminhava ouvindo música com fone de ouvido e me esquecia do mundo aproveitando aqueles momentos de contemplação interior diante da natureza que me cercava.

Os quebra-molas causavam certo congestionamento devido ao número de veículos que iam e vinham pois eram obrigados a diminuir a marcha para superar os obstáculos na pista. Alguns impacientes buzinavam como se isso fosse resolver a coisa e deixá-los seguir com mais velocidade. Pessoas em férias. Para que pressa? Vá lá entender. Coisas de gente de cidade grande.

O dia foi quente como tinha sido nos últimos dias, natural para a época de verão.

De vez em quando no fim da tarde nuvens se formavam no céu em uma tonalidade indicativa de possibilidade de chuva como tinha acontecido outras vezes. A chuva chegava de forma torrencial acompanhada de trovões e relâmpagos, molhava tudo, fazia escorrer das encostas dos morros enormes cascatas e do asfalto quente levantava um odor característico como se vindo dos subterrâneos dos esgotos da cidade.

No entanto naquela tarde o tempo estava firme. Caminhei animadamente sem pensar em mais nada. Fui até a entrada da cidade e retornei. Na volta resolvi passar pelo cais de madeira, atracadouro de embarcações de pesca e de turistas que se serviam dos barcos e das traineiras para passeios ou para alcançar as ilhas, já que não havia um transporte regular.

Bem organizado pela prefeitura, o cais tornou-se um dos pontos turísticos da cidade e muita gente ia assistir o por do sol enquanto observava o ir e vir de embarcações miúdas.

Bancos de madeiras estrategicamente distribuídos proporcionavam agradáveis momentos de lazer à beira-mar enquanto as pessoas se despediam do dia e recepcionavam a noite que chegava.

Ela estava lá. Sentada sozinha em um dos bancos a contemplar o mar. Olhar perdido no horizonte, parecia não se importar com o que acontecia em volta.

Não pude deixar de notar aquela moça sentada solitária enquanto o espelho d’água tingido de dourado pelo reflexo do sol que sumia por trás da Ilha Grande ia-se lentamente tornando prateado pela luminosidade da lua que em sua majestade já espalhava seu manto por toda a imensidão do mar.

Seus cabelos negros e levemente ondulados derramavam-se pelo corpo de pele incrivelmente clara que em nada se comparava aos corpos bronzeados ou avermelhados pelo sol dos turistas ocasionais. Aquela mulher decididamente não se expunha ao sol. Acerquei-me do banco e sentei na outra extremidade, preocupando-me em não aborrecer a jovem que não tirava os olhos do mar. Imitei-a e fiquei a olhar para o mar também tentando entender a razão daquele transe em que ela se encontrava, tamanho era o seu fascínio e encantamento pelo mar.

De vez em quando eu a olhava e ela não esboçava nenhuma reação, nenhum movimento.

Escureceu de vez. A tonalidade da água agora era de um prateado belíssimo que emoldurava os barcos atracados um a contra bordo do outro e que gemiam suavemente quando suas amarras eram esticadas devido ao balanço das águas.

A jovem estava impávida. Intrigado, resolvi puxar conversa. Cumprimentei-a e ela não respondeu. Insisti e falei que escurecera e o sol já havia se posto, porém fiquei sem resposta. A moça nada disse. Olhei para os lados e percebi que as pessoas se retiravam após o por do sol. Quando pensei em propor o mesmo, ela levantou-se sem dizer nada. Vestia um vestido branco que lhe cobria delicadamente o corpo.

Em silêncio aproximou-se da beira do cais descendo descalça pelas pedras até alcançar a água. Atônito apressei-me a recomendá-la que não entrasse na água pois ali havia muitas pedras e ela poderia se machucar.

Sem me dar atenção, ela foi entrando na água lentamente até desaparecer de vez.

Esperei que retornasse e ela não voltou. Quando decidi entrar na água para ir buscá-la, fui interrompido por uma voz que me disse:

- Não faça isso!

Era um velho maltrapilho que surgindo não se sabe de onde me aconselhou a não entrar na água.

Mal dava para ver a fisionomia daquele homem que completou dizendo:

- Ela é assim mesmo. De vez em quando, Iemanjá fica sentada aqui no cais, em uma praia ou em alguma pedra para contemplar o mar enquanto o sol se põe. Depois ela retorna para o seu lugar.

Fiquei surpreso e assustado com aquela situação. Ainda olhei para o mar para ver se a moça voltava. O mar estava calmo e belo. Quando virei o rosto para falar com o velho, vi que ele se retirara e só pude perceber quando entrou por trás de uma construção à beira do cais sumindo de vez. Resolvi então voltar para casa pensando que tudo aquilo não passou de fruto da minha imaginação.

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 09/02/2023
Código do texto: T7715239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.