A PARTILHA

A PARTILHA

Salomão estava acabrunhado, melancólico... aos 75 anos, toda sua vida lhe passava diante dos olhos como velho filme esmaecido pelos maus tratos do Tempo, que não poupa nada nem ninguém. Desde que a amada esposa so fôra, sua existência passara a fardo sempre mais pesado a cada manhã. Percebia dentro de si que chegara a hora de partir.Olhando à sua volta, viu que não servira de modelo a nenhum dos filhos, 3 "quarentões" dedicados somente a farras e "baladas", bebedeira com amigos. Temia que sua Corretora de Imóveis -- construída com esforço e sacrifícios durante anos -- sucumbisse ao desinteresse e incompetência deles.

Reuniu-os naquela manhã, para um sermão em regra:

-- "Meus filhos, errei muito com vocês, foram criados sem responsabilidades nem objetivos. É tarde para ensiná-los, terão que aprender sozinhos... Saul só pensa em lutas, esportes, não visa útil. Samuel vive de "negociatas", quase diria trambiques e o caçula, Isaac, passa os dias escrevendo, sabe-se lá o quê. Minha Corretora, que é de vocês também, quedará abandonada, nenhum se dedicou a aprender meu ofício. Por isso, pretendo vendê-la em breve... a renda fará parte da herança, sendo que meu testamento estará escondido em alguma parte deste casarão. Quem o encontrar fica dono da fortuna e dos destinos dos outros 2 irmãos" ! E continuou:

-- "Pelo menos agora terão algum trabalho, "gastaram" a Vida se divertindo... só não destruam a casa, é dos 3, terão que permanecer nela, juntos, por 10 anos, depois que eu me fôr" !

Dito e feito... em menos de 48 horas estava morto, síncope fulminante, olhos arregalados fitando belo quadro de Moisés fendendo as águas do Mar Vermelho, olhar terrível para os soldados do Faraó, que se aproximavam às carreiras. Moisés era símbolo para o velho Salomão desde a mocidade, escravo que se torna príncipe e retorna aos seus, abandonando luxo e nobreza para salvar seu sofrido povo. Salomão lhe fizera modesto "altarzinho", singela homenagem ao herói do povo hebreu, seu primeiro historiador. Entre velas e incensos, que certas noites queimava, ficava ali meditando por horas, a noite avançando sobre o novo dia. Agora, o olhar vítreo nada via !

Os filhos não pareceram sentir muito, nem bem o corpo "esfriou" na poltrona favorita e já estavam à caça "do tesouro", dogo, da herança. Só Isaac providenciou o enterro, com apoio do sinagoga onde o pai tinha prestígio e amigos. Naquela mesma noite, voltando do cemitério, deu de cara com os irmãos mais velhos desacorçoados, descabelados, olhos vermelhos de chorar... não a morte do pai, mas o fracasso da procura. Só lhes faltava cavar o jardim, na tentativa de achar uma arca qualquer.

Foram "se consolar" num bar, bebendo com os amigos. Issac, sozinho na casa vazia, acendeu pela derradeira vez as velas e o incenso, derramando silenciosas lágrimas de culpa. Ninguém vivera com o velho, estavam ocupados demais se divertindo ! O olhar irado de Moisés o fulminava, o cajado apontando as ondas revoltas e também a bela frase bordada a ouro em tecido de seda azul: "Tudo o que devemos APRENDER na Vida está sempre diante de nós"! Estivera com o pai algumas vezes na sinagoga, ainda num tempo de jovens, usando o "kepah", o chapéuzinho minúsculo na nuca. Já vira "rolos" iguais aqueles "tubinhos" que ladeavam a faixa com a frase... o rabino tirava DE DENTRO deles os "papiros" que leria a seguir. Não, seu pai não faria uma brincadeira dessas com êles ! Pois fizera... abriu o cilindro da esquerda, ao lado da cadeira. Lá estava um "papiro": "Se você chegou até aqui, está bem perto da herança"! Seu coração disparou... em 2 saltos alcançou o rolo oposto. Estava ali o que seria o testamento, todo em caracteres hebraicos, do qual não entendia patavinas... nem seus irmãos. O sentimento de satisfação vinha junto com enorme peso, o de DIVIDIR a herança !

Seus irmãos chegaram de madrugada, com Isaac a esperá-los:

-- "Vocês procuraram bastante e nada acharam... no jardim não está, papai foi claro sobre isso. Quero que jurem, em nome dele que, se eu encontrar, irão aceitar minhas decisões" !

Gargalharam, tinham revirado a casa inteira, do teto às paredes... passou-se vários dias, os manos fazendo chacota do mais novo. Isaac copiara 2 pequenos trechos da algaravia incompreensível e os levou ao rabino. Tentou "enrolar" o ministro, tratava-se apenas de 2 trechos de carta final do velho pai aos filhos... não conseguiu.

-- "Ah, a "raposa" do Salomão, sempre sábio... meu jovem, não é uma carta comum, êle usou o araimaco, símbolos milenares dos tempos de Salomão, hoje escrevemos em iídiche, mais atual. Se queres preservar algum segredo dela terás que aprender aquela escrita. Procure Melchidezeck na sinagoga, nas quintas, e entre no curso!

Passaram várias semanas, os irmãos já meio esquecidos da estória, quando Isaac lhes mostrou onde estava o testamento. Quase desmaiaram... lhes exibiu a "tradução" que conseguira, após estudar o idioma hebraico.

-- "Está em Português agora... decifrem" !

Samuel e Saul olharam embasbacados aquele "enigma", nem íam tentar. Isaac lhes explicou o "sistema": o pai baseara-se em Moisés que, para ocultar as orações principais dos olhares de romanos e curiosos, as anotava em pequenos grupos de letras, pegando 1 letra de cada palavra, do final do texto para seu início, da direita para a esquerda e, claro, de cima para baixo tanto na escrita como na leitura, igual japoneses e árabes fazem. Assim ficou a mensagem, cabe também ao leitor "traduzí-la": (*1)

SMHI! EA*US DTAQO *S**A EEEOM UTDMR Q*IOI *OVC*

O*I*M HRDAO LI*ÇC IRON* FBTAR *ONRE OCEES

Enfim, no testamento propriamente dito constava que os 3 irmãos deviam trabalhar juntos na Corretora de Imóveis, sob a supervisão do diretor, velho amigos de Salomão. Se a empresa falisse, ficariam sem renda ! Quanto ao casarão, após 10 anos poderia ser vendido de acordo com o dono (no caso Isaac), seguindo a "divisão" definida no testamento: metade do valor dele para Isaac, com o rapaz decidindo como repartir o restante. Os irmãos que mal suportavam o maninho, preferência do "velho", agora o tratavam como a um príncipe. Afinal, lhe deviam isso, sem êle nem haveria testamento !

"NATO" AZEVEDO (em 19 de março 2023, 17hs)

OBS: (*1) - é possível "LER-SE" esta mensagem assim mas, para simplificar, monte um "retângulo horizontal" de 5 linhas, com 15 quadradinhos em cada uma e os preencha com a MSG, da direita para a esquerda, sempre.