Aliança

Inspirado em M. de Assis:

Quando o par de Luva se viu sozinho, largado à beira da estrada, iniciou tremendo alarido. Batendo uma contra outra, choramingavam, por que foram desprezadas por minhas Mãos. Reclamavam que nunca mais seriam úteis. Extremadas, diziam que deveriam ter deixado minhas Mãos queimar nos fornos. Não obstante, vociferavam que, não reconhecendo onde entraram e em que buraco se meteram para defender e trabalhar por Elas, foram possuídas por duas ingratas. Afirmavam que Elas não tinham e nunca tiveram um pingo de consideração pelas parceiras de labor, suor, porcarias e lágrimas.

Contudo, ao vislumbrar uma nesga de sobriedade que ainda restava no arrebol da serenidade, ameaçou processar suas Donas; o que resultou em nada, pois o Dr. Devo Gado esclareceu-as, dizendo que ainda não criaram leis que garantam o enlace entre Mãos e Luvas até que a morte separem os casais.

Aliás, nesse caso, não existe nem lei de Deus, na qual uma delas cita que "o homem e a mulher que Deus une no amor, no respeito, na fé e na carne, ninguém, ser terreno nenhum, tem o poder de separar".

Lamentavelmente, nada mais resta a não ser lança-las no monturo de lixo, mesclado com restos de materiais de construção. Bem, espero que encontre tiner ou outro solvente qualquer. Certamente um banho lhes fará bem. Perfume é supérfluo, aliás, exemplo de humildade, taí uma coisa que jamais Elas reinvindicaram. Sobre cosméticos e artigos de beleza, nunca disseram nem sim, nem não, num disseram um "a"; embora que volta e meia pegavam-se olhando de rabo-de-olho, admirando os trages usados, a suavidade ao tocar nos objetos, as maneiras como as outras de mesmas marcas e modelos portavam-se, socialmente.

Nesse tocante, admito que Elas eram detalhistas. Pensavam Elas, que sonhar não custava nada, muito menos, amenizava o trabalho escravo forçado.

P.S.: para quem não sabe, nunca leram uma frase dEle e nem pretende consultar os manuais de literatura, a letra M é Machado. Mas, entenda: o exemplar, bom e necessário escritor Machado de Assis; e não o "machadinho" que racha crânios de crianças nas escolas brasileiras.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 19/05/2023
Reeditado em 21/05/2023
Código do texto: T7792063
Classificação de conteúdo: seguro