MISTÉRIOS

Existiu um escritor inglês que através de um dos seus personagens disse: “existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode prever a nossa vã filosofia” e o caso de Evaristo, filho de dona Deja é uma dessas coisas.

Ele ainda não tinha dois anos quando sem qualquer explicação dizia: antes de eu morrer, morava em Chácara das Hortênsias, e todo mundo me chamava de Tico, porque eu era muito pequeno, um tico de gente.

Quem ouvia isso, achava engraçado. Como é que um menino tão pequeno pode inventar histórias assim? Que imaginação fértil. Quando crescer, vai ser contador de causos dos bons, diziam.

Antes de completar quatro anos, vez por outra ele pedia à mãe para ir buscar o carro vermelho que tinha ficado na casa da Chácara das Hortênsias.

Aí a dona Deja dizia que não existia esse lugar, que ele não tinha carro vermelho, mas que, se se comportasse, se fosse um bom menino o ano todo, papai Noel era capaz de dar o carro que ele tanto queria na noite do natal.

Aí ele respondia, não precisa de outro não, aquele está muito bom.

Prefiro que papai Noel me dê bicicleta de rodinha, porque a que eu ganhei no meu aniversário o carro quebrou no desastre e o meu outro pai botou fora...

Num domingo pela manhã, apareceram umas pessoas batendo de porta em porta, fazendo Campanha do Quilo para o orfanato e quando Evaristo os viu, disse a dona Deja, olhe aquele homem de cabeça branca ali é seu Luiz da farmácia.

Pelo inusitado da informação, dona Deja perguntou ao filho: de qual farmácia?

Evaristo respondeu, a farmácia que me levaram depois do desastre, foi lá que eu morri.

Atônita e na busca de algum esclarecimento, dona Deja abriu o portão e chamou; - Seu Luiz!

O homem a olhou do outro lado da rua e com um sorriso no rosto se aproximou e perguntou: - em que lhe posso ser útil, minha irmã?

Ao pôr os olhos em Evaristo, disse: - meu irmãozinho Tico... como você está bonito. Eu sabia que você tinha reencarnado, mas não sabia como encontra-lo.

Então durante a longa conversa com seu Luiz, dona Deja confirmou que tudo aquilo que o filho falava, realmente havia acontecido e que a Chácara das Hortênsias era o atual campus avançado da universidade estadual...

GLOSSÁRIO

Escritor inglês = Willian Shakespeare – frase do personagem Hamlet