Conheça o autor

Sobretudo marrom sobre um terno de tweed cinza, um vasto bigode branco na cara vermelha vincada de rugas, a cabeleira longa combinando com o bigode, e um cachimbo de espuma do mar pendendo do canto da boca. Ela conhecia aquele homem que a encarava com um sorriso discreto, do outro lado da porta de vidro. Mas de onde, questionou-se?

- Vai me deixar entrar? - Indagou ele calmamente.

Só então Adela lembrou-se de que trancara a porta da livraria, ao ir buscar exemplares de "Fadas entre nós" no depósito. Deu um tapa na testa e girou a chave na fechadura.

- Perdão, senhor, seja bem-vindo - cumprimentou-o. - Boa noite!

- Boa noite, senhorita - replicou ele, olhando ao redor ao entrar na loja. - Puxa, fazia tempo que não visitava uma dessas! Vocês funcionam 24 horas por dia, não é?

- Sim senhor - acedeu Adela. - Temos livrarias de plantão espalhadas pela cidade porque este é um serviço considerado essencial.

- Naturalmente - comentou pensativo o visitante, tirando o cachimbo do canto da boca. - Nunca se sabe quando vai aparecer alguém precisando de refúgio...

- O senhor... não vai acender isso aí, vai? - Questionou cautelosamente Adela, parada no meio do salão.

O homem lançou um olhar surpreso para ela.

- Eu? Não! - Exclamou, dando uma risadinha. - É um velho hábito, andar com esse cachimbo apagado. Depois que sair, vou acendê-lo lá fora.

- Ah, bom - suspirou Adela aliviada. - Mas o senhor veio apenas para conhecer a loja ou está procurando alguma obra específica?

O homem empunhou o cachimbo na direção dela, como se o estivesse oferecendo.

- Esta é a semana do lançamento de "Fadas entre nós", certo? - Inquiriu.

- Pré-lançamento, senhor - corrigiu-o Adela. - Vamos entregar os exemplares comprados em pré-venda.

- E sobrou algum volume desses, da pré-venda?

- Infelizmente não, senhor - lamentou Adela. - Fizemos até uma lista de espera, caso houvesse alguma desistência.

- E... ? - Ele recolocou o cachimbo apagado no canto da boca e encarou-a de modo arguto.

- Ninguém desistiu - informou a jovem.

- Ótimo! - Aplaudiu o homem, para surpresa de Adela.

- Mas... imaginei que o senhor quisesse um exemplar.

Ele fez um gesto negativo com o indicador.

- Não, eu não... já li esse livro tantas vezes que até decorei algumas passagens.

E foi só então que Adela reconheceu quem estava diante dela.

- O senhor... o senhor é Sir Arthur Darrington! - Exclamou extasiada.

- Acho que estou mais jovem na foto da orelha do livro - o homem riu baixinho. - Mas, verdade, sou eu mesmo.

- É uma grande honra tê-lo em nossa humilde livraria, Sir Arthur - disse Adela, flexionando ligeiramente os joelhos e curvando a cabeça em saudação.

- Igualmente encantado... Adela - disse ele, estreitando os olhos para ler o nome da jovem na plaqueta de identificação presa ao avental. - Vim para a cidade fazer marketing do livro e achei que seria uma boa ideia poder conhecer um dos lugares onde a magia acontece.

Adela sorriu.

- Não, Sir Arthur. Aqui é o lugar onde a magia NÃO acontece.

Ele deu uma risadinha, apreciando o comentário.

- E que assim permaneça - aquiesceu, olhando para a rua escura além da porta de vidro. - Que as fadas e sua magia fiquem lá do lado de fora.

- [19-09-2023]