O Hamster e sua liberdade

Laura era uma adolescente que parecia ter uma conexão permanente com a internet. Todos os dias, ela passava horas e horas trancada em seu quarto, conversando com suas amigas pelo celular e navegando incansavelmente pela internet ora em seu computador, ora em seu celular. Seus familiares, preocupados com seu comportamento, tentaram de todas as formas tirá-la dali, mas parecia presa em uma rebeldia sem fim.

Até que um dia, em seu aniversário, Laura ganhou um pequeno hamster em sua gaiola. No início, ela até deu um pouco de atenção ao bichinho, alimentando-o e brincando ao seu lado. O hamster, por sua vez, parecia feliz com os cuidados de Laura, correndo em sua rodinha e explorando a gaiola. Engordando cada vez mais, graças aos cuidados que Laura dava ao seu pequeno amiguinho. No entanto, à medida que o tempo passava, Laura foi gradualmente perdendo o interesse pelo hamster. A vida virtual era muito mais envolvente do que a presença de um pequeno animal. Ela dormia durante o dia e ficava acordada até altas horas da madrugada, vidrada em suas telas e desconectada do mundo real.

Certo dia, entretanto, o hamster cansado com sua rotina matinal trancafiada, conseguiu de alguma maneira abrir a sua gaiola com a pouca força de suas incríveis patinhas. Os olhos do bicho estavam muito curiosos com a visão da gaiola aberta. Isso nunca tinha acontecido a ele. Afinal de contas, sua vida era apenas isso. Estar preso na gaiola sendo alimentado por outros. No princípio quando ele saiu, voltou, rapidamente, porque ele ficou com medo de alguém o pegar escapando. Porém, aos poucos ele foi ganhando coragem e desbravar o espaço. Ele sabia que se fosse pego, colocariam-no de volta e aumentariam a vigilância em cima dele. Então ele saía, mas quando chegava a hora dos moradores daquela casa acordarem ele voltava pra gaiola, fechava-a e continuava a vida, seguia o baile.

Dia após dia, ganhava espaço. No princípio ele conheceu apenas o quarto de Laura, vendo, entretanto, uma oportunidade, saía do quarto e visitava outros aposentos, de outros moradores da casa. Assim conheceu o Pedrinho, irmão de Laura; conheceu a Dona Catarina, a mãe; conheceu o senhor João, o pai de Laura. Assim, o pequeno Hamster começou a sonhar que fazia parte dessa família. Aprendeu a amá-la. Na verdade, de noite, ele acabava cuidando de seus novos parentes. Laura? Laura estava tão distraída de madrugada com as telas que ela mal desconfiava da vida dupla de seu companheiro de quarto. Mas o Hamster também amava a Laura. O Hamster estava amando tanto essa vida, que se deu um nome humano, Davi. Davi era seu nome. Davi se imaginava acordando um dia e cuidando de Laura. Imaginou conquistando um emprego e saindo todos os dias para conquistar seu ganha-pão, pra levar à Laura os mantimentos do dia. E dar todo o luxo que ela “merecia”. Ele se imaginava sentando na mesa da sala-de-jantar e jantando juntamente com os seus familiares. Senhor Jão na cabeceira, e do lado direito, o Davi. Em seguida, sentando ao seu lado a Laura, o Pedrinho, na outra ponta da mesa estaria a Dona Catarina, toda satisfeita pela família reunida. Como nunca tinha acontecido naquela casa. Tudo era sonho. Davi se imaginava, convivendo com a família.

Certo dia, porém, depois de ter dormido durante todo o dia e estar acordada a noite toda, Laura se deparou com uma cena surpreendente ao acordar: ela estava dentro da própria gaiola, e o hamster estava do lado de fora. A garota ficou toda chocada e confusa, sem compreender como aquilo era possível. Ela estava em sua própria gaiola. Tinha água, ração, o chão forrado de serragem, a porta trancada e ela sem entender. Ao lado tinha um espelho. Ela se olhou e era ela mesma. No espelho ela se deparou com seu rosto, como sempre esteve, seu corpo, sua mente. E seu pensamento devaneiando, pensando em si própria, como nunca tinha feito. Pois seu pensamento estava focado demais com os vídeos, áudios e com as dancinhas do tik-tok. O que aconteceu com ela? Tentava andar pra lá e pra cá, como se fosse um hamster. Tomou água porque estava com sede. Comeu a ração porque estava com fome. E quando se foi se dar conta, estava correndo na esteira que ela tinha deixado lá pra que o Hamster pudesse se exercitar. Quando ela menos esperava, estava com pensamentos de roedor. Queria roer as grades para sair. Queria inventar um plano para fugir, mas tudo em vão. A gaiola nem estava tão trancada, ela poderia simplesmente empurrar com seu focinho a porta para abrir, como o Hamster fazia todas as noites. Porém, ela não conseguia pensar o óbvio. Ela estava presa na própria gaiola que tinha ganhado de presente com um Hamster em seu aniversário. E onde estaria o Hamster? Ela pensou. Mas em seu pensamento não vinha mais nada. Afinal, era um simples Hamster.

Enquanto ela tentava entender o que estava acontecendo, o hamster se aproximou com curiosidade e, de alguma forma, parecia querer cuidar dela. Ela rapidamente tinha entendido que aquele sonho que um dia sonhara tornou-se realidade. Quem sabe seria uma realidade pra nunca mais acabar? Todo sonho um dia acaba. Mas ele tinha esperança, como os humanos tinham. Será que se tornou humano? Demasiadamente, humano? Filosofou, e decidiu. Iria cuidar de Laura. Assim foram dias, o Davi cuidando de sua Hamster Laura.

E assim, a adolescente se viu literalmente enjaulada em seu próprio quarto, enquanto o hamster assumia o seu papel. Ele saía correndo em busca de comida, voltando momentos depois com um pequeno pedaço de pão. Laura, em meio a reflexões, percebeu o quanto havia se isolado do mundo real e negligenciado as coisas que realmente importavam. O Hamster nem pensava duas vezes, cuidava de Laura. Dava banho nela, dava comida e limpava a gaiola. Ele ficava o tempo todo no quarto. Falando com Laura, sobre seus planos de arrumar um emprego pra sustentar os dois. Ganhar independência. Ganhar o mundo. Quem sabe faria alguma faculdade? Conseguiria uma esposa. Faria uma família. Ele prometeu pra ela que onde ele fosse levaria a Laura com ele. Em sua gaiola. Cuidaria dela pra sempre. Ela creu, aceitou e sorriu. Satisfeita. O Hamster falou à sua família que estava se mudando e que levaria Laura em sua gaiola. A Família aceitou. E foram-se. Hamster, Laura e seus sonhos.

Eduardo Eide Nagai
Enviado por Eduardo Eide Nagai em 10/01/2024
Reeditado em 10/01/2024
Código do texto: T7973651
Classificação de conteúdo: seguro