A LENDA DE APYABAÍBA

Do Tupi, Apyabaíba: Guerreiro Bravo. Traduzia perfeitamente seu nome. Bravo e valente. Um índio respeitado por todos os homens, temido por todos os animais. Enfrentara o que nenhum cavaleiro medieval de conto de fadas jamais teria sequer coragem de enfrentar.

Sobrevivera ao mais poderoso veneno da floresta, que mata em segundos, por semanas, enquanto a cura não encontrou.

Lutara contra uma tribo de mais de cem índios canibais apenas com uma pedra na mão.

Matara uma cobra que conseguia engolir não apenas um boi, mas um rebanho inteiro em um almoço só, para de dentro dela salvar um menino.

Derrubara mais de mil árvores, apenas com a força dos braços, em poucas horas, para conter uma inevitável enxurrada que uma represa natural causaria.

Enfrentara gélidas temperaturas que matariam pingüins de frio, mergulhara em vulcões, passara dias debaixo d’água, domara furacões.

Amara as mais belas mulheres, ficara inimigo dos mais pavorosos homens.

Um dia, a passear pela capital, parou para dar um cochilo. Atearam-lhe fogo.

E assim morreu Apyabaíba...

________________

/_________________\

/ APYABAÍA \

====================

|| Que passou a vida inteira ||

|| Sempre o mal a combater ||

|| E da mais cruel maneira ||

|| Condenaram-lhe a morrer ||

||_______________________||

(07/01/08)

Josadarck
Enviado por Josadarck em 08/01/2008
Reeditado em 16/08/2010
Código do texto: T807755
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.