KENTAUROS

KENTAUROS

Laboratório de Pesquisa Genética Olimpo – Tessália – Grécia

Em um futuro próximo.

- Dr. Posseidonis, é um enorme e grato prazer recebê-lo em nossas humildes instalações. – O homem ao qual é dirigida essas palavras é um senhor com cabelos e barbas grisalhas, cerca de 1,75 m de altura, olhos negros que anda com dificuldades, apoiado em uma bengala exótica com três pontos de apoio. Ele estende a mão direita para seu interlocutor e a aperta com satisfação.

- Sem dúvida Dr. Zeus, as suas instalações são maravilhosas. Olimpo está muito bem administrado, com certeza.

- Bondade sua senhor, mas o que nos motiva aqui não são as instalações maravilhosas, e sim aquilo que podemos fazer com elas. Nossas pesquisas estão em um estágio adiantado e logo poderemos declarar ao mundo que o Laboratório Olimpo achou a cura para todas as doenças de cunho genético existentes no mundo.

- Folgo em ouvir isso Dr. Zeus, é maravi... – a frase foi interrompida no meio, pois entra pela porta uma mulher alta, com 1,82 de altura, corpo atlético e proporcional, tez clara e olhos de um azul intenso. O rosto apresenta lábios carnudos e os olhos são penetrantes e revelam inteligência bem acima da média.

- Por todos os deuses Dr. Zeus, esconde bem suas novidades. Quem é a formosa mulher?

- Grato pelo elogio senhor.

- Querida este é o Dr. Posseidonis, o chefe do departamento de genética do grupo Mitos, ao qual pertence o Olimpo.

- Encantado senhora. – Posseidonis faz uma reverência.

- Parem vocês dois assim eu fico encabulada. – Hera fica ligeiramente ruborizada.

- Ah, Dr. Posseidonis, esta formosa mulher, além de cientista-chefe adjunta de Olimpo ainda é minha amada esposa.

- Sem dúvida o senhor tem sorte Dr. Zeus, Dra. Hera, encantado.

- Querido, temos um pequeno problema no setor Tessália.

- No Tessália?

- Algum problema Dr. Zeus?

- Ah, bobagem Dr. Posseidonis, deve ser nossa mascote tendo um de seus ataques. Kentauros é muito agitado e as vezes tenta sair de sua jaula, chega a ficar horas batendo os braços e a cabeça em alguma das paredes. Está em uma jaula de plástico inquebrável, totalmente transparente.

- Mascote? Aqui em um laboratório?

- Na verdade Dr. Posseidonis, é também um experimento paralelo, fruto de anos e anos de pesquisa de um de nossos ex-colaboradores, Dr. Ixion.

- Ixion, ah, sim, sim, li muito a respeito dele e de seu projeto. Algo sobre misturas genéticas em animais superiores de forma que seres diferentes possam ter algum tipo de ligação física sem que haja rejeição. Decerto um trabalho fabuloso. Eu não sabia que ele havia saído de Olimpo, uma pena. A julgar pelos relatórios perdemos um excelente profissional.

- Isso mesmo Dr. Posseidonis, um estupendo profissional, um bom homem também, mas tinha um pequeno defeito.

- E qual seria esse defeito Dr. Zeus?

- Sua ética moral não era das melhores, se insinuou para diversas cientistas de nossa instituição.

- Oh, que coisa horrorosa, presumo que o demitiu por isso.

- Para falar a verdade não cheguei a demiti-lo, ele simplesmente desapareceu completamente, inclusive tivemos de rever grande parte de sua obra antes de continuar o seu projeto. Isso nos custou um atraso de quase um ano nas pesquisas, mas agora está tudo em ordem.

- Perdemos um bom cientista, mas um homem não tão bom. Acontece, não podemos achar que só por ser cientista um ser humano não sofrerá dos defeitos e mazelas que afligem a humanidade desde que nossos ancestrais saíram do alto das árvores e começaram a desbravar o chão.

- Isso mesmo Dr. Posseidonis. Está cansado ou podemos continuar com a visita?

- Continuemos sim, por favor. Depois se puder me mostrar a sua mascote ficarei grato. Mas agora é hora de ciência, por isso estou aqui. - E tateando o chão com sua bengala de três pontas Dr. Posseidonis seguiu com certa lentidão atrás do Dr. Zeus e sua amada esposa Dra. Hera, integrando-se sobre todas as facetas desenvolvidas no laboratório Olimpo.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Em uma sala localizada na ala leste do grande laboratório.

Ele empinou o corpo e sem aviso lançou-se com toda a força contra a parede de plástico que o mantinha preso, como sempre o resultado foram dores no corpo, decidido repetiu a operação mais uma dúzia de vezes e finalmente caiu quase desfalecido no chão recoberto por palha.

Sem esperanças de conseguir seu intento ficou sentado, socando a parede com os braços e às vezes com a cabeça, de sua garganta saiam sons guturais, sem sentido, muito semelhantes ao relinchar de um cavalo.

Impotente diante das paredes de sua prisão ele parou os gestos bruscos e agressivos e pela enésima vez recapitulou sua vida e de olhos humanos começaram a sair lágrimas de dor e desespero.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dia seguinte.

- E então Dr. Posseidonis, o que achou de nossas acomodações para hóspedes?

- Magníficas Dr. Zeus, é o mínimo que posso dizer, depois desta visita não duvide que o orçamento de Olimpo dentro do conglomerado Mytos receberá um aumento substancial de verbas, não duvide.

- Amor, oh, desculpe Dr. Posseidonis, pensei que ainda estava repousando, não queria atrapalhar.

- Dra. Hera, uma mulher com a sua formosura e beleza não atrapalha nada nem ninguém.

- Assim eu fico lisonjeada Dr. Posseidonis, por favor. – Dra. Hera mostra a face já um tanto ruborizada.

- O que foi querida?

- Oh, Kentauros novamente.

- Ah, a sua mascote?

- É agora está empacado lá, não quer comer.

- Falando nisso Dr. Zeus, prometeu me levar para ver essa criatura que parece lhe dar muito trabalho.

- Oh sim, isso mesmo Dr,. Posseidonis. Querida quer vir?

- Acho melhor seguir com vocês mesmo.

- Kentauros tem um carinho muito grande por minha esposa Dr. Posseidonis, muitas vezes a simples presença dela na sala onde o mantemos já o acalma e faz com que volte a se alimentar.

- Oh, oh, sem dúvida um animal mimado.

- Exatamente Dr. Posseidonis. Se quiser nos seguir.

O trio segue para a ala leste conversando animadamente.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dois anos atrás.

Irritado com o resultado Ixion joga a lâmina que examinava junto com o telescópio contra a parede espatifando aparelho e conteúdo. Nos últimos meses esses insensatos ataques de fúria o consumiam cada vez com mais intensidade. E o motivo de tanta raiva estava neste momento perto dele passando uma descompostura no irritadiço cientista.

- Dr. Ixion, faça-me o favor, é o quinto telescópio em menos de dois meses. O que foi agora?

- Dra. Hera, me desculpe o resultado da minha pesquisa, parecia tão promissor, mas está longe do que pretendo alcançar.

- Dr. Se fosse destruir tudo que não consigo fazer no prazo que tenho ou naquele que me proponho e metade deste laboratório já teria virado sucata. Tente se comportar.

- E como me propõe fazer isso? Devo fechar os olhos? Tapar o nariz? Não sonhar, ou pensar? Dra. Você sabe o motivo de minha irritação.

- Isso de novo Dr. Ixion, ponha na sua cabeça dura, sou uma mulher casada e muito bem casada, e amo meu marido.

Ixion segura com força a mão esquerda de Hera e a leva a altura de seu coração.

- Sinta Hera, ele bate apressado, descompassado, ele a ama. Zeus pode ser um bom marido, mas não pode amá-la como eu a amo.

Irritada Hera força o braço e se desvencilha do aperto de Ixion, se afastando do inoportuno cientista.

- Querido preciso falar contigo.

- Ok Hera, feche a porta então meu bem. O que é?

- O de sempre Ixion.

- O que aquele inoportuno aprontou desta vez?

- O de sempre, pela enésima vez declarou-se apaixonado por mim. Não pode demiti-lo amor?

Zeus fica irritado, os olhos negros demonstram isso.

- Ainda não amor, o laboratório precisa dos estudos dele.

- Estou irritada com isso amor, ele é inoportuno e está causando prejuízos a Olimpo, em dois meses já foram cinco telescópios quebrados, fora as lâminas.

Diante das constantes queixas da esposa uma idéia começa a tomar forma na cabeça de Zeus. Nos dias seguintes ele faz inúmeras ligações para o departamento de robótica do conglomerado Mytos. Enfim após muito pesquisar e conseguir falar com as pessoas certas ele tem confirmado que o objeto de seu desejo será entregue em Olimpo daí a cinco dias.

E a entrega efetivamente é feita.

- Querido, há uma entrega especial para ti, vem direto do departamento de robótica avançada. Quer que eu abra? – Pelo holofone Hera fala com o esposo.

- Não toque em nada Hera, mande descarregar na ala oeste, sala V-09.

- Ala oeste, mas querido....

- Por favor, eu explico tudo depois, faça o que lhe pedi.

- Homens...ok, vou receber essa coisa que nem sei o que é e encaminhá-la para a V-09.

Poucos minutos depois.

Dr. Zeus se dirige apressado para a sala onde a esposa colocou sua encomenda, no caminho para perto de Ixion.

- Dr. Ixion, como vão seus estudos?

- Estão bem Dr. Zeus, muito bem, e sua esposa?

- Ah, sabe como são as mulheres. Informou-me que iria tirar a tarde de folga, deve ter ido ao cabeleireiro, mais provável ao SPA. Hoje vamos ter um jantar especial em minha casa.

- O senhor é feliz Dr. Zeus, tem uma belíssima esposa e muito eficiente no serviço. – No semblante de Ixion uma clara demonstração de contrariedade, para ele Hera tinha de se arrumar para ele Ixion e não para um homem de estatura mediana, ligeiramente obeso e usando antiquados óculos fundo de garrafa.

- Sem dúvida Dr. Ixion, agora se me dá licença, tenho alguns afazeres que estão atrasados. Até mais.

No caminho, sem que Ixion perceba Dr. Zeus sorri.

Enfim Dr. Zeus entra na sala V-09, sua esposa está ali, aguardando o marido e principalmente pelas explicações que este terá de lhe fornecer.

- Como demorou querido, agora poderia me fazer o favor de falar o que é tudo isso? – Diz apontando para a pesada caixa enviada pelo departamento de robótica do grupo Mytos, grupo esse do qual Olimpo era somente uma dos braços.

Zeus sorri com a curiosidade da esposa, olha no seu semblante e sem poder se controlar lhe dá um longo beijo.

- Sabe que te amo?

- Ora Zeus, isso eu sei há muito tempo, também te amo.

- Bom esse é um andróide modelo NEFELE-05.

- Um andróide? E o que vai fazer com isso?

- Ora querida pense. Ixion não vive lhe importunando?

- Bem, e o que o andróide tem a ver com isso?

- Conhece algo do modelo NEFELE?

- Sinceramente não, o que de tão misterioso esse modelo tem que devo conhecer?

- O modelo pode assumir a forma e aparência de seres humanos, basta para isso aplicar a programação correta.

- Ah, sim, ótimo. E daí?

- Ora querida, digamos que daqui a alguns dias você terá uma irmã gêmea.

- O quê? Vai dar a essa coisa a minha aparência. Zeus o que você tem querido? Estou preocupada com tudo isso.

- Dê-me alguns dias amor, e então vai entender tudo.

Hera sai da sala, muito preocupada com o marido e seus mistérios.

Durante uma semana Zeus fica dedica mais tempo para NEFELE-05 do que para o gerenciamento e administração de Olimpo. Hera fica sobrecarregada de trabalho nestes dias, e Ixion aproveita a ausência do marido de sua amada e faz nova investida, sendo novamente rejeitado. Enfim Zeus chama a mulher para ver o resultado de seu trabalho.

Irritada Hera entra na sala, pronta para descarregar a raiva e frustração com o comportamento do marido, mas ao entrar pela porta a surpresa é tanta que ela fica muda.

- Então querida, o que acha? Se aproxime, veja se esqueci algum detalhe.

Hera se aproxima do andróide, agora já modificado e a analisa com olhos de cientista.

- Mas é incrível, isso é...

- Sim querida esse novo modelo 05 ainda é experimental, mas sem dúvida é fantástico. Agora nosso amigo Ixion terá aquilo que merece.

- Como? O que está pensando em fazer?

- Lembra que eu disse que você teria uma irmã gêmea? Bom, Ixion não sabe disso. Ele terá uma surpresa, não duvide disso. Tenho uma surpresa para nosso amiguinho.

- Zeus, o que vai aprontar? Despeça logo esse maldito e esqueça isso tudo.

- Esquecer? O maldito dá em cima da minha esposa e eu devo esquecer? Não minha amada, não só não o despedi ainda por ele estar desenvolvendo um trabalho incrível. Vou lhe dar a oportunidade de testar o próprio experimento. Mas para isso precisamos de Nefele-5.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Ixion foi o primeiro a perceber uma mudança de atitude em Hera. A mulher que antes lhe evitava de todas as formas começou a procurá-lo com freqüência, tentando se inteirar de seu trabalho. Com as constantes visitas Ixion ficou mais ousado, as vezes pegava nas mãos de Hera e ao invés da rejeição brusca a mulher parecia aceitar o assédio. Os dias foram passando e a paixão do cientista aumentou de forma insana.

Então aconteceu, após um longo jogo de sedução Hera passou na bancada do cientista e lhe entregou um bilhete. Ao abrir o coração de Ixion disparou de alegria, com letras elegantes e uma caligrafia legível estava lá: “Me encontre na sala V-09.”

Aquilo fez o coração do cientista disparar, pouco depois ele abandona sua bancada e se dirige até a sala indicado, ao abrir ela está lá, seminua, deitada em cima de uma mesa. Ela o olha com nítido desejo, e finalmente acontece. Ixion tira a roupa, despe a mulher amada do pouco que estava usando e a possuí com ardor e com furor. Quanto tempo ficou Ixion ali, amando Hera ele não sabe, por fim saciado e satisfeito ele se levanta da mesa e sente uma picada em sua nuca, ao virar a face para ver quem havia feito isso seu coração dispara. Hera e Zeus sorriem satisfeitos enquanto o cientista desfalece.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Dias atuais.

- Dr. Posseidonis o que vai ver agora não é nenhum milagre, como se nós cientistas pudéssemos acreditar em algo deste tipo, mas é o trabalho de nosso ex-colega Ixion.

A porta se abre e o que Posseidonis vê ultrapassa a lógica e a razão.

- Mas o que é isso? Digo, como é possível, eu...

- Eu sabia que o senhor iria ficar abismado doutor. Esse é Kentauros.

Posseidonis se aproxima da jaula de plástico onde o animal é mantido prisioneiro e olha o corpo de cavalo, suas quatro patas, seu rabo e como que “brotando” no lugar da cabeça do cavalo havia um torno humano, com braços. O cabelo comprido e a barba longa e sem cuidado dão à criatura um ar de desleixo.

- Isso Dr. Posseidonis é o fruto do trabalho do Dr. Ixion.

- Como foi possível?

- Dr. Ixion estudava a compatibilidade genética das diversas espécies, em seu estudo ele sugeria que se dois animais distintos fossem gerados “in vitro” com uma das cobaias recebendo doses maciças do DNA do animal superior havia grande probabilidade de que enxertos como esse pudessem ser bem sucedidos.

- Entendo dois animais, um considerado superior e outro mais abaixo na escala evolucionária. O inferior teria de receber durante o desenvolvimento doses maciças de DNA do superior, depois se enxerta algum “pedaço” do superior no inferior, o risco de rejeição é praticamente zero, pois o sistema imunológico vai reconhecer o pedaço enxertado como geneticamente compatível. Uma idéia até simples, mas não pensei que na prática isso já fosse possível.

- Kentauros é apenas um protótipo, ainda estamos aperfeiçoando os estudos de Ixion, mas em breve teremos mais destas raças mistas, já pensou no benefício que isso pode trazer para a pecuária?

- Sem dúvida, mas fico com uma questão em aberto, quem é o homem que autorizou isso?

- Um pobre coitado com tendências homicidas. Parece que foi rejeitado por uma mulher e ficou obcecado com isso. Tentou de todas as formas fazer-se amar, quando não conseguiu tentou se matar. Ficou um ano sendo mantido sedado enquanto o corpo do cavalo se desenvolvia. Após isso fizemos o enxerto de seu torso no corpo do cavalo. Tivemos de mantê-lo mais seis meses sedado enquanto todas as complicações de tal operação iam sendo sanadas, estivemos a ponto de perdê-lo duas ou três vezes, mas aqui está. O primeiro centauro real da história.

Enquanto Zeus explica o processo para Posseidonis o animal se irrita e começa a lançar o corpo com toda a força contra a parede de sua prisão, Hera no entanto se aproxima e fica a olhar para aquilo que já foi Ixion, a presença dela tem um efeito calmante na criatura, que para os ataques, se aproxima do local aonde Hera está e chora, de seus lábios sai uma frase ainda incompreensível: “ Hera eu te amo”.