Exílio: o vôo cego - Parte 3

E mais uma vez a insônia deitou-se ao lado de Ivan,sussurrando horas infinitas.A perspectiva de mudança que uma nova missão agia em seu âmago findava,invariavelmente,tendo como escape a ruína de uma noite de sono.Ele levantou-se da cama e decidiu-se por revisar seu equipamento tantas vezes quanto seu tédio permitisse.Enfim,como saldo da noite,conseguiu roubar apenas algumas poucas horas das mãos da angústia.Todavia,isto não implicava necessariamente em cansaço,pois,tal qual todo sonhador,um simples lampejo já se faz cama e mesa.Tomou um banho,trocou-se,tomou em mãos sua bagagem e,pouco antes das oito,dirigiu-se para a base de lançamento.

Ao caminhar pelo mundo cinzento da arca,repassava silenciosamente sua última conversa com Matheus.Eles já eram amigos a tempos,e Ivan sabia ser um dos poucos a decifrá-lo, por isto ele tinha a convicção de que o companheiro não havia sido de todo honesto em suas declarações.Ivan sabia o que de fato mantinha-o membro da Expedições.De forma alguma era mesma infantil inocência que ele próprio nutria.Infantilidade,tampouco inocência,são definições cabíveis no caráter de Matheus.O que realmente impulsionava-o era justamente a possibilidade de atingir alvos muito além do alcance de todos os outros.Era ser superior,em maneira,a toda a sociedade estagnada das Ligas das Arcas.Esta passaria seus dias remoendo-se em um mundo marítimo cercado pelas frias paredes de metal.Matheus não se contentava com isso,e se orgulhava em ter algo mais,algo só seu.A Expedições era,por fim,seu individualismo.

Enquanto andava cabisbaixo e pensativo,Ivan chegou ao ponto de encontro.Militares e cientistas andavam por todos os lados,preenchendo toda a área como formigas operárias.Em seu centro,tal qual uma rainha,estava o velho General Solano ditando as ordens.O militar era um senhor beirando sua sexta década de vida, refletida nos sulcos profundos em seu rosto e na calva em sua cabeça,no entanto ainda se apresentava com considerável preparo físico,apoiado em especial em sua alta estatura.Ao seu lado estavam Matheus,Henrique,geólogo-chefe do grupo,Thiago,tenente e responsável pela expedição,e um grupo de mais 11 pessoas entre cientistas e militares.

Após traçado o plano de ação,o grupo se dividiu entre dois grandes helicópteros e partiram rumo ao continente,saudados pela brisa da manhã.Já lançado ao ar,Ivan olhava melancólico para a arca flutuando a deriva do oceano.Matheus,por sua vez,se limitou a acender um cigarro e observar o amigo.Seguindo o planejamento,teriam que pousar nas proximidades do litoral de Bauru,uma inovação geográfica surgida graças ao degelo das calotas.Pouco antes do fim da tarde,a equipe chegou ao local.

Ao que tudo indicava,a área de pouso correspondia a um antigo estacionamento da finada cidade,se mantendo agora muito diferente do que outrora.Melhor dizendo,toda a cidade acompanhava essa complexa mutação.Com o extermínio promovido pelos nano-robôs em células animais,todos os animais foram dizimados.Os poucos sobreviventes constituem-se nos levados para as arcas antes da total disseminação,e os animais marinhos que se mantiveram afastados das costas.Logo,as plantas que dependiam deles em seu processo de polimerização também encontraram a extinção,abrindo espaço apenas para aquelas mais resistentes e adaptáveis.O continente,desta forma,ao longo dos 300 anos,ganhou um aspecto de selva silenciosa,uma verdadeira brincadeira paradoxal entre vida e morte.Entre um espaço e outro desta imensidão verdejante saltam ruínas de antigas construções,não mais do que lápides deste cemitério da humanidade.Espalhados por todos os cantos surgem os mais variados tipos de sucata,sobre os quais o tempo ainda não pôs seus dedos.

Com os helicópteros no solo,Ivan finalizou de vestir sua roupa de proteção.Colocou suas grossas luvas,apertou as presilhas de seu grande capacete de vidro e abriu os galões de oxigênio. Tendo o restante dos tripulantes seguido o mesmo processo,o piloto finalmente pode acionar o AINE,um aparelho de inibição nano específica desenvolvido para atuação em curto espaço de tempo.Em resposta,uma fina camada de partículas se elevou do solo e das plantas nas proximidades,deixando livre a área ao redor dos veículos.As portas foram abertas e logo a equipe se reuniu entre as naves.Agora iniciava-se a expedição.Para Ivan,uma chance.Para Matheus,a diferença.