KOVURO E ARUEN - Segunda parte

Quanto mais perto estava de Marka, mais freqüentes eram as concentrações de tropas e os acampamentos militares.

Também era possível encontrar pequenos campos cultivados.

Kovuro decidiu que devia adotar um disfarce.

Não podia chegar perto das muralhas de Marka com sua aparência de guerreiro. Devia ocultar suas armas e trocar sua montaria por outra que não fosse a de um homem de luta. O blenfa era, evidentemente, uma montaria de combate. Portanto, ao chegar o frio com o ocaso dos sóis, aproximou-se da primeira aldeia de campônios e decidiu pedir abrigo numa modesta moradia.

–Ó, de casa! – disse.

Assomou na porta uma adolescente miúda, de corpo bonito, cabelo aloirado e olhos cinzentos, aparentando doze anos.

–Sim, moço? – disse, assustada perante o descomunal guerreiro.

–Quero um lugar quente para dormir.

–Você é soldado da Mama?

–Não.

–Entre.

Kovuro não se fez repetir.

Deixou a blenfa amarrada no palenque frente da porta e entrou. Dentro da choupana, esperava-lhe uma surpresa.

Quando seus olhos acostumaram-se à penumbra, ele viu o repulsivo espetáculo de dois seres; um homem e uma mulher; drogados e atirados no chão; banhados em seu próprio vômito e roncando ruidosamente.

Kovuro nunca imaginara semelhante quadro. Conhecia a existência de drogas, mas nunca tinha visto em alguém os efeitos que elas podem causar. E agora, o asqueroso espetáculo do casal de campônios; entregues ao efêmero prazer da mutara misturada com vinho, estava a ponto de revirá-lhe o estômago.

Encima da mesa, ainda haviam duas frutas granuladas semi-espremidas; das quais os donos de casa haviam tirado o maldito suco puro. Kovuro dirigiu seu olhar à menina. Esta devolveu o olhar e disse:

–Eles acordarão amanhã pelo meio-dia, guerreiro. Pode passar ao outro quarto e dormir à vontade.

–E eles?

–Não ligue. Isso é coisa de todos os dias.

–Mas, por quê...?

–Não sei nem me importa. Pelo menos assim, não estão me batendo.

Kovuro sentiu uma sensação desconhecida, talvez fosse compaixão pela pobre menina ou talvez fosse pena dos pais da mesma. O certo é que sentiu o impulso de acariciar a cabeça da mocinha.

Quando o fez, sentiu-se melhor. Como resposta, a camponesa agarrou as mãos do homem e apertou forte.

Kovuro não estava acostumado a este tipo de coisa. Seu mentor ensinara-lhe que demonstrações de carinho ou compaixão são sinais de fraqueza; mas isto foi um choque na vida e maneira de pensar do mercenário de Purana. A menina puxou o gigante para o outro cômodo da casa.

–Venha!

Kovuro deixou-se levar. O quarto era pequeno e sujo, porém quente. No centro havia um braseiro crepitante.

–Quando eles estão assim, não sentem o frio. Então aproveito para dormir aqui, no calor... – disse a garota – Como é o seu nome, guerreiro?

–Kovuro.

–O meu é Tules. Tules Dotir Reggihag.

Por toda resposta, Kovuro estendeu sua capa marrom encima de um couro preto de wok bem grosso e peludo que fazia às vezes de cama ao lado do braseiro.

–Vai dormir agora?

–Sim.

–Não quer comer um pouco de...

–Não.

–Está bem, como queira, Kovuro.

O mercenário já estava deitado e a menina relutava em sair do quarto.

–Posso dormir aqui?

–A casa é sua.

–Claro.

Em seguida ela deitou-se ao lado de Kovuro encolhida em posição fetal, e chupando um dedo, foi ficando dormida...

*******.

Pelas frestas da janela a luz foi aparecendo, mas não eram os raios amarelos e alaranjados dos dois sóis, era uma luz difusa, como se estivesse nublado, como se o céu fosse despencar sobre as cabeças dos aldeões.

Kovuro abriu os olhos devagar, ordenando cautelosamente seus pensamentos para lembrar onde estava e ouviu a chuva caindo suavemente, quase como um murmúrio. Endireitou-se, estudando o quarto, escrutando a penumbra entrecortada apenas pelos pontos de luz das frestas.

Seu ouvido apurado captou os ruídos da rua no inicio de um dia chuvoso e ao seu lado a respiração tranquila da menina ainda dormida, encolhida como um xawa junto ao seu corpo. Levantou-se com cuidado de não acordá-la e saiu do quarto, procurando um lugar para urinar.

Na sala, os donos de casa ainda estavam atirados sem se mexer. Uma rápida olhada bastou para ver que estavam mortos. Talvez tivessem exagerado na mistura. Não ficou muito impressionado porque não encontrava razão para isso.

Mas lamentou que a menina encontrasse esse quadro ao acordar.

O gigante espiou por um buraco da porta, enquanto buscava uma maneira de sair da choupana sem ser percebido. O blenfa estava abaixado, pachorrento, perto da parede, com a chuva escorrendo livre pelas suas penas marrons.

Afora estava calmo. A chuva suave formava poças na terra vermelha. Algumas figuras enroladas em capas caminhavam pela rua lamacenta carregando feixes de lenha ou vasilhas com água para suas miseráveis moradias.

Depois de urinar na parede, do lado de fora, Kovuro entrou de novo na casa. A menina ainda dormia. Seus pequenos peitos ainda em formação subiam e desciam ao ritmo da respiração. Kovuro procurou entre as roupas penduradas nos pregos, uma capa de camponês que pudesse lhe servir.

Achou uma capa longa e preta, que vestiu e achou que, encolhendo um pouco o corpo, passaria despercebido podendo misturar-se com os campônios. Recolheu e embrulhou cuidadosamente suas armas na sua própria capa marrom, e já estava de saída, quando a menina despertou.

–Está indo embora, guerreiro?

–Sim.

–Boa fantasia.

–Espero que funcione.

–É a melhor capa do meu pai. Ficará furioso quando acordar.

–Não acordará. Está morto. E a sua mãe também.

Ela ficou séria.

–Você os matou?

–Não. Foi a mutara.

A garota lutou para não chorar.

–Mais tarde mais cedo, todos terminam assim – disse ela, e acrescentou:

–Já vi isso antes.

–Você está sozinha agora.

–Sim – os olhos de Tules começaram a molhar-se – Kovuro!

–Sim?

–Me leve com você.

Agora a garota chorava abertamente.

Kovuro ouviu-se dizer:

–Venha!

*******.

Com trezentos mil habitantes aproximados; Marka era um conglomerado de moradias amontoadas de qualquer maneira, onde na luz do começo do dia, algumas mulheres circulavam com vasilhas de água, pois a cidade não tinha encanamentos.

O esgoto das moradias corria a céu aberto. A podridão circulava livremente na rua. A chuva cessara e os dois sóis apareceram e esquentaram o ar com sua intensa luz amarela e alaranjada; fazendo o barro secar, com o que o cheiro de estrume humano e animal ficara insuportável, ofendendo o nariz de quem aí chegasse por primeira vez.

O lugar estava rodeado por um fosso profundo, ao qual derivavam os esgotos a céu aberto e córregos de água suja.

Uma ponte levadiça no lado sul, vigiada por guardas armados com lanças e espadas, permitia a entrada de nativos e visitantes.

Por ela entravam e saiam pessoas a pé e montadas, com frutas e legumes em carroças puxadas por asgoths, ou com carga nas costas, para manter abastecida a grande concentração de gente.

O porto marítimo estava perto; podiam enxergar-se os mastros dos navios por cima das construções.

*******.

(continua)

*******.

O conto KOVURO E ARUEN forma parte integrante da saga inédita

Mundos Paralelos ® – Fase 2 - Volume V, cujo inicio pode ser encontrado no Blog Sarracênico - Ficção Científica e Relacionados,

sarracena.blogspot.com

Gabriel Solís
Enviado por Gabriel Solís em 17/03/2011
Reeditado em 17/06/2017
Código do texto: T2854116
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.