Pergunte-me Como

Deuteria ficava longe, nos arrabaldes da Galáxia. Orbitava uma estrela K, alaranjada, e havia sido terraformado milhares de anos atrás, num tempo em que isso ainda não era considerado eticamente imoral. Sim, Deuteria era um planeta. Daqueles redondos.

Ao tempo da guerra contra os Idirans, pouca gente lembrava de sua existência. Exceto, claro, o Colegiado de Mentes, que nunca esquecia de coisa alguma. E o Colegiado achava uma coisa boa que Deuteria houvesse sido relegado ao esquecimento universal. Havia sempre uma possibilidade de que um dia precisassem novamente da principal especialidade do planeta; até lá, quanto menos pessoas lembrassem da sua existência, melhor.

- O Agente Especial Quindane Malwr Haaresi deseja falar-lhe - anunciou a secretária.

- Circunstâncias Especiais? Quanta honra! - Ironizou Pergunte-me Como, a Mente que administrava Deuteria. - Passe a ligação.

- Ele veio pessoalmente. Está aqui, na antessala.

- É uma visita oficial?

- Ao que parece... não me deu detalhes.

Pergunte-me Como suspirou.

- Problemas à vista. Mande entrar e sirva um cafezinho.

Quindane Malwr Haaresi foi introduzido pela secretária no escritório da Mente. Havia apenas uma fileira de cadeiras acolchoadas em frente a um telão, que se iluminou com a entrada do visitante. Pergunte-me Como resolveu exibir a sua "persona" padrão: um homem de meia-idade com cabelos escuros, ficando grisalho nas têmporas, vestindo uma batina marrom de monge.

- Ao que devo a honra? - Perguntou secamente, tão logo o Agente acomodou-se.

- Olá, Rocha. Disseram-me que você havia se aposentado...

- Desagradável vir de tão longe para lembrar-me do "Rocha". Sim, estou preso neste... ah, planeta. Mas, não é de todo mau. A cultura nativa é das mais interessantes. Ah! E eu estou escrevendo um livro.

Quindane Malwr Haaresi ergueu um sobrolho.

- Depois conversaremos sobre suas realizações literárias. O Colegiado deseja que você volte aos negócios.

A figura no telão entrelaçou as mãos.

- Sério?

- Claro que é sério. Por que acha que vim até aqui?

- De volta aos negócios - ponderou Pergunte-me Como, olhando para um ponto distante no horizonte. - Mas não tenho uma equipe de trabalho há séculos... ninguém se interessa mais por esse assunto hoje em dia.

- Estamos montando uma Força-Tarefa - assegurou o Agente. - Vai ter o melhor pessoal que pudermos recrutar.

- O meu livro vai precisar de um editor...

- Isso poderá ser arranjado.

- Muito bem. E o que vamos vender desta vez?

- Guerra. Ou melhor: o imperativo moral para a guerra.

Pergunte-me Como suspirou.

- Quero voltar para um VGS...

- Não estique demais a corda, Rocha. Mas posso prometer-lhe que levarei seu pleito ao Colegiado - caso tenhamos êxito na missão.

- Acho que temos um acordo - disse finalmente Pergunte-me Como.

[04-11-2012]