RUPTURA

RUPTURA


Miguel Carqueija




Senhoras e senhores, perdoem a minha falta de modéstia. O que vocês estão vendo é de fato algo que revolucionará a Ciência e até a nossa vida quotidiana e marcará profundamente a Civilização, a partir deste dia. Foi um grande e memorável esforço até que a Fundação para Sondagem Temporal, da qual sou presidente, reunisse os meios para esta exibição pública no Riocentro. Digo-lhes que, agora, o Brasil caminhará à frente dos acontecimentos científicos e será respeitado no concerto das nações.
Como podem ver, esta imensa tela panorâmica vai se iluminando aos poucos. Com a energia dos geradores de glúons — uma misteriosa partícula subatômica — iremos buscando a imagem do passado longínquo. Não, não há truques. Sei que muitos não acreditam, mas quando se conhecem os meios para a prospecção temporal, é uma brincadeira saltar cem milhões de anos e observar a imensa floresta cretácea. Sim, é o que nós começamos a ver. Cristalizam-se na tela as figuras de imensos fetos arborescentes.
Não se assustem. O gigante que vocês observam agora pastando é um brontossauro de 20 toneladas. Como vêem não é tão pesadão como se supunha. Pode até correr, acreditem. Aliás, observem! Ele olhou para os lados, muito espantado, e começou a correr mesmo! Foge para o lago! É sinal de que algum carnívoro se aproxima... hein? Atravessar a tela? Nem pensem nisso! Existe um mecanismo de segurança e a tela funciona como uma barreira entre as duas épocas...
Hein? O que vocês querem? Não posso largar os controles, por favor voltem para os seus lugares... O que? Para que essas armas? Não! Não mexam aí! Quem são vocês afinal?
O que? Movimento Nihilista? Mas o que tenho eu com isso? Não, meu amigo, por favor, vire essa escopeta para lá! Eu não sou político! Destruir tudo? Se fizerem isso com o governo eu não me importo, mas a minha invenção? Ei, quem são aqueles... aquele grupo armado... junto à tela? Vocês estão provocando pânico entre as pessoas!
Não, pelo amor de Deus! Me larguem! Não mexam nesses controles! Não, não os danifiquem! Não vêem que, com isso, a conexão temporal ficará estacionada no Cretáceo?
Ó, céus! Que estão fazendo! Parem com essas marteladas! Será que não há polícia por aqui? O que? Olhar para a tela? Epa, aqueles sujeitos estão montando uma bazuca! Não, isso é loucura! Vocês não podem arrebentar a tela... é perigoso... provocarão a ruptura da tensão temporal... misturarão duas épocas...
Que horror! Vocês perfuraram a tela! O projétil não saiu do lado oposto... penetrou na paisagem... que agora é tridimensional... que vento é esse?
Vejam o que vocês fizeram! Abriram a porta do passado... e justamente agora... vejam o que se aproxima... o que espantou o brontossauro... é um bando de tiranossauros Rex! Oh, meu Deus! Que monstros horrorosos! E eles vêm vindo sobre nós! Meu Deus! Meu Deus! Salve-se quem puder!...


imagem freepik.com