Marte era azul

Para você que ainda é jovem e que talvez não saiba ou até seja incapaz de imaginar, visto do espaço, Marte era azul e cheio de vida.

Naqueles tempos, antes que a expansão orbital planetária fosse esfriando o planeta Marte e tornando o planeta terra cada vez mais azul, os Marcianos habitavam toda a superfície do Planeta.

Os Marcianos eram um povo franzino, não porque fossem mal alimentados ou comessem alimentos pouco nutritivos, mas porque a gravidade do planeta era mais fraca e não exigia uma conformação biológica robusta para seus habitantes.

Atualmente a força de gravidade em marte é duas vezes e meia mais fraca que a do planeta terra, ou seja, a aceleração da gravidade em Marte é de 3,7 m/s² e na Terra 9,8 m/s², a expansão orbital do nosso sistema solar atual, afasta a terra do nosso sol, cerca de quinze centimetros por ano. Conforme vamos nos afastando do nosso sol, Marte e Terra, vão se tornando cada vez mais frios.

Visto do espaço, Marte era azul, havia mares e rios abundantes de água e vida, planícies verdejantes e florestas com milhares de espécies vegetais e animais.

Com a passagem das eras, nosso planeta foi ficando cada vez mais frio e sujeito a catástrofes climáticas e a desertificação, nossa gravidade foi tornando-se cada vez mais fraca e a temperatura de ebulição das águas foi cozinhando o planeta e extinguindo toda a vida.

Incapaz de reter sua atmosfera, o ar rarefeito tornou-se irrespirável e nocivo para toda a vida do planeta. Com o passar das eras, tudo que existia retornou ao pó. Marte, um dia o oásis da vida, transformou-se no planeta vermelho, poucos resquícios ficaram das estruturas produzidas pela população marciana, do pó para o pó.

A oxidação dos minérios de ferro e a corrosão das estruturas, produziram a nova cor do planeta azul que agora é vermelho.

Enquanto a terra vivia, Marte morria.

A vida evoluiu na terra e tornou-se morada do povo marciano. A evolução transformou os hominídeos franzinos de geração em geração na atual raça que povoa o planeta terra.

A expansão orbital continua até o nascer de um novo ciclo de vida.

Talvez o nosso próximo planeta azul seja Venus que tem um tamanho próximo ao do planeta Terra. A força de gravidade de Venus é próxima a força de gravidade da terra.