SP em 2034 - Pichadores na era pós-Dória

É manhã de sexta-feira, dia 2 de fevereiro de 2034, cidade de São Paulo, Avenida 23 de Maio, estou me lembrando do meu avô que foi enterrado anteontem. Morreu com 50 anos ao ser atropelado após tentar fugir de um Drone Patrulhador SP007.

Vô Paulo tinha me contado que no ano de 2017 o prefeito João Dória travou uma batalha com os pichadores paulistanos. Vovô era um adolescente de 17 anos.

O prefeito pintava os muros de cinza e os pichadores continuavam a "sujar" os muros com traços e signos que só eles conheciam os significados.

Em 2027, foi implantado o programa cibernético de inteligência artificial a serviço das polícias e segurança particular. Minha mãe me levava para a escola e nós avistávamos centenas de Drones Patrulhadores SP001, a primeira versão de robôs voadores, que eram monitorados por um sistema cibernético de inteligência artificial que se rebelou contra os humanos em 2029, dois anos depois da implantação.

Os humanos que programaram as leis para o relacionamento saudável e harmonioso entre homens e robôs foram dominados pelas próprias máquinas. Aconteceu o que era previsto nos filmes Eu,Robô e Exterminador do Futuro. Só que na vida real não existiram heróis para deter as máquinas.

A Inteligência como apelidamos não escraviza os homens. Apenas passou a aplicar as leis de maneira imparcial e sem tolerância. No ano de 2030, a Inteligência instituiu a pena de morte para homicidas flagrados pelo sistema de circuito de câmeras, robôs, drones e satélites.

Estou com 14 anos e não quero ser como meu avô. Os Patrulhadores estão por todos os lados. Inclusive, centenas deles ficam supervisionando os Pichadores Arrependidos. Eles são os que depois de sofrerem penas estão trabalhando para o governo municipal para pintar os muros da cidade pichados pelos "rebeldes". Três meses de trabalhos diários são para pagar a dívida deles depois que receberam a prótese SP001X.

Tenho dúvidas se meu avô foi atropelado. Eu acho que ele se suicidou se jogando de frente do carro que vinha na estrada de alta velocidade a 150 por hora. Vô Paulo era orgulhoso e não queria ficar "maneta". Sem uma das mãos. Um de seus aliados lhe confidenciou que nos primeiros três dias de implantação do SP001X o braço inteiro coça demais e nunca mais o sujeito deixa de ser localizado por transportar um mini-chip. Em alguns dá febre de 40 graus.

Os Patrulhadores filmam em flagrante, levam para o Conselho Judicial formado pela Inteligência e é agendado o dia da aplicação da pena em praça pública. Depois que uma das mãos é decepada o filme é postado no Youtube e transmitido via satélite para casas e escolas no horário nobre para servir de aviso. Traficantes tem mão e pé decepados e direito a usar uma prótese só.

Hoje apenas dezenas de rebeldes ainda insistem em bater de frente com a Inteligência.

Ontem a notícia mais comentada nas redes sociais foi a fase de teste da prótese SP001YX para estupradores e corruptos.

Deus me livre!

Anderson Heiz
Enviado por Anderson Heiz em 03/02/2017
Reeditado em 14/02/2017
Código do texto: T5901758
Classificação de conteúdo: seguro