A vassoura

Foi tudo inútil. Mesmo com o esforço conjunto das principais forças armadas da Terra, caças de última geração, mísseis nucleares e navios de guerra equipados com armas laser, invasores alienígenas surgidos não se sabe de onde, foram ocupando e rapidamente controlando todo o hemisfério norte. O que poderiam fazer as tropas da América do Sul, lideradas pelo Brasil, contra tão formidável oponente? Sem saber o que fazer, em desespero de causa, o presidente brasileiro ligou para uma conhecida rezadeira do Alto Parnaíba, sul do Maranhão, Dona Francisca.

- Mas seu presidente, - disse ela ao telefone - o que o senhor acha que eu posso fazer contra esses bichos de outro planeta, que tem disco voador e raio da morte?

- Dona Francisca, - vociferou o presidente - a tecnologia não está dando resultado, vamos apelar para o sobrenatural!

E assim foi feito. Os invasores começaram a descer nas principais cidades do Brasil e desembarcar tropas. Mas subitamente, antes que um só tiro fosse disparado, voltaram correndo para suas naves espaciais e decolaram rumo ao espaço exterior. Relatos vindos dos países do hemisfério norte (ou do que sobrara deles), davam conta de idêntico milagre. Houve uma debandada geral das forças de ocupação alienígenas, que desapareceram tão misteriosamente quanto haviam aparecido, deixando um rastro de destruição em sua passagem.

Todos, naturalmente, quiseram saber qual tinha sido a mandinga utilizada por Dona Francisca para expulsar os invasores. E ela, muito tranquilamente, respondeu:

- O que se faz quando uma visita chata não quer ir embora? Ora, eu botei uma vassoura de cabeça para baixo atrás da porta e rezei um Salve Rainha para Nossa Senhora da Vassoura! Foi tiro e queda, esses bichos nunca mais voltam!

Nossa Senhora da Vassoura, todos aprenderam naquele dia, é aquela que varre para bem longe todos os males e contrariedades...

[15-03-2017]