A cidade acima do céu

I

A cidade flutuava tranquilamente há quase mil anos. Impavidamente situada a mais de 500 quilômetros acima da superfície terrestre ela mantinha seus habitantes longe de um lar que já foi chamado de Terra. Seus construtores a chamaram de Utopia.

Houve uma época na história da humanidade em que a coexistência pacífica entre as nações tornou-se impossível. Todos os conflitos terminaram por caminhar em direção a uma conflagração geral e apocalíptica. A Terra terminou por tornar-se inabitável para o homem.

Quando se tornou claro para todos que a vida na Terra teria seus dias contados iniciou-se a construção da grande cidade estelar. Décadas se passaram até que esta ficasse pronta.

Mil e quinhentas pessoas nela viviam. Começaram com seiscentos habitantes e em algumas centenas de anos, mesmo com rigoroso controle de natalidade, a população aumentou. A cidade agora encontrava-se no limite da sua capacidade de auto sustentar-se.

II

Em quase mil anos o espírito criativo dos seres humanos foi de alguma maneira obliterado. Vivendo em um ambiente de gravidade artificial, cercados da mais alta tecnologia, regidas por regras rígidas que objetivavam sempre a manutenção e a sobrevivência da pequena comunidade, as pessoas terminaram por desenvolver um certo estado de apatia.

Pesquisas científicas e criação de novos padrões artísticos e estéticos tornaram-se algo muito raro. O que restou da humanidade havia perdido o potencial empreendedor, aquela curiosidade que nos havia levado às estrelas e às profundezas do átomo, que havia criado uma Nona Sinfonia estava adormecida em algum canto escuro e escondido.

III

A cada cinquenta anos sondas eram enviadas à superfície terrestre para verificarem a possibilidade da existência de algum ambiente propício à vida.

Por volta do ano 980 da existência de Utopia uma das sondas enviadas detectou e mapeou uma área situada no continente africano com forte possibilidade de ser compatível com a vida humana.

Um misto de alegria, ansiedade e medo instalou-se entre os habitantes da pequena cidade. Era natural que, para pessoas que nasceram em um ambiente artificial, que foram criadas conhecendo a historia da Terra apenas por vídeos e fotografias, houvesse muita insegurança.

IV

Após reuniões e assembleias com um forte caráter dramático os habitantes de Utopia decidiram que era hora de finalmente deixarem a cidade.

As primeiras cento e cinquenta pessoas desceram à Terra. Estavam encarregadas de explorar a região e preparar toda a infraestrutura necessária para quando as demais chegassem.

Haveria um longo processo de readaptação a um ambiente natural. Medos e conflitos com certeza surgiriam. Muitos pensariam em desistir, muitos ficariam pelo meio do caminho, mas a nova jornada teria que prosseguir.

Milhões de anos atrás a África foi o berço da civilização humana. Novamente era no coração do continente africano que a humanidade tentaria uma nova caminhada.

Jota Alves
Enviado por Jota Alves em 03/06/2018
Código do texto: T6354550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.