ELES CHEGARAM

1º SEMANA

A semana apenas começava quando veio a notícia, que creio ser uma das mais chocantes da humanidade: fizemos contato com aliens, seres de outro mundo. No dia lembro bem que era um assunto falado nas ruas e exaustivamente explorado pelos meios de comunicação, especialmente a internet. Nesse primeiro contato eles se apresentavam, sua tecnologia, nossas diferenças e enfatizavam que o foco deles era a preservação das especies. Ainda destacavam que pelas distâncias não seria possível o contato físico, além de estudarem a sociedade humana e analisar o impacto da comunicação. Finalizaram esse contato, pedindo que aguardássemos mais informações. Dois dias depois, como prometido, nos enviaram vários arquivos com tecnologias possíveis de serem usadas por nós.

2º SEMANA

Nossos pesquisadores, cientistas, técnicos e curiosos em geral analisavam a tecnologia dos extraterrenos, vendo a viabilidade e impactos, positivos e negativos. Creio que na época foi meio a meio: metade a favor e metade contra. Mas, era quase consenso de que tais mudanças nos afetariam muito. Não havia como negar que estavam tecnologicamente muito a frente dos humanos.

3º SEMANA

Efetivamente, as primeiras mudanças de cunho alien começavam a se manifestar. A primeira que eu acho foi a gradual aposentadoria dos carros. Agora, qualquer pessoa podia ser transportado pelo que chamamos de unidade autônoma, uma célula que se expandia e percorria grandes distâncias num curto espaço de tempo. Era de graça e acessível para todos. Obviamente, e creio que não pudesse ser diferente, isso gerou fortes críticas por diversos setores.

4º SEMANA

A medicina e saúde foram as áreas seguintes que mudaram. Era como uma medicina que havia evoluido um ou dois séculos. Eles usavam um aparelho que fazia sondagens pelo corpo, e sem precisar cortar nada, fazia as devidas correções, sem efeitos colaterais ou repouso. Era bem verdade que não rejuvenescia, mas fazia os reparos necessários. Tinham nos passado também, que determinadas combinações de alimentos faziam ao corpo o que anos de academia prometiam.

5º SEMANA

Como as outras áreas, engenharia e arquitetura mudaram bastante. A mobilidade era agora uma facilidade permitida para todos. As casas poderiam serem feitas de uma tecnologia que permitia que todos pudessem ter a sua residência num curto espaço de tempo, por um valor muito acessível. Mais uma vez, as críticas do contra eram fervorosas.

6º SEMANA

Essas mudanças mexeram muito com a sociedade humana, que se movimentava de um modo curioso. Algumas das grandes empresas ou faliu ou migrou para outras áreas. Uma pessoa sem emprego já tem garantido sua sobrevivência no essencial, como alimento e moradia. Alguns valores nesse caso tiveram que ser repensados.

7º SEMANA

A nova "vítima" agora foram os tipos de energia. Já haviam parcialmente sendo mudadas, mas foram substituídas rapidamente por um modelo puro e natural, do próprio planeta. Outro ponto é o lixo, que pode ser mandado agora ao centro da Terra, sendo eliminado pelo calor.

8º SEMANA

Para um conservador talvez não muito detalhista as mudanças alienígenas vieram de um modo que poderia ser comparado a uma onda tsunami, tal qual seu impacto. Não creio que a nossa sociedade tenha mudado tanto e em tão pouco tempo como agora. As vantagens no geral de um modelo que é mais viável, sustentável, baratíssimo e simples creio que calou os críticos, embora eles me parece que sempre vão existir.

9º SEMANA

Um ponto desse novo mundo: as tecnologias extraterrenas adotadas pela sociedade humana foram de um modo muito rápido, que despertava uma certa desconfiança de alguns setores da sociedade. Todas as mudanças são difíceis, mas as vantagens eram gritantes e imediatas. Era como uma máquina de datilografar e um computador novo. Por mais que não se goste da segunda opção por ela é sempre a mais viável, na maioria das comparações. Dois meses após a chegada deles tudo mudou. Vou dar um exemplo: no meu dia a dia saio cedo para ir trabalhar numa dessas unidades autônomas. Onde moro agora é um lugar que antes poderia ser considerado um pouco distante, numa dessas residências também alien. Ela é do jeito que quero, nos mínimos detalhes. Minha alimentação é com a sugestão alien, numa mistura que potencializa o corpo humano. Basta uma vez por dia, sem ser necessário mais nada. As cidades agora estão diferentes. Estão mais vazias, com habitações diferentes, e as pessoas aparentam ser menos dependentes de onde nasceram ou vivem.

10º SEMANA

Tem sido iniciado outros movimentos na sociedade. Um deles é a volta do ser humano na lua. Com essas novas tecnologias essa odisseia se tornou muito mais simples. Me parece que por causa dessa rapidez perdeu-se um pouco do glamour. Antes de mais nada a vida esta muito prática.

11º SEMANA

O que tem acontecido essa semana é algo que já havia iniciado antes, mas eu acho que ganhou mais força agora. Esse novo mundo, de forte tendência extraterrena, tem cada vez mais ocupado o espaço do mundo antigo. Quando digo “antigo” é de menos de dois meses atrás. Olhando de um ponto de vista funcional o novo é muitas vezes melhor, obviamente que a história do que já fizemos não seria perdida, longe disso, eles nos ensinaram até como o fazem a relembrar o passado de um modo muito peculiar. É estranho dizer, mas os extraterrenos são minimalistas e digitais, além de valorizarem muito um tipo de tecnologia que aqui chamamos de indução.

12º SEMANA

Tem acontecido algo que é ao mesmo tempo curioso, inédito e mais ou menos prevísivel: no geral as pessoas estão com mais tempo, devido a tecnologia alien fazer as coisas fluirem muito mais rápido. Foi certo que eles não quiseram, por opção creio eu, mexer em áreas como os sentimentos humanos, o setor de comunicações e educação, embora, querendo ou não, essas áreas sofreram de algum modo influências de outras. Me pareceu, embora ainda esteja acontecendo, que os extraterrenos ao solucionarem nossas mazelas colocariam os humanos nos eixos, a ponto de termos um tipo de vida mais lógica.

13º SEMANA

Passaram-se três meses após o primeiro contato, e uns dois meses das primeiras mudanças. Consigo perceber que estamos num momento estável, frente a tantas novidades. Circulam várias teorias da conspiração, como que os extraterrenos estão nos domando, nos usando pra fazer testes, ou mesmo que são na realidade um grupo que se disfarçou. Seja qual for, obviamente se for algum deles, destaco a questão da pobreza financeira, que aparentemente foi resolvida.

14º SEMANA

Essas mudanças extraterrenas tem chegado em regiões que até então não tinham atingido ainda, como interiores mais isolados. Um ponto interessante deles é que são essencialmente tecnológicos, mas pouco conceituais. Não estão preocupados, por exemplo, com o existencialismo ou discussões de gênero. O grande foco deles parece ser resolver o que se apresenta como questão.

15º SEMANA

Não seria difícil de imaginar que se formariam grupos de adoração aos aliens, como novas religiões. Através de suas tecnologias eles nos demonstraram como potencializar os seres humanos de um modo que acho, nunca conseguiriamos. Isso é outra característica deles: sempre buscar o máximo. Acho que o ser humano era o fim em si mesmo, ou o nosso próprio limite. É difícil explicar, mas a ideia dos sonhos, e como nos tocam, com a tecnologia alien é possível.

16º SEMANA

Algumas reclamações chegam a tona, se destacando nos meios de comunicação de como a vida ficou chata com a praticidade. A ideia de governo mudou muito, até porque no geral eles tiveram que se adaptar ao novo mundo. Os centros, como governos e empresas perderam força, e os que ficaram sem emprego não eram tão dependentes como antes, e esse é um novo parâmetro.

17º SEMANA

É assustador imaginar que os extraterrenos estão num outro patamar de desenvolvimento, sendo que recebemos somente a décima parte do que já fizeram. Através de um esquema tecnológico não físico é possível, por exemplo, saber o número exato de passos que alguém já deu ou quantas vezes o coração já bateu. Uma pessoa que tem prazer em roubar pode canalizar isso também, assim como a dor pode ser transferida para uma porta ou roupa.

18º SEMANA

Acho que somos na atualidade um subproduto dos aliens. O termo é meio pesado, mas esse tipo de influência é bem forte. Apesar desse contato ser de apenas quatro meses já nos estabilizamos socialmente. Nossos cientistas descobriram que a tecnologia deles apesar de muito sofisticada é simples de entender. Esse é outro ponto: tivemos uma margem de desenvolver o que nos passaram dentro de nossas possibilidades, e com nossas realidades. Ao mesmo tempo essa tecnologia é sofisticada e simples.

19º SEMANA

Aquele mundo humano antigo, do qual existia muita coisa que gerava fortes desigualdades e sofrimentos, insustentável do ponto de vista ambiental e muitas vezes não muito lógico cedeu lugar para algo bem mais igualitário, do qual os nossos bilhões de habitantes podem viver com uma boa tranquilidade, se preocupando pouco com os infortúnios da vida e natureza.

20º SEMANA

Cinco meses se passaram. Não parece que esse mundo que vivemos foi humano um dia, de tão diferente que esta. Não sei se os extraterrenos são bons, acho que o que interessou, por qualquer que tenha sido seu propósito, foi preservar literalmente a nossa espécie. A vida aqui do jeito que é vivida lembra um clipe musical, do tipo que todos aparentam estar bem.