Ídolos modernos

Ninguém queria chamar Jepp, mas uma semana depois que o Reprodutor Primário parou de dar sinal de vida, alguém ventilou o nome do velho patife na presença do Chefe Jobs.

- Não vou trazer de volta aquele farsante - declarou enfaticamente Jobs. - Da última vez em que precisamos dos serviços dele, nos custou três porcos, e a mágica só durou uma lua!

- No dia em que o Reprodutor Primário não mais reproduzir, o Fim dos Tempos terá chegado - declarou solenemente Papa Mike, o sacerdote da aldeia.

- Faz uma semana que o Reprodutor não reproduz e o mundo não acabou - atalhou Jobs com cara de poucos amigos.

- O Dia virá como um ladrão à noite - retrucou Mike, sustentando o olhar de Jobs. - Não conhece as Escrituras?

- Se o Dia chegar, estaremos todos mortos e não precisaremos do Reprodutor, - redarguiu Jobs - mas enquanto não chega, teremos que definir o que faremos para que ele volte a produzir.

Papa Mike sugeriu que os aldeões trouxessem oferendas que pudessem agradar ao Reprodutor, embora isso estivesse ficando cada vez mais complicado de prover.

- O Reprodutor precisa comer para nos dar suas dádivas. Se não o alimentarmos, nada fará - ponderou.

Chefe Jobs viu com bons olhos aquela sugestão, até pelo fato de manter o povo ocupado - e longe de confusões. Deu ordens para que cavassem mais fundo nas ruínas da Cidade Morta e trouxessem itens que pudessem agradar ao Reprodutor. E assim foi feito.

Mais uma semana se passou, e mesmo com sua boca entupida de oferendas, o Reprodutor não se moveu. Chefe Jobs decidiu que era hora de apelar para Jepp, por mais que a ideia o irritasse. Mandou um dos seus sequazes em busca do feiticeiro com uma proposta irrecusável.

- Chefe Jobs quer me oferecer um emprego? - Riu Jepp ao ouvir a notícia.

- Chefe Jobs é o dono de todos os empregos, como sabe - ponderou o sequaz, muito compenetrado.

- Eu não preciso de um emprego - retrucou Jepp - e vivo muito bem sozinho.

- É mais do que um emprego - declarou o sequaz. - Você será declarado Grande Mantenedor do Reprodutor e terá direito a bônus.

- Hum... - resmungou Jepp, fazendo cara de desinteressado. - E o que Papa Mike pensa disso tudo?

- Papa Mike está mais preocupado com o Dia que virá. Para coisas deste mundo, o Chefe Jobs pensa que você faz um trabalho melhor.

- Sou forçado a concordar - respondeu Jepp, cofiando a barba branca. - Mas estou velho e não creio que vá durar muito... quando eu me for para a Terra dos Antepassados, não haverá ninguém para exercer meu ofício.

- Nós cuidaremos de você, se ficar doente. E poderá contratar aprendizes para ensinar seu ofício.

Jepp encarou o sequaz com desconfiança.

- Papa Mike concordou com isso também? Sempre rotulou meus conhecimentos como feitiçaria - e das mais perigosas.

- Papa Mike não precisa saber disso. Palavra do Chefe Jobs - assegurou o sequaz.

E assim, no dia seguinte, Jepp e o sequaz chegaram à aldeia e seguiram direto para a casa de Jobs, o qual reafirmou tudo o que o fora dito pelo seu preposto.

- Faça o Reprodutor reproduzir e terá um lugar garantido em minha folha de pagamento - disse-lhe o mandatário.

Jepp foi até o galpão onde o Reprodutor era mantido, alforje de viagem ao ombro, e ordenou que todos saíssem. Sozinho, acariciou a face desgastada do Reprodutor e sussurrou:

- Você também está velho e cansado, não é? Torcendo para que possa finalmente descansar em paz e parar de servir a esse bando de ignorantes...

O Reprodutor nada respondeu, e ele abriu uma das bolsas do alforje. Dali retirou um livro amarfanhado e amarelado, encadernado em espiral de plástico. Molhou o indicador na língua e começou a virar as páginas em busca de uma informação específica.

- "Conversor Molecular ZM-7800" - leu vagarosamente, seguindo as linhas com o dedo. - "O que fazer caso a sua unidade deixe de funcionar e precise de reparos..."

- [30-08-2018]