Calma que já estou chegando

Na tela frontal da astronave, a gigante vermelha que era a componente visível da binária que ocupava o centro do sistema solar Nahagar-IV preenchia quase todo o espaço com seu brilho mortiço. E, do seu equador abaulado, um fio de fogo corria pelo espaço até um ponto brilhante distante poucas centenas de milhares de km da fotosfera da velha estrela: uma estrela de nêutrons de não mais de 12 km de diâmetro, mas com massa cerca de 1,5 vezes maior do que a do Sol. Na ponte de comando, o comandante virou-se para o navegador e perguntou:

- Quanto tempo até a próxima explosão?

O interpelado consultou seus instrumentos e declarou:

- Não mais de 36 h, capitão.

- Cadê o Jones? - Murmurou o comandante.

- Na última mensagem que recebemos dele, disse que já estava chegando - respondeu cautelosamente o navegador.

- Isso foi há 12 h, se não me engano.

- Precisamente - confirmou o navegador.

- Se ele não descobriu um jeito de nos tirar daqui, vamos ser fritos pela próxima explosão de raios-X da estrela de nêutrons.

- Jones disse que tinha uma ideia e precisava colocá-la em prática - relembrou o navegador. - E com a nave danificada como está, não podemos fazer muito além de esperar que ele volte.

O operador de rádio retirou os fones de ouvido e virou-se para o comandante:

- Senhor, é o Jones.

- Ponha no áudio.

Os alto-falantes da ponte de comando estalaram com estática.

- Comandante, estou mandando instruções para a construção de uma fonte de energia compacta pelo canal subespacial. Deve permitir que vocês façam um salto hiperespacial de emergência até nossa base mais próxima!

- Isso é muito bom, Jones... mas onde você está? Quando saiu da nave no módulo de desembarque, disse que iria testar uma teoria...

A estática aumentou.

- Não onde, mas quando, comandante. Próximo a superfície de uma estrela de nêutrons, ocorre uma dilatação temporal de 30%. Em outras palavras, eu viajei para o futuro, que é onde me encontro agora. Expliquei o problema para os nossos descendentes, e eles me explicaram como poderia criar a tal fonte compacta de energia com a tecnologia presente.

- Mas se viajou para o futuro, como pode estar se comunicando conosco sem violar a causalidade? - Indagou estupefato o comandante.

- Aqui no futuro eles já descobriram como utilizar táquions para se comunicar com o passado... esta é, na verdade, a primeira utilização do princípio. Está nos livros de história deles, por assim dizer.

- Ah... então imagino que você possa voltar para cá.

Mais estática.

- Infelizmente não, comandante. A viagem no tempo é em sentido único, para o futuro, e a comunicação taquiônica é rigorosamente controlada.

- Se você está no futuro, já sabe o que irá nos acontecer... - sondou o comandante.

Jones respondeu alguma coisa, mas a estática tornou a resposta quase inaudível. O único trecho que conseguiram decifrar foi "sejam felizes".

- [11-09-2018]