A Professora Madalena nos Encantos da Literatura Alagoana

Na fazenda São Bernardo, localizada no interior da capital Maceió, havia um homem ambicioso e rígido, que representava as forças políticas e capitalistas do estado. Viveu boa parte de sua vida sem uma companheira, então sentiu a necessidade de ter herdeiros para suas ricas terras, decidiu-se casar. Porém, não queria qualquer moça, tinha preferência pelas altas e sadias. Foi até que encontrou a professora Madalena, mulher miúda e lourinha, já desempenhava uma profissão e grandes conhecimentos acadêmicos, bem diferente das preferências que Paulo tinha. A mesma era socialista e não concordava com as atitudes de seu marido, o casal tinha visões totalmente contrárias.

Passam-se os anos, Madalena sofre diversas agressões do marido e resolve ir embora. Pega um ônibus e acaba percorrendo as belíssimas cidades de Alagoas.

Seu primeiro destino foi a cidade de União dos Palmares, onde conheceu Jorge de Lima, grande escritor que na ocasião mostrou-lhe seu grande acervo e lhe contou a história de Zumbi dos Palmares, negro corajoso, que muito lutou pelo fim da escravidão.

Logo após, foi parar em Quebrângulo, onde encontrou o ilustre Graciliano Ramos, que lhe apresentou uma de suas obras mais famosas, vidas secas, que retrata a seca no sertão alagoano e sua trajetória.

E quem disse que a viagem terminou?

Madalena queria conhecer o sertão, o destino final foi a pequena cidade pacata de Santana do Ipanema. Avistou Candinho com seu Jumento carregado de água e asas brancas voando pelo céu. Foi então que Madalena encontrou a escritora alagoana Lúcia Nobre, que a conduziu até a Escola Mileno Ferreira, onde acontecia um Sarau Literário, sobre obras e escritores alagoanos, dentre os quais ela destacou dois de seus livros, O Sonho de Alice e A Filha do Lodo. Madalena encantada com tudo que via, ficou pensativa e saudosa, então resolve voltar para São Bernardo, rica de conhecimentos de toda Literatura Alagoana

Ellen Karine
Enviado por Ellen Karine em 10/10/2018
Reeditado em 10/10/2018
Código do texto: T6472940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.