A Terra Não é Mais Azul - Os Últimos Reis - Alerta

O sol queimava, fazendo feder ainda mais as duas cabeças decapitadas que estavam expostas no alto do obelisco central da Praça da Matriz. A de Anipag líder do temido Clã Ipiranga era uma delas, a outra pertencia a Uirandir, líder da Tribo Minuano, uma das Tribos mais importantes de Porto Guaíba, fortes opositores ao governo do Reino do Rio Grande do Sul.

A poucos metros de distância desta Praça ficava o luxuoso Palácio Piratini. Em seu interior, sentados em confortáveis cadeiras estofadas a beira de uma comprida e farta mesa estavam a bela Rainha Ílda, o idoso Príncipe Bolívar Olotoni, o leal General Ílio Franz, o precavido Bispo Constantino, o elegante e sedutor Assessor Real Ramiro Paredró e o Tesoureiro Rui Manoel, um homem muito rico e culto, que chamava a atenção por ser extremamente gordo, ele era amigo do Rei desde a infância e por este único motivo era quem cuidava das finanças do reino. Estavam almoçando, se deleitando e empanturrando com frutas, batatas e grandes galinhas assadas, enquanto comentavam os feitos do Rei de punir dois de seus principais oponentes.

- Acredito com certeza, que com o exemplo dado pelo nosso magnânimo Rei, nenhum dos Clãs, Tribos, Cooperativas, Fazendeiros ou qualquer cidadão livre do Reino do Sul que seja, ousará ficar sem pagar os tributos ou ainda se oporem contra o progresso! Como se diz, o recado está dado! Fala o General sorrindo mordendo uma coxa de galinha.

- Mas que é um exagero expor cabeças em praça pública isto é! Fui ao telegrafista hoje pela manhã e as noticias não são nada boas! Muitos imigrantes estão cruzando a fronteira e os Rebeldes voltaram a atacar! Muda de assunto o Príncipe Bolívar limpando restos de comida de sua comprida barba branca.

- E este tal de Mensageiro que chegou há dois dias. Está na hora de darmos atenção ao que o homem tem a nos falar! Diz o Bispo dando um gole em sua taça de vinho.

- Não deve ser nada demais! Sabe que os brasileiros estão passando por dificuldades! Com certeza veio pedir uma trégua... Mas enquanto ao ataque, não deve ter sido obra dos Rebeldes e sim deste bando de forasteiros que foram vistos de novo vagando sem permissão no extremo noroeste do reino, os fazendeiros e suas famílias estão assustados! Reclamam da falta de segurança! Diz o Assessor girando o garfo com um pedaço de batata espetado.

- Que perigo! Se não são os Rebeldes, não seriam os Guaranis tentando expandir seu território? Indaga a Rainha.

- Dizem mesmo que não são Rebeldes e não se parecem com nenhum povo dos reinos que conhecemos! Fala o Tesoureiro descascando uma banana e a socando na boca de uma só vez.

- Logo descobriremos quem são! Tragam o mensageiro! Vamos ouvi-lo! Ordena o Assessor Ramiro.

Acompanhado por dois Búfalos Soldiers, com o caminhar imponente, de cabeça erguida, trajando um uniforme camuflado verde musgo, e carregando uma boina militar de baixo do braço, o Mensageiro entra na sala de jantar. Ele olha para a comprida mesa a procura do Rei, mas não o enxerga.

- Onde está o Rei? Ele pergunta.

- Caçando! Responde Ramiro se recostando em sua cadeira.

A Rainha cortando a carne mal passada ergue seus lindos olhos verdes claros e sorri constrangi-da.

- Estás diante do conselho de meu marido. Que mensagem nos traz? Ela pergunta.

O Mensageiro pigarreia e se prepara para ler um papel que trazia em sua mão.

- Bom dia Majestade! Senhores presentes... Trago um ultimato em nome do Imperador Lácio Pessoa, a fim de acabarmos de uma vez por todas com este conflito: “Caro Oscar Olitoni, denominado Rei do Reino do Rio Grande do Sul! Reivindico a posse destas terras que são legalmente parte do Território do Império Brasileiro desde 1° de março de 1845, quando foi assinado o Tratado de Poncho Verde. Deste modo a região outrora conhecida como Estado do Rio Grande do Sul é parte integrante do Império Brasileiro, e deve se submeter às leis, pagar impostos, ceder soldados e qualquer outros recursos que seja solicitado! Sendo assim ordeno-lhe que acabe com os bloqueios e embargos e cumpra as lei! Caso contrário o Forte de Torres será apagado do mapa, e este será apenas um alerta!.”

- Interessante, uma ameaça! Sua mensagem foi entregue, obrigada! Debateremos e em breve lhe daremos uma resposta!

- Desculpe Majestade, mas preciso voltar imediatamente com a resposta!

- Não ouviu a rainha? Saia! Saia! E se não quiser aguardar pode levar o nosso “nunca” como resposta! Vocês, os guanabarinos, os uruguaios e mais sei lá quem já tentaram nos persuadir com acordos ou nos invadir a força, e fracassaram! Já vencemos muitas batalhas e guerras, e se necessário for, venceremos novamente! Grita alterado o General Ílio gesticulando e contando nos dedos.

- Vejam bem, suas experiências são muito úteis para o Império, pensem, será uma ótima aliança! Desta vez, guerrear não é uma boa saída! Há um ano, perdemos nossa última batalha, mas desta vez o número de tropas do império é infinitamente maior que as do Reino do Sul! Vocês não terão chance, diga para Oscar se render e...

- TE SOME DAQUI! Interrompe gritando o General do Reino do Sul.

- Que assim seja! Diz o Mensageiro dando as costas e indo embora!

Rui Manoel baixa os olhos para seu prato e volta a comer como se nada tivesse acontecido, e de boca cheia diz:

- Então...

Todos o olham e ele continua:

- Tenho informações de que o exército do Império realmente agora é gigantesco! Muito maior do que podemos imaginar. Quase todos os reinos e repúblicas criados a partir do Grande Terremoto, se curvaram ao poder de Brasília neste último ano, e se ajoelharam diante o Imperador lhe jurando lealdade. Um grande exército com mais de dez mil homens está marchando para o sul, não consigo nem imaginar como deve ser tantas pessoas reunidas, mas eles estão vindo, e querem nossas águas!

- Nós já os vencemos antes! Aliás, nas outras vezes, eles eram em maior número também! Com certeza venceremos novamente! Fala confiante Constantino, o Bispo bochechudo de cabelos grisalhos erguendo uma taça de vinho.

- Não desta vez! Não desta vez meu amigo! As informações que chegaram até mim é que o inimigo está mais bem preparado do que nunca! Não só em quantidade, mas também em qualidade! Estão mais treinados e melhores armados, inclusive com armas de fogo! Atacarão por água e também por terra... E talvez até pelo ar! Desta vez nem mesmo o nosso famoso e poderoso exército dos “Búfalos Soldiers” conseguirá derrotar as forças imperiais, não desta vez amigo! Volta a falar Rui Manoel, limpando seu bigode com um guardanapo de pano.

- Temos que elaborar um plano e aumentar o contingente de nosso exército! Homens de todos os Clãs devem ser recrutados, receber armas e um treinamento adequado para usá-las! Os fazendeiros, e as famílias do interior! Eles também devem nos ajudar de algum modo! Disse o General Ílio.

- Apenas isto não é suficiente! Precisamos de mais! Temos que recorrer a alianças com os Platinos e os Uruguaios; aproveitar que temos um bom elo comercial com eles e selar um pacto! O Rei deve aceitar a proposta feita por Don Alejandro! Retruca Ramiro.

O Príncipe Bolívar ergue-se de sua cadeira e com as mãos às costas caminha pensativo:

- Todas estas atitudes são realmente idéias muito boas! Todavia, principalmente, os homens dos Clãs são indisciplinados, serão difíceis de comandar, seus líderes são vaidosos, temperamentais! Eles necessitarão de homens adequados para treiná-los e liderá-los! Homens experientes e bem preparados! Está na hora de meu sobrinho esquecer as desavenças do passado! Temos que ir atrás do antecessor de Ílio, o antigo General Dionísio, ele está velho, mas com certeza ainda é o homem certo para comandar as defesas do reino e conseguir a vitória, como já antes o fez! Os Coronéis Thales e Tibério também serão necessários para enfrentar esta ameaça!

- Com exceção do maldito Tibério, os outros dois sumiram do mapa! Fala o General Ílio parecendo irritado.

- Não sumiram não meu amigo! Após aquela desgraça ocorrida botei homens meus no encalço deles! Os vigiando dia e noite. O General está vivendo em um ranchinho no interior com uma jovem e bela esposa, criam ovelhas! Mas segundo me dizem ele parece cada dia mais velho e mais caduco, às vezes se some, chegando a passar semanas no meio do mato! Não sei como poderia ser útil, mas tenho a localização dele se for o caso! Já Thales parece possuir uma fonte inesgotável de riquezas, principalmente água! Ele recrutou mercenários, e formou um exército de mais de mil homens, já prestou serviços inclusive ao Imperador Pessoa! E quanto a Tibério... Ah vocês sabem, é simples demais encontrá-lo. Exclama Rui Manoel apoiando as duas mãos em sua barriga estufada.

- Conversarei com o Rei quando ele voltar! Vamos ver o que ele acha disto tudo! Fala O General levantando e saindo da sala.

Durante alguns segundos somente se ouviu o som dos empregados retirando os pratos da mesa.

- Ó sagu! Há quanto tempo que não como sagu! Exclama Rui Manoel.

Jovito Rosa
Enviado por Jovito Rosa em 08/11/2018
Código do texto: T6497263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.