Santuário

[Conclusão de "Um lugar melhor"]

O Dr. Sái convidou o general Tôn Lâm Mac a tomar assento em seu gabinete. As cortinas que encobriam as janelas estavam abertas, e por elas podia-se ver o céu escuro, carregado de nuvens, lá fora.

- Espero que me diga que fez progressos - advertiu o general.

- Nossos progressos estão condicionados à avaliação dos Nguoigiu - redarguiu o cientista. - E quanto a isto, não temos qualquer ingerência.

- Não acha estranho que estes seres tenham prometido nos ajudar, transportando parte de nossa população para um mundo paralelo, onde a vida humana jamais se desenvolveu... em troca de nada? - Questionou Mac.

- Ajudar outras espécies inteligentes parece ser um imperativo moral entre os Nguoigiu, - avaliou Sái - mas ela é dada segundo os critérios estipulados por eles. Não concordaram em seguir uma lista fornecida por nosso governo, como sabe. Priorizam famílias com crianças pequenas, e pessoas de qualquer sexo ou idade com habilidades bem específicas.

- Sim, estou a par destas condicionantes - retrucou o general. - Mas isto criou um problema junto ao governo. Há muitos políticos e membros dos escalões superiores que gostariam de incluir seus familiares nessa viagem de ida sem volta, mesmo não sabendo exatamente o que os aguarda do outro lado. Saber que há uma saída deste planeta condenado e não poder oferecê-la aos seus entes queridos, é algo muito difícil de justificar.

- Não há nada para justificar, pois independe da nossa vontade - arguiu o Dr. Sái. - Mas, imagine se a população em geral soubesse da possibilidade de começar vida nova num planeta intocado por mãos humanas? Provavelmente, teríamos o caos instaurado, e nossa sociedade colapsaria rapidamente.

- O colapso já está ocorrendo, à medida em que o tempo passa e não somos capazes de dar alguma esperança aos remanescentes - replicou o general. - Justamente por isso, tivemos que inventar esta balela de inimigos do Estado e suas famílias sendo desintegrados por avaliação da Polícia Psíquica.

- Precisamente - acedeu o Dr. Sái. - São justamente estes os aprovados pelos critérios de seleção dos Nguoigiu.

- Marceneiros, médicos, veterinários, pescadores, pastores, professores, artistas... que espécie de mundo pensa que os Nguoigiu estão criando, doutor? - Indagou Mac.

- Um mundo melhor do que o nosso, general - respondeu suavemente o cientista.

- [24-02-2019]