Mensagem numa garrafa

Uma flotilha de três astronaves cilíndricas dos zethu, cada uma medindo cerca de 300 m de comprimento, entrou em órbita de Dédalo, um planetoide de Proxima Centauri onde os humanos haviam construído sua primeira base extrassolar. Em seguida, mandaram um emissário conversar com o comandante do assentamento, o major Anders.

- Bem-vindo à Dédalo, colônia da Terra! - Saudou Anders, quando o emissário desembarcou de um pequeno veículo de transporte que o conduzira à superfície gelada. Ambos estavam protegidos por trajes espaciais, já que a tênue atmosfera do planetoide era composta basicamente por metano e nitrogênio.

- Grato por me receber - redarguiu o zethu em inglês. - Estávamos passando pelas redondezas interestelares, e deparamos com um artefato construído por seu povo, há muitas e muitas gerações. Pela análise efetuada, ele foi lançado do terceiro planeta da estrela vizinha...

- O Sol, como o chamamos - explicou Anders. - No passado, o meu povo lançou várias sondas ao espaço, que depois acabaram deixando o nosso sistema solar, mas nunca acreditamos realmente que alguma seria encontrada. Todavia, para essa eventualidade remota, colocamos placas de identificação em algumas delas...

- Pois é - replicou o zethu. - E nós encontramos justamente uma dessas sondas com placa afixada... a Pioneer-10. Estávamos deliberando sobre desviar do nosso curso e ir fazer-lhes uma visita, quando detectamos suas transmissões vindas deste planetoide. Aqui é mais perto do que a Terra, e podemos avaliar se vale a pena conhecer o seu mundo matriz ou seguir nosso caminho.

- A Pioneer-10? Que interessante! - Animou-se Anders. - Creio que essa foi a primeira sonda que escapou da atração gravitacional do Sol e perdeu-se no espaço interestelar...

- Colocamos a sonda no nosso museu de bordo, caso queira dar uma olhada - sugeriu o zethu. - Mas eu vim aqui, especificamente, falar sobre a tal placa. Vocês gravaram as imagens de dois do seu povo nela, estou correto?

- Sim, temos dois sexos... portanto, desenhamos um homem e uma mulher na placa.

- Nós, zethu, temos três sexos, mas entendemos a simbologia - prosseguiu o visitante. - E também a possibilidade de fazer negócios.

- Imagino que uma troca de experiências e tecnologia seria de grande valor para nossas civilizações - avaliou Anders.

- Não é bem numa troca que estou falando - retrucou o zethu, apertando um botão na manga do seu traje espacial e projetando um holograma entre os dois. - Nós, zethu, somos comerciantes.

Dentro de um globo de luz, girando no ar, Anders viu peças de vestuários, de diversos formatos e cores: calças, camisas, vestidos...

- Quando vimos aquele casal nu, na placa, pensamos: o que essas criaturas mais precisam? Roupas, é claro! - Declarou o zethu. E, diante do silêncio de Anders, indagou:

- O que foi? Não gostou da nossa coleção Espiral da Galáxia?

- [09-05-2019]