A dama e o robô

[História anterior: "Especialidades da casa"]

O intercomunicador do alojamento deu sinal de vida e Dmitry Alekseev foi atender, sob os olhares atentos dos companheiros, Oliver Buranek e Pavel Kirillov, sentados à mesa de refeições frente ao equivalente Gumir do desjejum terrestre.

- Dmitry Alekseev - identificou-se o cadete, premindo o botão do aparelho.

- Liguei para saber se estão confortáveis e se dormiram bem - disse do outro lado o robô Zed, que os conduzira até a estação espacial em órbita do planeta errante Kaneva.

- Dormimos e estamos todos bem - confirmou Dmitry Alekseev. - E gostaria de aproveitar a oportunidade para saber se poderemos ir ver a nossa nave na manutenção.

- Naturalmente - acedeu o robô. - Mas antes, tenho que lhes informar que irão receber a visita de uma representante de Sua Majestade Católica N'nathan-Parsat II. Ela está se deslocando para esta estação especialmente para conhecê-los.

- Bem... muita gentileza da parte de Sua Majestade Católica nos enviar uma representante - replicou Dmitry Alekseev. - Embora imagino que ela deve estar a par de que não falamos pelo nosso governo ou sequer de que temos qualquer cargo diplomático; somos apenas um grupo de cadetes que ficou à deriva no espaço durante uma missão de treinamento...

- Sua Majestade está a par das circunstâncias pelas quais vieram parar nestas instalações - tranquilizou-o o robô. - Todavia, como eu disse, visitantes biológicos são bastante raros. A vinda de Lady Anuma precede um possível encontro de vocês com a própria governante, a depender da avaliação que ela fará.

- Compreendo... - redarguiu Dmitry Alekseev, sem na verdade saber se estava interpretando corretamente as informações que Zed estava lhe dando. - E quanto tempo temos, até a chegada de Lady Anuma?

- Cerca de duas horas-padrão.

- Iremos nos preparar de acordo - aduziu o cadete.

- Eu os avisarei com quinze minutos de antecedência - informou Zed, antes de desligar.

Dmitry Alekseev virou-se para os colegas, que o encaravam com atenção.

- E então, o que temos, especialista da missão? - Indagou Oliver Buranek.

- Vamos receber uma visita preparatória, uma enviada de Sua Majestade Católica - explicou.

- Não sei se tenho roupa para essa ocasião - gracejou Pavel Kirillov.

- Como vamos saber os protocolos e a etiqueta de uma realeza alienígena? - Afligiu-se Oliver Buranek. - E se cometermos alguma gafe e isso virar um incidente diplomático interestelar?

- Não seja dramático, Buranek - atalhou Dmitry Alekseev. - Zed deve ter feito um relatório completo sobre as circunstâncias da nossa chegada; certamente que a tal Lady Anuma não espera ser recebida por embaixadores em traje de gala. Vamos usar os nossos macacões de serviço tradicionais, até para que ela saiba como são os uniformes dos Jovens Pioneiros da Terra.

E assim procederam. Na hora marcada, o intercomunicador soou novamente. Quinze minutos depois, Zed abriu a porta do alojamento e deu passagem para uma jovem morena de olhos verdes, num vestido branco debruado de prata. Ela sorriu ao ver os cadetes, e exclamou em Gumir:

- Então são vocês, os bravos rapazes do planeta Terra!

Dmitry Alekseev fez uma vênia, seguido pelos demais.

- Lady Anuma, é uma honra conhecê-la - declarou. - Eu sou Dmitry Alekseev, piloto e especialista da missão.

Seguida pelo robô, a dama aproximou-se e estendeu a mão esguia para que ele a beijasse, o que Dmitry Alekseev fez com satisfação. Depois, apresentou os demais.

- Estes são meus companheiros, Oliver Buranek, navegador e cozinheiro, e Pavel Kirillov, comunicações e futuro membro do Komsomol.

- Um político? - Questionou a dama com ar matreiro, ao estender a mão para Pavel Kirillov.

- Dmitry Alekseev exagera, Lady Anuma - desculpou-se o interpelado, lançando um olhar furibundo para Dmitry Alekseev. - Apenas me interesso por questões políticas.

- Ah, provavelmente teremos algumas discussões interessantes no futuro próximo - ponderou ela, levando a mão ao queixo. E virando-se para Buranek:

- Já que é o cozinheiro do grupo, vou encarregar Zed de lhe repassar um curso avançado de programação do recompositor molecular. Em pouco tempo, aprenderá a fazer os pratos mais elaborados da culinária do seu planeta - assegurou ela.

- Encantado, senhora - replicou Buranek abrindo um grande sorriso.

- E agora que estão todos devidamente apresentados, - prosseguiu Lady Anuma - gostaria de agendar os exames médicos necessários para que possam estar na presença de Sua Majestade Católica.

Os três cadetes a encararam embaraçados.

- Mas senhora... não queremos ser mal-agradecidos, mas gostaríamos de voltar para casa o mais rápido possível - arguiu Pavel Kirillov. - Seria mais adequado que um dos nossos diplomatas tivesse o primeiro contato oficial com Sua Majestade Católica.

- Bobagem! - Retrucou Lady Anuma ainda sorridente, mas num tom que não admitia réplica. - Sua Majestade Católica faz questão absoluta de conhecê-los pessoalmente... e para isso, terão que fazer os exames adequados.

E antes de se retirar, instruiu ao robô para que tomasse as providências adequadas para o cumprimento da determinação.

[26-03-2020]