Um Homem Comum

“Massa é o conjunto de pessoas a que podemos denominar “homem médio”. Massa é quem não se valoriza, que se sente como todo o mundo e que se sente bem sentindo-se idêntico aos demais. Por “massa”, é claro, não se entende uma classe social, mas um modo de ser que surge em todas as classes sociais, que por isso mesmo representa o nosso tempo, sobre a qual predomina e impera. “

-Ortega y Gasset.

Sua rotina diária costumava ser: levantar-se as seis e meia, tomar café da manhã – pão com manteiga e café com leite – enquanto lia as últimas novidades do mundo da politica. Depois correria em círculos pelo parque, para logo ir ao escritório -decorado com reproduções desbotadas de Romero Brito - onde passava o que restava da manhã tomando café e conversando com alguns colegas. Almoçava um hambúrguer no fast-food, à tarde realizava todo o trabalho do dia em quinze minutos – depois de vinte anos no escritório, na mesma função, o trabalho se tornara algo bastante fácil – e matava o resto do expediente assistindo vídeos nos quais gurus, aos gritos, discursavam sobre os mais diversos assuntos. Vez ou outra ele compreendia alguma referência, e sentindo-se culto, alimentava sua frívola vaidade. Antes do jantar, escrevia textos curtos com conteúdo antissemita. Passava as primeiras horas da noite assistindo televisão, pouco antes de iniciar-se a novela das nove, comparecia ao grande estádio, onde eram realizados os fuzilamentos dos inimigos da nação, e vestindo orgulhosamente uma camisa com as cores da bandeira nacional, vibrava quando uma bala estourava a cabeça de um intelectual, espalhando os volumosos miolos do infeliz pela grama artificial. Muito melhor que futebol, pensava – era o único momento do dia em que tinha algo parecido com o pensar – e logo, envergonhado por atitude tão subversiva, regressava a casa, e varava a madrugada comentando coisas em redes sociais, exercendo o que era chamada de “violência autorizada”. Pouco antes de dormir, o homem comum agarrava-se ao rosário, e ajoelhando-se, agradecia a Deus por tudo que o Senhor lhe dera. Com um beijo sem sentimento e sem sentir, deseja boa noite a esposa e dorme tranquilamente.

estebandonatoardanuy.blogspot.com

Esteban Donato Ardanuy
Enviado por Esteban Donato Ardanuy em 29/03/2020
Código do texto: T6900882
Classificação de conteúdo: seguro