A oferta do naraghi

- Acho que todo mundo diz que gosta da natureza, até perceber o quão perigosa ela pode ser.

Jeff tinha razão; principalmente quando a natureza em questão era a de outro planeta, como Irghan-V. Por mais que a paisagem ao nosso redor lembrasse vagamente um bosque europeu no outono, as árvores, cobertas por cerdas alaranjadas e coroadas por copas onde despontavam folhas lustrosas e vermelhas, eram venenosas para criaturas oriundas da Terra. Como a atmosfera de Irghan também fosse tóxica, nos deslocávamos através da vegetação em trajes espaciais, armas na mão, atentos a qualquer sinal de perigo. O qual poderia vir da fauna local ou de nossos inimigos, os naraghi.

- Pelo menos, os naraghi estão com a vida tão complicada quanto a nossa - avaliei. - Nem eles nem nós podemos sobreviver aqui sem trajes espaciais.

- O que limita grandemente as nossas perspectivas de sobrevivência à médio prazo - replicou Jeff. - Por isso, pediram uma trégua.

- Ainda acho que foi um erro aceitar - retruquei. - Podem simplesmente estar nos tocaiando para nos matar.

- Os naraghi possuem um código de honra bastante rígido - ponderou Jeff. - Sim, é possível que isso não inclua interações com terrestres, mas pelo que pude depreender da conversa com o oficial deles que sobreviveu à queda, tratava-se de uma possibilidade de que saíssemos juntos dessa selva alaranjada. Juntos, ele frisou bem.

- Nossa nave ficou em piores condições do que as deles na queda, portanto não podem estar pensando em nos obrigar a dar-lhes uma carona - assenti.

- É por isso que não creio que pretendam nos matar... ao menos, não até que tenham obtido de nós o que quer que motivou este pedido de trégua - avaliou Jeff, desviando cuidadosamente de uma touceira de mato avermelhado no meio de uma clareira. Algo sibilou distintamente ali dentro, quando já estávamos à uma certa distância. As árvores começaram a rarear, e finalmente saímos numa vasta savana alaranjada, que ocupava o espaço entre a floresta e uma cadeia negra de montanhas, mais adiante. Quase imediatamente, vislumbramos o cruzador naraghi brilhando à luz do sol central do sistema Irghan, cerca de 200 m à frente; havia uma movimentação de figuras em trajes espaciais prateados ao redor dele. Pararam ao nos ver.

- E agora? - Indaguei, dedo no gatilho do disruptor protônico.

- Calma, abaixe essa arma - comandou Jeff, simultaneamente erguendo a mão direita num gesto de paz.

Um dos naraghi junto ao destróier repetiu o gesto.

- Guardem suas armas - disse-nos o naraghi num humanita com sotaque, pelo rádio do traje. - A integridade de vocês está garantida caso aceitem nossos termos.

Paramos de imediato.

- E se não aceitarmos? - Indagou Jeff.

- Vamos todos morrer aqui, provavelmente - admitiu o naraghi com franqueza desconcertante.

[Continua]

- [11-11-2020]