PIADA DE MARCIANO

A festa estava animada naquela estação espacial, orbitando Vênus. Pesquisadores de toda parte do Sistema Solar, bebendo, ouvindo boa música, festejando. Ninguém poderia precisar exatamente o porquê, mas aquela pergunta de repente se destacou sobre todo o ruído em volta:

- Vocês sabem quantos marcianos são necessários para se trocar uma lâmpada??

Todo mundo olhando para a fonte da pergunta, de forma inexplicável. Mesmo a música, inexplicavelmente, pareceu diminuir neste instante. Seu autor recuou, sem nada entender.

- O que foi, gente?

Um humanoide alto, de pele levemente esverdeada, se aproximou:

- Então você gosta de contar piadas de marcianos, né?

Um grupo de pessoas se coloca em torno dele, tentando evitar alguma situação mais desagradável.

- É só uma piada, cara!!! Calma aí!

O sujeito parece tentar se controlar, com algum esforço evidente para qualquer um.

- Quer dizer que temos um planetista aqui em nossa festa?

- Que é isso, cara!!! Lógico que não! É só uma piadinha inocente! Óbvio que não sou planetista!

O clima pesado, a música interrompida... Aquilo parecia que evoluiria para algum confronto mais drástico...

- Continua!!! Vai, continua!!! Quantos marcianos são necessários para se trocar uma lâmpada?

O europeano engoliu em seco. Nunca imaginou que sua inocente tentativa de se enturmar com uma inocente piadinha de marciano lhe traria problemas!

- Não precisa disso, cara! Foi mal!

- Então, cara!! Quantos marcianos são necessários para se trocar uma lâmpada?

- Err... calma! É só uma piada!

- Diz aí!

Achou melhor continuar, apesar de a esta altura a piada já ter perdido completamente a graça...

- Nenhum, porque os marcianos não usam lâmpadas morando em seus túneis de lava...

O marciano, com seus 2 metros e meio, começou uma gargalhada forçada:

- Ha, ha, ha, ha, ha, ha... Que engraçado!

Três ou quatro pessoas tiveram que detê-lo, impedindo uma agressão gratuita, desnecessária...

- Nossa pele esverdeada também deve lhe parecer engraçada, né? A adaptação necessária de nossos ancestrais, os primeiros colonos precisando se esconder no subsolo marciano para sobreviver, fugir das radiações cósmicas? Vc acha isto engraçado? Acha?? E esta bebida esverdeada que tá todo mundo bebendo aqui? Água de Jabra, né? Vocês sabem que isto é destilado em Marte, não sabem?

- Relaxa cara! - tentou se justificar. - É só uma piadinha de marciano inocente! Todo mundo faz! Não precisa tanto!

- É assim que começa, cara!!! Primeiro uma piadinha, depois nossos direitos, nossa dignidade, nossa humanidade... - e para todos eram claras as lágrimas começando a escorrer dos cantos de seus olhos...

- Foi mal, cara! Foi mal! - o europeano se ajoelha, enfatizando suas desculpas.

O marciano olha em volta. Situação chata!!! Respira fundo... Sim, ele exagerou em sua reação, pegou pesado! Não era motivo para tanto!

- Cara, me exaltei! Me desculpa!

- Ambos erramos! Vamos brindar, e deixar isto pra lá!

A festa continua, depois deste desconforto inicial. O DJ coloca uma space rock opera de fundo, tentando dissolver o clima pesado de minutos atrás. O show tem de continuar!

A festa prossegue por mais algum tempo. Todos dançando, bebendo. Se descontraindo! Até um titaniano recém chegado, facilmente reconhecível por seus olhos cinzentos, geneticamente alterados para captar o infravermelho da lua de saturno, lançar a fatal e incoveniente pergunta:

- Pessoal, vocês conhecem aquela do terráqueo que escorregou em gravidade G na casca de banana?

*FIM*