DESAFIO LITERÁRIO DE INVERNO SCI-FI: Convite (atualizado)

Olá colegas!

Que tal um Desafio Literário específico sobre Ficção Científica?

Creio que os desafios literários são uma boa forma dos escritores e escritoras do Recanto das Letras aprimorarem suas habilidades, criarem interações com seus colegas de site, e no processo se divertirem.

Assim, convido a todos e todas a participarem do nosso 1º Desafio Literário de Inverno em Ficção Científica!

A ideia é criar um ambiente harmonioso de competição saudável e sem brigas, com compartilhamento de conhecimento entre os escritores e escritoras, num apoio mútuo na arte da escrita! (espero que os pleonasmos tenham sido claros!)

Topa?

A seguir as regras, já incorporadas com as dúvidas e sugestões, inclusive a incorporação de mais temas.

(assim essa versão será definitiva, peço que quem já leu, releia)

I) Da Inscrição

Todos poderão participar.

Para tanto, basta enviar o seu conto - um por participante - para desafioinvernofc@gmail.com, com o texto em formato WORD, e no corpo do e-mail informar o link para o seu perfil aqui no Recanto das Letras.

Ao enviar o conto, o participante estará inscrito!

O prazo para envio dos contos é até 31 de agosto de 2021.

II) Das especificações

Um desafio precisa de alguma dificuldade, certo?

O conto deverá ter de 200 até 15.000 caracteres com espaço.

Uma boa chance de se treinar a arte de cortar adjetivos desnecessários!

Lembre-se que economias de palavras, num conto, só traz vantagens.

O conto deverá também seguir um dos seguintes temas baseados nessas frases:

"Como o(a) último(a), eu deveria saber"

"Não olhe para trás, meu leão" .

"E agora Sua Senhoria está rindo"

"Um Catálogo de Tempestades"

"Sangue é outra palavra para fome"

"Dez trechos de uma bibliografia anotada sobre as mulheres canibais da ilha de Ratnabar."

Esses são os títulos, traduzidos, dos contos indicados ao prêmio Hugo de 2020.

A ideia é a cada edição usarmos temas de contos vencedores e indicados de alguma premiação importante do ano anterior. Uma forma de estarmos atualizados! (e eu tinha que tirar um tema de algum lugar)

Sem plágio, por favor.

O tema é totalmente livre desde, que mesmo vagamente, incorpore a ideia das frases, nem que seja uma interpretação absurdas delas.

Só usar o tema, na sua livre e total interpretação do que a frase-tema pode indicar à sua mente criativa. A frase nem precisa ser utilizada literalmente. Acho que a ideia da originalidade de ler uma frase e criar algo com ela é de fato o desafio.

Não é necessário nem conhecer o conto vencedor e indicados do Hugo. Até aconselho a lê-los apenas depois do fim do desafio, para não ser "contaminado(a) ".

O seu conto não precisa ser inédito, mas é interessante que seja.

Isso porque a ideia é que na rodada de comentários o conto seja trabalhado por toda a comunidade de escritores daqui!

Ah, como já dito, um único conto por participante.

III) Da Eliminação

Será elimido o conto e autor(a) que não cumprir os limites de caracteres e tema.

Será eliminado o conto e autor(a) que possuir teor racista, xenefóbico, homofóbico, misógeno e qualquer outra (!!!!) do tipo.

Será elimitado o conto e autor(a) que configurar plágio.

Será eliminado o conto e autor(a) que não participar da rodada de comentários e pontuação (vide próximos tópicos).

O participante poderá solicitar sua saída a qualquer momento.

IV) Da Publicação

Cada conto enviado para o e-mail do desafio (desafioinvernofc@gmail.com) será publicado NESTE PERFIL, de modo anônimo, em ordem aleatória.

Isso ocorrerá exatamente no dia 2º de setembro!!!

Todos participantes receberão, pelo e-mail de inscrição, o aviso da publicação dos contos.

V) Da Competição

Todos deverão ler os contos dos colegas e comentar.

Os comentários precisam ser construtivos, observando enredo, estrutura, ritmo, voz, originalidade, etc.

Entende-se por comentário construtivos aqueles que dialogem com o conto, sugiram melhorias se possível (nada é tão bom que não possa melhorar, nem esse edital), demonstrem que foram de fato lidos.

Tudo de forma humilde e educada!

É regra master que todos participantes comentem todos os contos participantes.

"Devo comentar o meu próprio conto?"

Se assim sua dupla personalidade quiser, sim.

Mas, é interessante que sim, para se manter o anominato!

Os comentários devem ocorrer até o dia 2O de setembro!

IV) Pontuação

Todos participantes irão receber a lista com os contos participantes, que também será publicada nesse perfi.

Todos os autores e autoras deverão dar uma nota de 1 a 5 para os contos, utilizando os seus critérios pessoais.

Essas notas deverão ser enviadas até o dia 20 de setembro para o e-mail desafioinvernofc@gmail.com

O(a) autor(a) que esquecer de comentar ou dar a nota, será infelizmente eliminado(a) .

V) Da Premiação

No dia 22 de setembro será publicada a lista dos contos e os seus autores e autoras, com a classificação APENAS do(a) primeiro(a) , segundo(a) e terceiro(a) colocado(a)s.

Saliento, todos os contos terão a divulgação dos seus autores. Abrem-se as cortinas.

Só isso, sem dinheiro, nem fama, nem vida imortal.

A maior recompensa será comentários construtivos no conto de todos por todos, o que poderá ajudar em sua publicação em revistas e antologias.

Para lisura do concurso, a lista de notas de todos os contos será enviada para quem solicitar.

Se a comunidade se animar, podemos fazer uma "live" com todos os participantes, em uma espécie de confraternização virtual, e os vencedores poderão contar um pouco sobre o seu processo criativo. Mas só se o pessoal animar ;)

VI) Da Publicação em Revistas, Antologias, etc.

Muitas revistas solicitam que contos sejam exclusivos.

Assim, o autor que desejar, poderá solicitar por e-mail que o seu conto seja apagado dos arquivos da competição, a qualquer momento.

O conto não será deletado, mas terá o texto mudado para "em via de publicação na revista TAL"

Assim, quando findado o período de exclusividade, o autor poderá solicitar a reabertura do conto.

VII) Recaptulando

Você envia o seu conto no tema e nos limites de caracteres

Você comenta cada conto dos colegas

Você envio por e-mail uma nota para cada conto dos colegas

Você aguarda o momento da consagração.

VIII) PRONTO, É ISSO. BOA SORTE E DIVERSÃO!!!

Foi dada a largada.

(versão definitiva do edital: 6-8, 22:30)

Desafio Inverno Ficção Científica
Enviado por Desafio Inverno Ficção Científica em 06/08/2021
Reeditado em 06/08/2021
Código do texto: T7315167
Classificação de conteúdo: seguro