A Nova Idade das Trevas

Dave foi me procurar em casa e perguntou se eu não gostaria de participar de um grupo de discussão.

- Francamente? Acho que vou me poupar da confusão - retruquei, já quase fechando a porta na cara dele, que a escorou com o pé.

- Ei! Vão debater a geração de eletricidade novamente - exclamou.

- Pensei que houvessem desistido depois do último fiasco - repliquei, mais calmo. - Seria bom ter eletricidade, para variar...

A tarde chegava ao fim e meu bairro não tinha iluminação pública, além de alguns archotes acesos por voluntários nas esquinas dos principais cruzamentos.

- Mas não espere nada muito avançado - alertou ele. - Sem lâmpadas, já que não temos matéria prima para produzi-las, nem mesmo geradores, já que biocombustível está difícil de arranjar.

- Sem geradores, ou mesmo iluminação pública... do que estamos falando, exatamente? - Questionei, intrigado.

- Computadores; o Conselho esperar colocar alguns equipamentos para funcionar, operados por painéis solares que conseguiram recuperar do Acampamento Provisório. Os computadores podem conter informações que nos permitirão reconstruir um sistema básico de geração de eletricidade.

- Isso deveria ter sido planejado antes da fundação da Colônia - ponderei.

Dave abriu as mãos.

- Tinham pressa de mandar gente para cá, não é? Tudo muito rápido e com um mínimo de pesquisa prévia... agora, temos que improvisar.

O sol estava se pondo e pondo fim a mais um dia de 18 h. Vista dali, aquela estrela lembrava o velho Sol da Terra, apenas maior, pela proximidade, e nitidamente mais alaranjada. E também, como infelizmente tínhamos descoberto alguns anos antes, muito mais ativa no quesito tempestades solares: praticamente todos os nossos eletrônicos haviam sido fritos durante uma delas.

- A falta que faz uma boa biblioteca de livros em papel... - suspirei.

Dave encolheu os ombros.

- Já estavam obsoletos muito antes que essa missão houvesse sido planejada; não seriam de nenhuma utilidade aqui.

- Conhecimento antigo seria bem-vindo agora - repliquei. - Ao menos, estaríamos tendo esse grupo de discussão via computador, não na praça central da Colônia...

Dave sorriu.

- Como alguém que está lamentando a ausência de livros, pode ser contra uma ágora, nos moldes da Grécia Clássica?

- Digamos que expor minha opinião pelo computador é fisicamente menos perigoso do que confrontar alguns dos nossos concidadãos presencialmente - argumentei. - Até porque, alguns deles parecem ter nascido para viver na Idade das Trevas...

Como se fosse combinado, o sol desapareceu sob o horizonte e o crepúsculo caiu sobre a Colônia.

- [06-11-2021]