O homem à prova de balas

O HOMEM À PROVA DE BALAS

Miguel Carqueija

 

Eles são o Exército das Sombras. Sombras que a luminária de chamas faz dançarem pelas paredes carcomidas, enquanto Ralph Olegário fixa o olhar no homem careca que caminha de um lado para o outro enquanto fala:

— Chamei todos vocês porque estamos com um problema novo e perigoso. Uma ameaça insólita que pesa sobre toda a base brasileira. Reunimos alguns informes e sabemos que o nosso inimigo está infiltrado entre nós e fazendo das suas.

“Entretanto o que preocupa o Comando é a presença de um indivíduo muito estranho, que recebeu a missão de destruir a nossa base, acabando com a presença brasileira na Lua.”

— Perdão, Master, mas como poderia alguém destruir a nossa base? Seria como destruir Nova Iorque, Bombaim, Sidney...

— Vamos por partes. O agente do Império Pacífico chama-se, oficiosamente, Augustino Esposito. É um homem de vasto currículo no terrorismo, com grande conhecimento sobre bombas caseiras, venenos, armadilhas e emboscadas. Há cerca de três anos, conforme o relatório secreto que recebi, Esposito foi submetido a uma estranha experiência no laboratório do Dr. Puig, aquele da sinistra fama.

— O Mengele moderno — completou Isabel.

— Esse mesmo. O que está escrito nesse relatório é mesmo isso: um tratamento especial foi dado à pele desse homem. Ela permaneceu flexível mas ganhou uma resistência especial. Esposito, por mais incrível que isso possa parecer, é um homem invulnerável, à prova de balas.

Olegário fez um gesto de incredulidade. O Master percebeu:

— Alguma dúvida, Ralph?

— Isso me faz lembrar o Super-Homem...

— Ele não é o Super-Homem, bem entendido. Não voa, não tem super-força nem visão raio-X, não é imune a venenos ou a lesões internas, e nem a um tiro de canhão. Não sabemos se aguenta laser ou bala calibre 45. Mas um revólver comum não o fere.

— Isso está provado?

— Um agente duplo, mas nosso, assistiu a uma demonstração e ele próprio atirou em Esposito, que só ficou ligeiramente arranhado.

— Mas mesmo assim... como poderia ele destruir a base?

— Esposito, já se sabe, não é um homem normal. Ele tem outras habilidades: é perito em bombas, como eu disse. É perito no manejo de armas. Tem uma equipe com ele, de indivíduos fanatizados e implacáveis. Além disso a base tem suas fragilidades. Se a cúpula for destruída a base estará destruída.

Olegário não faz muito caso de tais observações. Para ele é impossível que existam super-vilões. As reuniões não lhe agradam muito. O Comando é de um formalismo irritante. O único detalhe informal da reunião está nos pés de Isabel, que estão desnudos. A seu lado, tendo notado isso, Olegário pensa na facilidade psicológica que as mulheres têm para tirar os sapatos e lamenta não ter coragem de fazer o mesmo.

Sua atenção retorna ao Master, que prossegue uma explicação enfadonhamente técnica:

“... as fibras de vidro plástico foram forjadas em temperaturas baixíssimas, muito próximas do zero absoluto, e possuem seis camadas concêntricas engastadas em bases circulares de cerâmica supercondutora, profundamente enterradas na superfície do satélite. O sistema de segurança, altamente informatizado, e que custou o equivalente a 25 bilhões de dólares...”

Olegário boceja. E já está com vontade de mandar o Master para aquele lugar.

E aí o Master se volta para ele:

— E você,Ralph, está encarregado de pegar esse sujeito.

— EEEU?!...

 

..................................

 

— Sempre eu?

Dirigindo o panquecóptero, Isabel tenta consolá-lo:

— Vamos, meu bem. Isso quer dizer que o Master tem você em grande conta.

— Mas eu não sou à prova de balas!

— Ninguém é. E alguém teria que pegar a missão.

— Mas logo eu?

— Nós.

— Acho que deviam simplesmente chamar a polícia.

— Muito engraçado. Às vezes eu me pergunto para que você entrou no Serviço Secreto.

— Foi o único meio de me livrar dos cobradores. O Governo pagou as minhas dívidas e eu me coloquei à disposição para o que precisarem.

— Bem, no meu caso não foi bem assim...

Isabel estacionou numa vaga do Parque Robótico. Os dois saltaram e Ralph observou distraidamente os robozinhos que circulavam aqui e ali, pelos caminhos dos jardins, alguns brincando com as crianças ou posando para retratos. Isabel porém enganchou o braço esquerdo no seu direito:

— Esqueça a paisagem. Temos um dever a cumprir!

— O que você acabou de falar foi um completo lugar-comum, um clichê. Se nós fôssemos personagens de algum conto...

— Não estou interessada. Vamos, Ralph!

Caminharam por uma alameda de palmeiras, onde se divertiam robôs, crianças e cachorros, e dirigiram-se para o restaurante. A investigação preliminar indicava o local como ponto de reunião dos conspiradores. Todavia, em tais casos os agentes inimigos não repetiam de lugar, ou não se esperava que o fizessem. Isso o Master lhe dissera mas Olegário, cioso de seus direitos sobre os seus próprios métodos, insistira em investigar no local.

Seu relatório diário não ficaria vazio no primeiro dia e além disso ele estava com fome.

Isabel, sentada à sua frente, troçou:

— Aposto que você está pronto a repetir o velho ditado “o criminoso sempre volta ao local do crime”. Só que aqui não houve crime nenhum.

— Schiu! Aí vem a garçonete!

A garota, louríssima e donairosa, sorriu para Olegário ao entregar o cardápio. Este, examinando o seu, fitou repetidas vezes a garota:

— Tem tanta coisa aqui no cardápio...

— Se tem, senhor. Já escolheu o seu prato?

— Bem, você tem alguma sugestão?

Uma dor súbita e Olegário corrigiu:

— Pode deixar! Eu quero uma canela de carneiro...

— Uma o que?

— Não, canela não. Ui... quero dizer, um assado de perna de carneiro, com tudo o que tenho direito.

Isabel acrescentou:

— E para mim um “strogonoff” com lasanha. Bote suco de uvas para nós dois!

— Está bem, está bem.

Depois que a mocinha se afastou, Ralph protestou:

— Por que você me deu um chute na canela?

— Ainda pergunta?

— Parece-me que você está de mau humor...

— Não, é impressão sua. Eu fico felicíssima quando você paquera uma sirigaita na minha frente...

— Eu fiz isso? Quando?

Isabel ia responder quando, por sorte de Olegário, um gato assustado pulou em seu colo, depois para a mesa, depois para o ombro de Isabel, que deu um grito e jogou o bichano longe; então um waimaraner bem tratado pulou sobre os joelhos de Olegário, ganhando impulso para saltar sobre a mesa, na perseguição ao felino, levando em seguida Isabel de roldão, com cadeira e tudo.

Irrompeu o pânico. Diante dos destroços da mesa, o agente percebeu que os brucutus da segurança já vinham na sua direção, com a evidente intenção de espancá-lo. Levaria tempo para explicar que ele não tinha feito nada e que nem era dono dos bichos que continuavam derrubando coisas e pessoas pelo salão.

Ralph levantou-se e mostrou depressa o seu distintivo.

— Esperem! Eu sou um agente! Sou intocável!

No momento seguinte o “intocável” levou um murro no nariz, foi jogado ao chão e pisoteado, enquanto Isabel, menos crente em distintivos, se defendia a cadeiradas. Olegário espumava de raiva quando resolveu sacar a arma de fulguração e impacto e disparou à queima-roupa. Os agressores foram caindo como pedras até que o último, um muro de homem, ficou parado, estático, espantadíssimo diante da fulguração elétrica que lhe bateu no peito e queimou sua roupa, mas só isso.

É proibido portar armas nas bases lunares. Nunca se espera encontrar alguém que as tenha, por isso os espancadores de restaurantes contam com a impunidade, pelo menos enquanto não chega a polícia. Então o estranho leão de chácara chuta o pulso de Olegário, que só tem tempo de recuar e puxar a velha arma de balas. Será possível que esse pessoal não saiba o que é um emblema do Comando? Sem saber que tipo de proteção o grandalhão tem no peito, Ralph alveja o ombro esquerdo. Em vão. A bala ricocheteia.

— Augustino Esposito!

O grito de Olegário faz imobilizar o punho do oponente, em pleno ar. O terrorista se volta para fugir.

Isabel agarra seu pulso direito e num espetacular golpe de jiu-jitsu atira o corpanzil a vários metros de distância.

Esposito podia ser à prova de balas, mas não de pancadas fortes na cabeça: perde os sentidos ao bater com ela numa coluna.

 

............................

 

O MASTER — Sinceramente, não esperava que vocês pegassem o nosso homem tão depressa.

Ralph Olegário, com esparadrapos no rosto e moído de pancada, não está suficientemente consolado.

— E os cúmplices dele?

— Já pegamos vários deles. Mas espionagem e contra-espionagem são coisas que nunca têm fim. O importante é que pegamos esse. Ele nos revelará seu segredo e um dia todos nós seremos à prova de balas.

— Oh, meu complexo de Frankenstein — geme Olegário, de cabeça baixa.

— Como disse?

— Nada de importante, Master — explicou Isabel. — Sabe como é... ele apanhou muito e ainda está meio perturbado.

— Bem, de qualquer forma eu providenciarei para que vocês sejam condecorados...

Ralph arriscou uma pergunta:

— Isso é muito bom, Chefe, mas nós não podemos ser gratificados?

— Bem, sabe como é... não é que vocês não mereçam... mas as verbas andam tão curtas...

—Está tudo bem, Master. Nós ficamos satisfeitíssimos com as condecorações — atalhou Isabel.

Do lado de fora ela dirá ao Ralph: — Não se preocupe com a gratificação, que seria mixuruca. Essas condecorações valem uma nota no ourives.

Ralph, apesar de tudo, sente-se orgulhoso com o sucesso rápido. Então, ao entrar em casa, sofre nova surpresa: um gato passa correndo para o quintal e um cachorro enorme, desistindo de persegui-lo, voa na canela do agente.

— Ei! Ai! Que bicho é esse?

— Fora, Adamastor! Não morde o Ralph! — grita Isabel, irritada. Adamastor resolve continuar a caça ao gato.

— Que fazem esses monstrinhos aqui?

— Ora, querido, eu os adotei! Ou já esqueceu que é graças a eles que resolvemos o caso? Vamos, venha por um curativo nessa perna!

— Homessa... quando eu estiver com o Master, vou lhe dizer para nos tornar à prova de balas e de dentadas. Oh, como é dura a vida de um agente secreto!

 

Rio de Janeiro, 18 de setembro a 1º de dezembro de 1990.

 

imagem pinterest

Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 25/12/2021
Código do texto: T7414524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.